Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Venda apartamento em Nov. 2020 e compra de 2ª habitação em 2019

Recommended Posts

Maria Joao Silva

Não sei como declarar esta situação no IRS, nem sei tão pouco o que vai ser tributado de mais valias, nem o que posso considerar como “abatimentos” de mais valias, pois "cada cabeça, sua sentença"

Em Janeiro de 1998, comprei um apartamento no valor de 52.000,00€.

Em Setembro de 2019, comprei uma casa no valor de 67.500,00€, considerada como segunda habitação. Fiz um empréstimo habitação de 48.000,00€ e usei 19.500,00€ de capital próprio.

A ideia sempre foi vender o apartamento para tornar esta casa como HPP e ter dinheiro para fazer obras de recuperação.

Mesmo sendo segunda habitação gastei 5 196,75 € em obras.

Em Novembro de 2020, vendemos o apartamento por 107.000,00€. Pagámos à imobiliária 6.580,50€ de comissões. O certificado energético ficou por 140€. Não sei quanto paguei de escritura, pois, na altura, o valor foi descontado pelo banco e não tenho comprovativos de nada. Liquidei o valor em débito da hipoteca no valor de 26.477,60€.

A casa passou a ser HPP. Ainda em Dezembro de 2020 gastei na casa 3.037,61€ em obras. Agora, em 2021, ainda tenho mais 3 tranches de empreitada de obra que vão rondar mais 20.000,00€.

As minhas dúvidas:

Tenho que declarar na declaração de IRS de 2020 a venda do apartamento?

A compra da casa em Setembro de 2019 pode ser considerada como investimento (antecipado)? Neste caso, só seria os 19.500€, certo?

As obras que fiz na casa (ainda como segunda habitação) podem ser consideradas?

As obras que paguei em Dezembro 2020, já com a casa como HPP, podem ser consideradas investimento?

E as parcelas restantes que vou pagar em 2021 (cerca de 20.000€) posso considerar como investimento? Se sim, como?

Tenho recebido informações contraditórias, mesmo de contabilistas. Já não percebo nada. Receio que, por desconhecimento, faças as coisas mal e fique prejudicada.

Agradeço muito a ajuda