Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Compra de Habitação Primaria e Mudança de Credito Imobiliário

Guest GiselaRocha

Recommended Posts

Guest GiselaRocha

Bom dia,  Eu gostava de obter esclarecimento sobre a seguinte questão:

Eu não moro em Portugal e já há alguns anos atras comprei um imóvel que pus a arrendar para obter algum rendimento passivo.

Aquando da compra expliquei na agencia imobiliária e também no próprio banco onde obtive o credito habitação que queria que o apartamento fosse declarado como um empreendimento para investimento no ato da escritura. Ocorre que não tinha férias disponíveis para voltar a Portugal para ser eu assinar a escritura e como tal deixei a minha mãe com uma procuração em meu nome. 

O resultado foi que a minha mãe assinou a escritura como habitação primária e eu só reparei quando recebi cópia dos documentos. Claro que isto foi também em parte culpa da minha inexperiência, pois não reparei na proposta de crédito habitação que referia habitação própria permanente. 

Eu tenho ainda outro apartamento, pago na totalidade onde a minha mãe reside. Agora gostaria de comprar a minha habitação final, e sempre foi minha intenção que a minha mãe viesse morar comigo aquando do meu regresso a Portugal e de vender o apartamento onde ela mora para poder dar uma boa entrada na nossa habitação final. Mas como tenho o outro apartamento como habitação primária por engano e como este tem um financiamento bancário não sei como proceder. Terei de alterar a escritura? Como o banco financiou parte, como posso acordar com eles esta mudança?  Também acresce o problema que se não conseguir mudar a escritura, parto do princípio que ao vender o apartamento onde vive a minha mãe para dar entrada na nossa casa terei de pagar mais-valias? Visto que já sou dona de uma "habitação primaria"? 

Agradeço de antemão qualquer esclarecimento e ajuda neste problema.

Muito obrigada,  

Gisela Rocha