Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Compra a dois, idades diferentes

Recommended Posts

almamater

Olá a todos!

Gostaria de perceber se existe solução para o seguinte.

Vivemos em união de facto há +15 anos, temos idades separadas por cerca de 18 anos.

Isso limita tremendamente o prazo para pedir financiamento, obviamente. Como a minha esposa tem mais idade, num pedido de Cred. Habitação o prazo fica limitado a menos de 8 anos.

Pretendíamos vender o nosso imóvel (ambos detemos quota parte 50%).

Como já temos uma parte paga, ficaríamos com capital após a venda para dar entrada numa nova casa. Vamos assumir 50% para facilitar. Os restantes 50% seriam o pedido de financiamento.

A título de exemplo: vendemos por 200M, ficamos com 100M.

Em seguida, compramos uma nova de 220M, com entrada dos 100M + pedido de Cred. Habitação de 120M.

Provavelmente já adivinharam o problema: para o crédito ficar com uma prestação razoável (e comportável), o financiamento só poderá ser feito em meu nome, porque assim consigo financiamento por 28 anos.

O que significa que a minha companheira fica sem a quota parte dela no imóvel.

Obviamente, pretendo que o imóvel continue a pertencer em (mais ou menos) partes iguais a ambos.

Questão:

Existe alguma forma, através de algum recurso legal ou processo bancário, para que, de algum modo, consigamos comprar um imóvel neste sentido:

Financiamento de 55% em meu nome, restantes 45% de entrada em cash por parte da minha companheira - o capital que obtivemos na venda do nosso imóvel.

Isto é de alguma forma possível?

Obrigado!

JHoracio

Não sendo um total entendido na matéria, creio que a titularidade do crédito e a propriedade da casa não precisam de ser alinhadas.

Ou seja, pode o crédito ficar em seu nome (se as condições assim o favorecerem) e a casa em nome dos dos dois.

Edited by JHoracio