Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • IRS 2021 - Venda de imóvel adquirido por doação


    Guest José Santos

    Recommended Posts

    Guest José Santos

    Bom dia. Num imóvel adquirido em 07/2005 por escritura de doação e vendido em 06/2021, qual o valor que deve ser considerado como valor de aquisição do mesmo?

    Hipótese 1 - valor atribuído e inscrito na escritura de doação, que foi definido sem qualquer base oficial. Foi um valor estimado.

    Hipótese 2 - valor atribuído aquando da liquidação de imposto de selo e sobre o qual este imposto incidiu.

    Agradeço ajuda, na medida que terá que ser refectida esta venda na declaração de IRS a entregar agora. A informação de que disponho por pesquisa vai no sentido da segunda versão, no entanto o contabilista que fará o preenchimento da declaração informa que é o valor da escritura de doação.

     

    Cumprimentos

    José Calhaz dos Santos

    Link to post
    Share on other sites
    Guest Visitante José Santos
    há 1 hora, ruicarlov disse:

    É a hipótese 2. O valor sob o qual incidiu imposto de selo, que geralmente corresponde ao VPT.

    Muito obrigado. É a minha análise, no entanto estou a ser informado por alguém da área do contrário, pelo que agradeço esclarecimentos.

    Link to post
    Share on other sites
    JRJordao

     

    Citação

    Artigo 45.º
    Valor de aquisição a título gratuito

    1 - Para a determinação dos ganhos sujeitos a IRS considera-se o valor de aquisição, no caso de bens ou direitos adquiridos a título gratuito:

    a) O valor que tenha sido considerado para efeitos de liquidação de imposto do selo;

    b) O valor que serviria de base à liquidação de imposto do selo, caso este fosse devido.

    2 - (Revogado.)

    3 - No caso de direitos reais sobre bens imóveis adquiridos por doação isenta, nos termos da alínea e) do artigo 6.º do Código do Imposto do Selo, considera-se valor de aquisição o valor patrimonial tributário constante da matriz até aos dois anos anteriores à doação.

    fonte: https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/Pages/irs45.aspx

    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Create New...