Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Samuel Leça

Compra de imovel a herdeiros

Recommended Posts

Samuel Leça

Boa tarde,

Uma vez que não tenho qualquer tipo de experiência em coisas do gênero, venho pedir a vossa ajuda relativamente aos passos a seguir para adquirir uma herança. Passo a explicar a situação: a casa pertencia à minha avó que faleceu em 2007, sendo a herança dividida pelos seus 4 filhos (sendo a minha mãe uma delas). Um dos irmãos faleceu em 1999, sendo que a sua filha única, que completou 18 anos de idade o ano anterior, é a herdeira da parte que lhe tocaria. As partilhas vão ser feitas este ano, sendo eu o comprador do imóvel.

* Casa em que 4 irmãos são herdeiros (1 deles falecido, sendo que a sua filha única ficou com a sua parte)
    * Uma das irmãs, a minha mãe, vai fazer-me uma doação directa da sua parte

Sei que a doação da parte da minha mãe não está sujeita a imposto uma vez que eu sou seu descendente directo. Uma vez que tenho uma irmã, é legal ela fazer-me esta doação?
    Relativamente ao IMT, o imóvel tem um custo inferior € 92.407, estando por isso isento do pagamento correcto?

Que tipo de papeis/custos/procedimentos devo fazer para regularizar a situação?
    Agradeço a vossa ajuda.

ruicarlov

O que posso dizer em relação à doação é que quando a sua mãe falecer, o valor que recebe agora com a casa entra depois para as contas das partilhas. Se o valor monetário da parte da casa que recebe agora for superior à sua quota parte das partilhas, então tem de pagar tornas à sua irmã.

• Upvote 1

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa