Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Leaderboard

    1. D@vid

      D@vid

      Utilizador


      • Points

        43

      • Content Count

        8,953


    2. Mouro Emprestado

      Mouro Emprestado

      Utilizador


      • Points

        28

      • Content Count

        1,134


    3. 5coroas

      5coroas

      Utilizador


      • Points

        24

      • Content Count

        2,147


    4. Patanisca

      Patanisca

      Utilizador


      • Points

        23

      • Content Count

        1,321



    Popular Content

    Showing content with the highest reputation since 06/15/2020 in all areas

    1. 9 points
      Em resposta ao dilema do @superman, eu até citava um post que coloquei há uns anos neste tópico (ou no do P2P) sobre como faço com o pé de meia dos miudos. Mas como não consegui encontrar, vou reescrever. No nosso caso o dinheiro dos miudos é dinheiro do agregado, entra para o bolo e vai junto para o portfolio de investimentos do agregado, e sujeita-se à minha política de investimento. Não faço distinção entre a origem do dinheiro. Entra dinheiro em casa, é do agregado. Agora, mantenho é o tracking dos recebimentos de cada um dos pupilos, um com 6 e outra com 1. Aos 18 anos ou quando for oportuno dar-lhes a posse desses dinheiro, farei o cálculo da rendibilidade média do portfolio do agregado e adiciono as mais-valias, isentas de imposto, que eu sou um pai fixe. Agora, isto é a minha baseline, não quer dizer que não chegue a essa altura e a sua "child-performance-review" dos seus últimos 18 anos seja insuficiente, tipo entrarem num curso de letras ou o caraças, ou gostarem de futebol, aí faço-lhes retenção de taxa liberatória! Pelo contrário, se tiverem tido uma performance-review positiva, e caso a vida corra de feição, podem ainda levar mais uns gratificados isentos de obrigações para com o progenitor.
    2. 9 points
      Peço desculpa por meter aqui um bocado de agua na panela. Mas muitos dos vossos comentários parecem saídos da CNBC Não sei se já fiz aqui este comentário anteriomente. Apesar de o mercado ser influênciado por taxas de desemprego, e reports de sazonalidade, comentários do Trump, etc... acho que muita gente pensa que essa relação causa efeito é maior do que a realidade implica. Ou seja, num momento em que 50% do mercado é controlado por fundos de investimento passsivo (https://www.cnbc.com/2019/03/19/passive-investing-now-controls-nearly-half-the-us-stock-market.html), e que os outros 50% muitos estão nas mãos de investidores de longo prazo e bilionários, achar que a volatidade do dia está diretamente relacionada com o que a Fed disse, ou com o que o Trump comentou, é um bocado wishfull thinking. Se o mercado fosse isso já eramos todos ricos, porque trading de curto prazo era fácil. É impossivel prever o que vão fazer, vender ou comprar, milhões de investidores em todo o mundo. O mercado americano não é dominado por players americanos que andam a ver as noticias americanas. Todos os investidores do mundo vendem e compram no mercado americano. E as empresas que estão nos indexes americanos são empresas de todo o mundo. Basta um bilionário querer vender tudo o que tem para comprar um novo prédio em moscovo para aparentar existir um sell out em meia duzia de acções... e isto em nada está relaccionado com as noticias do dia. Eu não vou vender o meu portfolio por causa de meia duzia de noticias sobre o covid ou sobre o mercado de emprego. Da mesma forma que quem tem o dinheiro investido para a reforma também não o vai fazer. Penso que deviam, se querem fazer stock picking, ou prever o momento do ciclo em que nos encontramos, focar nos fundamentais. Se querem fazer market timing picking... diria para não o fazerem porque ninguem percebe nada disso. CNBC é pura perda de tempo. É fixe para quem gosta de falar de negócios, mas de resto aquilo o vento sopra para qualquer lado e a malta está sempre a fazer figura de parvo. Ninguem consegue capturar todas as variáveis do mercado, porque milhões de pessoas não podem ser analisadas (nem as suas decisões) numa formula matemática ou numa média movel. Apenas a minha opinião como sempre.
    3. 8 points
      Faz-me ainda confusão esta curiosidade por mutual funds em certas plataformas quando em Portugal existe um Best com 60 gestoras, 3000 fundos e 99% deles sem comissões de subs/resgate....ah e o banco não tem comissões de gestão...e ainda há o BiG, Invest, Activo...🙄
    4. 7 points
    5. 6 points
      Então mas se queres fazer trend trading, a trend já está definida, só tens que a surfar. Não percebo a tua ideia... Acho que anda aí muita confusão nessa cabeça. E também um bocado de ansiedade. Não faço ideia do teu perfil de investidor mas gana não te parece faltar! Ás vezes é preciso ter paciência, se procuras mais emoções porque não exploras Bitcoin? É sólido q.b. atualmente e respeita muito a técnica e não se baseia praticamente nada em fundamentais. Aí sim é fácil perceber movimentos, basta traçar uma fibonacci, meter umas linhas e desenhar uns canais, cruzar umas Moving Averages, enfiar um RSI e uma MACD e só não fazes dinheiro se não quiseres. Estou a levar a coisa para o humor, claro, se bem que sobre a bitcoin não é de todo disparatado, pelo que tenho observado nos últimos anos. Dinheiro fácil e rápido só com amigos nas geringonças Ou então cria um esquema em pirâmide. Inventa umas pantufas que tirem as varizes em 2 dias ou qualquer coisa do género. Depois enganas uns velhos e metes a passar anúncios na RTP à tarde.
    6. 6 points
      Coronavirus: Metro Bank in talks to buy peer-to-peer lender Ratesetter Metro Bank is in exclusive talks to buy one of the UK’s biggest peer-to-peer lenders, Sky News learns. Tem existido nas últimas semanas grande movimentação por parte de grupos financeiros na aquisição de P2P. A Viventor foi adquirida por uma financeira holandesa Atlantis Financier para colocar os seus empréstimos à disposição dos investidores e a Metro Bank pretende fazer o mesmo. Basicamente é o sistema utilizado pela NeoFinace e Omaraha (Finzo). A plataforma Omaraha propriedade de um banqueiro de um pequeno Banco Holm, tem empréstimos garantidos e não garantidos. Os empréstimos garantidos tem taxas de 6% e 8% e os não garantidos entre 10% a 30%. A Neo Finace tem emprestimos não garantidos, embora ultimamente tenha introduzido empréstimos de categoria A+, empréstimos que eles consideram com uma probabilidade muito baixa de insucesso. Os emprestimos variam entre 6% (A+ e A) a 25% (C-problematicos). As duas plataformas oferecem a recompra dos empréstimos não pagos mas com perdas de capital (50% a 30%). Na Omaraha o sistema é automático. A Neo Finance realiza todos os anos testes de stress e tem licença europeia. O Banco Holm, Omaraha, tem uma licença europeia de banco digital dada pelo BCE e por isso a cumprir algumas exigências. A aquisição das P2P por parte de certos grupos financeiros trará alguma transparência e fiscalização, embora a regulação ainda deve vir longe. Todos os depósitos e levantamentos que realizei durante este período, para testar, foram rápidos e sem problemas. Isto não é nenhuma recomendação de investir é somente informação que partilho.
    7. 5 points
      Urso? Touro ou. .🐿️ Achei piada à imagem.
    8. 4 points
      Bem passei 2 meses afastado disto... Não vendi nada, fiz algumas compras automáticas, mas decidi largar temporariamente as notícias directamente relacionadas com os mercados e afins. Recomendo a todos experimentarem Estive bem e dormi melhor. E hoje estou em máximos históricos do meu património. Com alguma ajuda da Tesla, admito... De qualquer das maneiras, muito sofrimento e muita vontade de vender coisas e para quê? Realmente andar à espera do melhor dia para comprar (ou vender) é inútil. Se estamos a longo prazo, é deixar correr. A partir de agora não há cá esperas por dias melhores ou piores. O dia de reforço está definido e vai ser automático. Quanto a bolhas, estoirem todas, daqui a 30 anos fazemos contas (Só é preciso é não morrer entretanto 😁) Já que falaram em postas de pescada, aproveito o regresso para mandar a minha também: Muita coisa se poderá dizer sobre o Trump mas o Joe Biden parece-me um candidato ainda pior do que a Hillary Clinton... Parece-me fraco, impreparado, com o carisma de uma formiga, pouco claro nas suas propostas e ideias e muito pouco corajoso (coisa que faz muita falta nesta nova América de politicamente correcto, política de identidades, marxismo cultural, teoria crítica ou o nome que lhe quiserem dar mas que está a acontecer está). Não tenho particular simpatia pelo Trump, apesar de não ser o monstro que a nossa comunicação social (e a deles) nos faz pensar que é, mas entre os dois... não auguro coisa boa nem em termos políticos nem em termos financeiros.
    9. 4 points
      Expectativa: "Os mercados estão loucos sempre a subir, estão carissimos, vão rebentar, vem aí uma bolha, são máximos atrás de máximos, dinheiro a ser imprimido que nem doidos"... Realidade: 👇
    10. 4 points
      Eu voto em batatas. "Top Batatas de Investimento".
    11. 4 points
      Porque sao app based que é o que a malta gosta. Apps muita giras e funcionais mas por detrás é uma corretora como tantas outras (e as vezes pior)
    12. 4 points
      Parece ser um excelente negócio para o Benfica e para as entidades financeiras envolvidas.
    13. 4 points
      Eu sou um bocado contra este tipo de ideias. É por muitos pensarem assim que não passamos disto. Se todos formos cumpridores e tivermos um bom mindset relativamente às finanças e descontos como os nórdicos por exemplo talvez não houvesse tanta corrupção e fuga ao fisco. É um facto que o governo e a assembleia passam um péssimo exemplo, mas cabe-nos a nós não nos guiarmos pelos maus exemplos.
    14. 4 points
      O ideal é sermos nós próprios a fazer os testes se gera ou não gera cashback. Nunca é boa ideia ligar para o apoio ao cliente a perguntar se determinado movimento gera cashback até porque a maioria dos movimentos que falamos aqui são "compras fictícias". Quanto menos questionarmos e reclamarmos melhor para nós...
    15. 3 points
      Com essa idade já deveria saber o que anda a fazer no mundo dos investimentos... 😂😂
    16. 3 points
      Depois de uma bela ripada hoje, nada melhor do que umas estórias para animar a malta. Acabadinhas de chegar na newsletter diária da Bloomberg. Não resisti a partilhar: O motivo porque a Telsa está aonde está? Simples, o povão adora a Tesla. Bubble dot.com style?? A típica estratégia do chico esperto investidor: "Vou comprar a ação porque está muito barata e quando recuperar, vou ganhar uma pipa de massa":
    17. 3 points
      Notícias interessantes acerca da Sebo (grupo Finko) e da Mogo. A Mogo vai comprar a Sebo e segundo o que o grupo Finko diz, vai usar o dinheiro dessa venda para pagar os pendings da Varks (grupo Finko também). Acredito quando vir. Se tal não acontecer, então ficamos com 100% de certeza que "garantias de grupo" valem menos que zero.
    18. 3 points
      Lembrei-me de passar por aqui e fazer a actualização.. Depois de 130 prestações (crédito contratado em 2009) a poupança vai em 1022 euros.
    19. 3 points
      "O bom desempenho evidenciado pelo mercado acionista, mesmo em tempos de pandemia, pode ser atribuído a multiplos fatores. Acima de tudo, o nível sem precedentes de estímulos monetários e fiscais têm sido suficientes para superar os fracos fundamentais associados a muitas empresas. Mas uma explicação, ainda mais simples, incide no desempenho de apenas seis ações, as FAAANM (Facebook, Amazon, Apple, Alphabet, Netflix e Microsoft) que representam quase metade da diferença de retorno de janeiro de 2015 a maio de 2020, bem como desde o inicio do ano até maio de 2020". Fonte: Allianz ( retirado do Best Zoom )
    20. 3 points
      Dois excelentes artigos sobre bonds para quem quiser ler: ➤ Redefining Fixed Income ➤ No Longer Superheroes? Twilight of the Bonds E o meu artigo mais recente: ➤ Estará o S&P 500 a ser dominada por 5 cotadas?
    21. 3 points
      É por isso que os gold-bugs defendem a posse de ouro físico ehehehehe. Para todos os efeitos o comentário é demasiado catastrofista. O ouro serve como activo não correlacionado com o mercado financeiro. No dia em que o actual sistema capitalista estoirar (mas estoirar a sério), não é a porcaria de um ETF que nos salva. Ou uma barra de ouro. Ou moeda fiduciária. Por isso construam o vosso bunker e comprem muitos enlatados, muitas armas e muita, muita munição. Só naquela...
    22. 3 points
      De qualquer modo, cancela-o pois estas campanhas da wizink estão sempre a aparecer.
    23. 2 points
      A minha mulher já. Mas antes tens que telefonar para a cofidis a dar os dados dos teus familiares para eles adicionarem à tua apólice. Para usar é só chegares ao consultório, dizeres que tens seguro na RNA seguros e dar o número de contribuinte. Vais sempre apanhar algum chato que te pede o cartão do seguro, que não existe para nós, nesta situação, mas explicas que é através da cofidis e para eles introduzirem o contribuinte no sistema da RNA. O desconto não é tão bom como noutros seguros, mas visto que é de borla, não podemos ser esquisitos.
    24. 2 points
      Mas queres mesmo fazer isso em fundos de investimento (mutual ) ? para quê? eu tenho o BlackRock World Healthscience há imenso tempo por exemplo, tem uma média de 15% ao ano nos últimos 10 anos!! não andas confuso com o tópico? 🤪
    25. 2 points
      E isso já não está incluído no preço das acções das empresas, supondo que o mercado será mais ou menos eficiente? O que é que tu sabes que o mercado não sabe?
    26. 2 points
      Basta consultar o preçário e procurar "gasolineira". A indicação é que é isento. Affinity, Cetelem (com opção Multibanco), Unibanco Atitude, Unibanco Life e WiZink também não pagam.
    27. 2 points
      Quando as acções lateralizam?!
    28. 2 points
      O reinado de interferência do FED tem acompanhado presidentes democratas (Obama) e republicanos (Bush Jr e Trump Jr). Posto isto, o que é que o Joe Biden vai fazer para meter a economia à esquerda? Até o Sanders é economicamente mais liberal que a nossa "direita", que gosta é de compadrios e de colectivizações...
    29. 2 points
      Ok. Agora sim. Acreditas. É uma opinião. Não é factual. Se fores falar com 1000 gestores de 1000 fundos diferentes eles vãote dizer que acreditam noutras coisas ou nessa, e em diferentes proporções. E nenhum está certo, porque acreditar que um unico evento isolado consegue mexer um mercado que vale o PIB de vários anos de muitos paises, podemos todos concordar que é uma simplificação grosseira da realidade. Eu não estou a dizer que fundalmentalmente o mercado não baixou por causa do COVID. Claro que baixou. Porque o COVID fez alterar o valor fundalmental das empresas porque afetou a expectativa de retornos futuros. Mas os casos maximos de COVID nos USA, naquele dia x e y, não podem ser associados a uma baixa do mercado. Porque são uma simplificação grosseira de todos os movimentos que aconteceram nesse dia, percebes o que estou a dizer? É um passeio aleatório. Eu estou na sanita nesse dia e decido vender, tu estás chateado com a mulher e decides vender, o xico manel vendeu a empresa dele e decide comprar, etc.. muitos movimentos no mercado resultam do COVID e do panico? Claro. podem ser associados ao movimento x ou y. Não podem... e se ficarem a vida toda a tentar explicar esses movimentos de random walk diário vão dar em malucos e perder o vosso tempo. Mas isto sou eu que não pesco nada disto. Just my 2 cents.
    30. 2 points
      Agora que tinha o dedo em cima do short, fiquei sem electricidade e não consegui executar o trade. Vá lá não ganhei mais umas perdas. 😂
    31. 2 points
      Com jeito ainda dá para desenhar aí um morcego 🦇
    32. 2 points
      Já te mandaram ler este tópico. Muito mais valioso do que ver porno-financeiro no Youtube E se é para perder tempo no Youtube, procura pelos vídeos do Milton Friedman, porque o país precisa de mais liberais e libertários para ver se excomungamos os colectivistas do país.
    33. 2 points
      Novidade na DeGiro, no que respeita à guarda de montantes em conta/não utilizado. Deixo-vos a a cópia do que recebi no email: ------------- Gostaríamos de informá-lo acerca de uma alteração importante relativamente à sua conta DEGIRO. Como empresa de investimento, a DEGIRO não pode deter o dinheiro dos seus clientes. Portanto, atualmente fazemos uso dos Fundos do Mercado Monetário (FMM) como uma solução para que possa investir o seu dinheiro não utilizado e como uma forma de garantir que o mesmo se encontra suficientemente protegido. Temos o prazer de informar que em breve substituiremos os FMM por uma conta bancária da flatex Bank. Tal alteração significa que podemos responder à pergunta frequente "O meu dinheiro não utilizado na DEGIRO enquadra-se no Esquema de Garantia de Depósito de € 100.000?", com um '' sim ''. Dentro de algumas semanas, começaremos a migração dos nossos clientes para esta nova solução. Iremos informá-lo no devido tempo para garantir que esteja ciente de todas as condições, alterações e ações requeridas. No entanto, com este e-mail, gostaríamos de comunicar resumidamente o que pode esperar e atualizá-lo sobre alterações relacionadas ao Contrato de Cliente. O seu dinheiro será mantido num banco Embora a DEGIRO não seja um banco, tal não significa que não podemos criar uma parceria com um. Na flatex Bank, um banco alemão regulamentado, encontramos a parceria perfeita. A flatex Bank possui € 14 biliões em ativos sob a sua administração. O seu dinheiro será mantido numa Conta dinheiro pessoal segregada com o seu próprio IBAN, garantido até € 100.000. O seu novo IBAN será conectado diretamente à sua conta DEGIRO existente. Tudo o que precisa de fazer é preencher o formulário on-line que será disponibilizado na plataforma quando efetuar login na sua conta DEGIRO. O processo não levará mais do que alguns minutos. Depois de concluir o preenchimento do formulário, irá receber o seu IBAN exclusivo e instruções adicionais sobre como os depósitos irão funcionar no futuro. Observe que a nossa política de compensação relativa a retornos negativos permanece inalterada. As contas bancárias da flatex Bank não irão ter retornos positivos. Alterações no Contrato de Cliente Assim que criar a sua Conta dinheiro e receber um IBAN, iremos comunicá-lo por e-mail. Iremos também informar relativamente a esta alteração e as ações requeridas. Atenciosamente, DEGIRO
    34. 2 points
      Pois, é diferente! Mas sim é verdade o que ele diz (os conceitos gerais). E como já falaram aqui, está na mesma linha do que outros autores falam também. A diferença é a maneira mais “publicidada” com que o Tony Robbins coloca a coisa. Se quiseres lê o livro do Peter Lynch “One up on wall street” que expõe o mesmo, mas muitos anos antes (e também num contexto diferente). Penso que irás perceber que a ideia não é nova e (ao que parece) bastante partilhada pelos “craques”!
    35. 2 points
      Ouro é ouro. Desde que não tenha hedge cambial, é a mesma coisa estar em francos suiços, euros, libras esterlinas, dólares ou ienes (tudo moedas fortes facilmente convertíveis). Os ETFs de ouro têm de assumir a estrutura legal de ETC por instruções europeias. A Suiça, como não faz parte da UE, pode usar a "denominação" de ETF. Mas... se rosna como um pato, deixa penas como um pato, voa como um pato, sabe a pato quando cozinhado com arroz, seguramente será um pato, mesmo que lhe chamemos de porco. Se é que eu me faço entender.
    36. 2 points
      Tens este: CH0106027193
    37. 2 points
      @D@vid Uma pessoa hiberna uns meses fora do fórum, e quando volta tem surpresas. O fórum também já fala de mutual funds? Pensava que os mutual funds só podem ser vendidos dentro dos EUA. Mutual funds são uma estrutura legal para fundos de investimento nos EUA, nos EUA há outras estruturas legais para outros tipos de fundos de investimento, REIT, CEF, MLP, Trusts. Como na Europa, há os SICAV, SICAF, OEIC, ICVC, Unit Trusts, FCP, Investment Trusts, etc. Deixa me adivinhar é para distinguir os fundos de investimento dos ETFs? (se for isso, era mais directo, colocar: Fundos de investimento excepto ETFs, haverá pessoas que não sabem o que são mutual funds. )
    38. 2 points
      E as obrigações dão essa garantia?!? Talvez se acreditasse nisso quando essa lei foi feita, mas presentemente acaba por não fazer sentido; de qualquer forma, mais uma vez o Estado a meter o martelo e a foice em seara alheia.
    39. 2 points
      Sim, de facto os casinos ganham milhões.
    40. 2 points
      stocks are the new crypto-hype. Get Rich Fast in 5 steps - Don't forget to subscribe and click the notification bell Robinhood, home of the new generation of "investors" https://edition.cnn.com/2020/06/19/business/robinhood-suicide-alex-kearns/index.html
    41. 2 points
      Tomei uma decisão.......decisão essa que pode ser questionável.....mas sou alguém de convicções.... Como tal decidi, fechar todas as minhas posições.......onde fui desde ganhos na ordem dos milhares......como perdas na ordem das centenas (com quase 90% de perda)......sim eu sei.....sempre disse que não iria vender a perder, mas achei que seria o momento certo para fazer um "reset" ao meu portfólio. Achei que seria uma boa altura para "deixar" a minha carteira que me foi acompanhando desde 2018 (com algumas compras e vendas pelo meio). No fim o que conta, é que a contabilidade geral tive um bom saldo positivo na ordem dos 32% de ganhos. Neste momento, e ao contrário do que fiz nos primórdios dos meus investimentos, onde fechei as posições que tinha e simplesmente deixei de seguir o mercado, desta vez, vou continuar a ser um espectador atento, como se ainda tivesse posições abertas. Isto porque vou esperar pela próxima "valente" queda dos mercados, para entrar em força num certo grupo de ações de empresas, onde realmente vale a pena investir, e não cometer o erro de diversificar tanto ao ponto de me andar a arrastar por um portfólio de quase 50 empresas. Desde 2018, aprendi com os meus erros......e consegui rectificar uma boa parte deles.....aprendi a entender um pouco melhor economia e mercado bolsista. Cumps a todos e bons investimentos.
    42. 2 points
      A Morningstar anda meio bêbeda nas rentabilidades a 3 meses de alguns fundos, só vi o Jupiter European Growth e o Oddo Avenir...🙄 Esqueçam...sou eu que estou bêbado, vi números que nem eu estava à espera 🤣, subidas de mais de 40% em 3 meses 🔝🔝
    43. 2 points
      O Universo dá cashback em qualquer compra, mesmo na rede sonae. Pelo que li o crypto dá 2% de cashback em tudo, oferece o spotify até 12 dollars e já tenho um a caminho E já descubri a taxa que me aplicaram, tem a ver com a localização :
    44. 2 points
      O ativo em si não gera riqueza. Se comprares 1kg de ouro e guardares, passados 10 anos continuas a ter apenas 1kg de ouro. Evidentemente que esse 1kg pode ser mais valioso, mas estás sempre dependente de alguém que te pague mais por ele. As obrigações é quase a mesma lógica, têm um cupão associado, mas a obrigação em si não produz nada. Pelo contrário, ao comprares ações estás a comprar uma pequena parte de um negócio, todos os colaboradores dessa empresa vão trabalhar para garantir que essa empresa gera lucro e produz riqueza que possa ser distribuída pelos accionistas ou reinvestida na empresa.
    45. 2 points
      Mas olha que isso é uma falsa questão, porque todos os fundos que investem fora da Europa a base deles é USD. Excepto os que têm opção com Hedge, estamos a ter fundos em dólares só que o câmbio em vez de ser feito pelo banco é logo pela sociedade gestora. Mas eu percebo esse ponto.
    46. 2 points
      Casado com declaração separada tem um máximo de 502/2 nas deduções das rendas, ou seja, -251 ao teu total: 847.53-251 = 596.53
    47. 2 points
      Sem dúvida. Concordo. O meu comentário não quis ser ideológico e como disse estou muito longe das ideologias alternativas que só trouxeram miséria.. Foi um mero desabafo, porque alimento uma ligeira esperança de que as coisas possam ser melhores, ou ligando ao que escreveste, ainda melhores. Como dizes é preciso liberdade e, para mim, muito mais literacia a todos os níveis.
    48. 2 points
      A Vida Humana é assim mesmo: a beleza, a inteligência, a destreza fisica, as habilidades artísticas, o acesso aos recursos e às oportunidades, etc, etc, etc e os produtos resultantes dessas "virtudes", "vocações", chama-lhe o que quiseres...estão Naturalmente repartidas desequilibradamente nas sociedades (e sempre continuarão a estar, mesmo nas sociedades comunistas - sempre haverá alguns poucos que estarão bem melhor do que a maioria), as coisas são assim mesmo, e esse desequilibro não deve ser combatido artificialmente pois está mais do que verificado que estas tentativas só deram e continuam a fomentar outros desequilíbrios e outras injustiças; deêm mas é liberdade às pessoas para tentarem ser o melhor que consigam por elas próprias; e não estamos a falhar enquanto Humanidade, pois se analisares bem as coisas, sem preconceitos ideológicos a estorvar, vais verificar que além de sermos cada vez mais numerosos (indício que a humanidade como espécie está a prosperar - objectivo único dos genes) também nunca como hoje, em termos gerais, o ser humano viveu tantos anos, nunca houve menos violência, menos pobreza, menos fanatismo, menos falta de liberdade, tantas comodidades, etc, o que acontece é que como somos bombardeados permanentemente com o pior daquilo que fazemos nos noticiários e na propaganda politica que faz do pessimismo o isco do eleitorado; ficamos com uma visão envenenada (e hiper-realista) do nosso mundo. Sim, hoje há mais ricos e alguns deles têm muito mais do que a maioria da população, mas também há muitos menos milhões que estão na pobreza extrema como estavam à décadas (não sei qual é a tua idade, talvez não te recordes da profunda miséria em que vivia o povo rural português há 40 anos atrás), pensa por exemplo que tu tens hoje acesso a objectos, alimentos, arte,etc que nem os reis há 100 anos tinham; porque não deveria um Steve Jobs, um Ronaldo, um Buffett, um Musk, um Gates, uma Madonna, etc, ter o direito a serem extremamente ricos se trabalharam/investiram para isso e se graças eles milhares de pessoas trabalham directamente ou indirectamente por causa deles e que dizer dos milhões de pessoas que ficam com o privilégio de usar aquilo que eles criaram ou fizeram? Injustiça?!? Isso é palavreado de Robespierres, Marxes, Estalines, Rousseaus, Maos, etc e dos seus discipulos.
    49. 2 points
      Eu se fosse a ti não me preocupava com isso... O exemplo passado da Assembleia da Republica é o de sacar, sacar e sacar ao povo ano após ano. Com 600€ +- nem tão cedo compras um Ferrari para exibir "fortuna" à tua porta de casa
    50. 2 points
      There, fixed it for you. É mesmo isso. Estamos todos aqui para ajudar, mas não para decidir pelos outros. Leiam, consultem, faz parte da vossa própria aprendizagem. Caso contrário daqui a 3 anos estão a dizer que esta ou aquela carteira não é bem para vocês. Been there, done that. PS: Não me levem a mal, mas não contem com rentabilidades futuras acima dos 4%. O que está para trás, está para trás, e tinha uma inflação muito superior à actual.
    ×
    ×
    • Create New...
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa