Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Impacto alteração morada no CC / morada fiscal

Guest Júnior Silva

Recommended Posts

Guest Júnior Silva

Boa tarde, 

A morada fiscal / cartão cidadão está associada à habitação própria permanente? Ou seja, se mudar a morada civil e fiscal para uma outra morada, a habitação própria permanente também altera? Passa a ser considerado como se fosse o imóvel da nova morada? Caso esse imóvel não esteja em meu nome? 

Se no futuro, algum dia pretender vender o imóvel que deixou de ser a minha habitação própria permanente (porque alterei a morada para outro imóvel), não iria beneficiar da isenção de mais valias dado que já não era HPP? 

Obrigado, 

PaulaSar

Vou responder porque já passei por isso a nível de alteração de morada. A respeito da venda da Hab. P.P. e Hab. secundária é só a minha opinião pois eu só fiz aqui no fórum a simulação, não tenho a certeza.

"-A morada fiscal / cartão cidadão está associada à habitação própria permanente?" Sim.

-Ou seja, se mudar a morada civil e fiscal para uma outra morada, a habitação própria permanente também altera? Sim , quando altera a morada no cartão do cidadão altera a morada em todos os organismos públicos, CC, Finanças, segurança social. Carta de condução, Recenseamento na junta de freguesia. 

Mas terá que alterar noutras empresas privadas como por exemplo bancos, seguros, etc.

-Passa a ser considerado como se fosse o imóvel da nova morada? Caso esse imóvel não esteja em meu nome? A sua morada passará a ser onde reside.

-Se no futuro, algum dia pretender vender o imóvel que deixou de ser a minha habitação própria permanente (porque alterei a morada para outro imóvel), não iria beneficiar da isenção de mais valias dado que já não era HPP? " A morada da sua casa passara a Habitação secundária. A sua morada será onde vive.

Mas eu acho, que o facto de vender HPP para comprar outra HPP dá isenção. Mas depende muito do ano que comprou a casa que vai vender.
    Faça a simulação aqui no fórum e veja o que lhe dá como HPP e como HS. Mas fique tenha consciência que quem faz as contas são as finanças e que todos os anos os valores são actualizados, o que lhe der pode ser só uma ideia.

Eu mantive a minha morada durante muitos anos mesmo a morar em outro sitio, mantive foi a casa fechada.
    Quando mudei a morada passei a pagar Imi da minha casa,  era antes isenta por ser HPP e ter baixos rendimentos. Agora apesar de continuar a ter baixos rendimentos perdi a isenção exactamente porque deixou de ser HPP.

Na minha simulação dá mais valias negativas, mesmo sem especificar HPP e HS. Isso tem haver com o ano da compra e não com o facto de ser ou não HPP.
    Mas como pretendo aplicar todo o dinheiro da venda na compra de um HPP não estou preocupada, só estou preocupada em preencher bem o irs para não pagar imposto por não saber por os valores nos campos certos.

Espero ter ajudado alguma coisa.