Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Venda de 2 Imóveis e evitar pagamento de mais valias

Recommended Posts

Boas tardes,

De uma forma suscinta e (ingenuamente) clara, eu pretenderia o que eventualmente qualquer pessoa quer quando vende uma casa para construção de uma moradia: evitar o pagamento de mais valias.

Património atual (não nomeado): Existem 2 apartamentos no meu agregado passíveis de serem vendidos: (1) de um sou proprietário, (2) de outro não sou.

• Apartamento 1: Ano de aquisição 2019; Valor de aquisição 135k; VTP 69k; Valor eventual de venda 220k;
    • Apartamento 2: Ano de aquisição 2003; Valor de aquisição 15k; VTP 44k; Valor eventual de venda 220k;

Cenário atual:

• Valor de crédito por amortizar do Apartamento 1: 106k
    • Valor de crédito por amortizar do Apartamento 2: 0
    • Valor (previsional) para construção de moradia: 350k

Questão/ões:

• Poderia usar o valor da venda de ambos os imóveis para efeitos de construção da moradia?
    • Existiria alguma ordem de eventos que fosse a mais indicada para poder evitar/diminuir o pagamento ao máximo das mais valias?
    • Tendo ainda um valor de CH por amortizar, sendo que usar o dinheiro de venda neste não isenta o pagamento de mais valias, como é que faria para abater o mesmo?

Obrigado desde já, pois sei que talvez num fórum estas questões poderão ser difíceis de serem respondidas, e eventualmente ser-me-á aconselhado falar com um profissional na área.

Edited by gcwill