Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Anexo B - Quadro 6

hasmoreira

Recommended Posts

Viva!

Uma dúvida que talvez me consigam ajudar: ao preencher o anexo B, que valor se usa no quadro 601: rendimentos sujeitos a retenção?

Se pedir uma declaração pré-preenchida, aparece-me lá um valor que não corresponde aos rendimentos que declarei no anexo e não percebo exatamente porquê. O valor que aparece nem sequer é significativamente abaixo do valor dos rendimentos, é tipo 95%+. Exemplo: tenho 5000€ de rendimentos e neste campo aparece-me 4800€.

Interpretando à letra imaginei que seja porque nem todos os rendimentos estariam sujeitos a retenção? Mas então quais estão? Todos os rendimentos vieram do mesmo tipo de atividade e a diferença também não representa o valor total de nenhuma entidade em específico. Já procurei online e até no CIRS mas só encontro info sobre que taxa de usa para fazer efetivamente a retenção, motivos para se estar isento e por aí fora. Nada sobre como calcular que rendimentos podem estar sequer sujeitos a retenção que parece ser o que o campo sugere?

P.S: no meu caso em concreto penso que não faça diferença porque não houve qualquer retenção (regime simplificado, valor não chega ao mínimo para ser necessário), logo estar lá o valor ou não, penso que seja igual. Mas gostava de perceber como é que a coisa funciona para não ter surpresas.

Obrigado desde já!

JRJordao
    A 09/06/2021 às 01:12, hasmoreira disse:

Todos os rendimentos vieram do mesmo tipo de atividade e a diferença também não representa o valor total de nenhuma entidade em específico.

A diferença não corresponde ao valor de nenhum recibo em particular?