Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Casa alugada e inquilinos aparentam não querer sair

Guest João Bernabéu

Recommended Posts

Guest João Bernabéu

Boa noite,

A minha mãe tem um apartamento alugado a um casal de senhores de 70 anos.
    Após 13 anos de aluguer decidiu oferecer-me o dito apartamento para começar a minha vida tendo em conta já estar com carreira e família iniciada.
    Ela reside numa habitação com a minha tia por conveniência tendo em conta que a minha tia mora sozinha numa vivenda v4 após o falecimento do homem dela e a saída dos filhos dela para o estrangeiro.

Apesar da situação e tendo em conta o "track record" dos inquilinos inicialmente opus-me à ideia. Pensava que se tratavam de um casal com dificuldades e não queria desalojar pessoas para a nossa vida correr mais fácil mesmo o apartamento sendo nosso.
    Com o andar da situação fui alertado pela inquilina que já teria falado brevemente com a minha mãe e ela mostrou o interesse de não renovar o contrato (contrato anual com renovação automática) onde ela me insultou e encheu de coisas muito bonitas para escrever.
    Inclusivé disse-me no meio do seu discurso que por eu ser "novo" teria de me amanhar e deixa-la viver na casa dela.

Deixou de ser uma questão de necessidade e passou a ser uma questão de princípio a partir do momento em que ela me falta ao respeito desnecessariamente.
    Por coincidência, o meu primo trabalha na câmara do concelho de onde eles são originalmente residentes, alertou-me ao facto de eles terem em nome deles uma habitação social que teria sido "dada" a retornados na década 70.
    Ou seja, não quer abandonar um imóvel que não é dela nem quer alojar o imóvel que é dela. Quanto mais entrega-lo à câmara municipal para alojar quem esteja a passar por um mau bocado de maneira a ajudar uma familia.

Iniciamos carta com advogado para alertar da não renovação, enviamo-la e foi entregue com o devido tempo legal de 120 dias a que nos alertou durante a nossa consulta. Não houve resposta nenhuma da parte deles.
    Combinamos ontem uma visita ao apartamento há 3 semanas para nos certificar que não iriamos ter "surpresas" na entrega das chaves e fomos deparados com 2 situações.
    Eles estavam à nossa espera com um advogado, uma situação clara de intimidação, coisa que nos passa ao lado porque ter um advogado presente de nada ia mudar o nosso comportamento e o nosso discurso, no entanto disse-nos que nos teria enviado uma carta registada com um "pedido" e a mesma só apareceu hoje.
    A segunda foi terem feito intervenções à propriedade sem aviso ao senhorio, quando numa das alineas do contrato alerta para qualquer obra que tenha de ser efetuada necessita de haver aprovação do senhorio e neste caso não houve nenhuma.

A minha mãe recebe hoje uma notificação de tentativa de entrega de uma carta pelo advogado dos mesmos, não estava em casa e tem de a levantar amanhã.
    O que me preocupa antes de ela ir buscar a carta é se o que estamos a fazer nos trará represálias e isto será uma grande dor de cabeça que vamos ter para o resto da vida, ou apenas será uma carta com um pedido sem fundamento nenhum para negar.
    O prazo do contrato termina no dia 20 deste mês.