Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Compra e Venda de Imóveis, que despesas entram para abater às mais valias?

Jose Leite Silva

Recommended Posts

Jose Leite Silva

Boa tarde.  Aproximando-se a entrega do IRS referente a 2020 vou ter de declarar a venda do meu imóvel e encontro-me cheio de dúvidas sobre as mais-valias e que despesas podem ser contabilizadas para abater às mesmas.

Comprei a habitação em fevereiro de 2016 por 75.000 euros. Recorri a empréstimo bancário para tal. 

Entre 2016 e 2020 foram realizadas obras de melhoramento no imóvel, das quais tenho facturas da aquisição dos materiais. 

Vendi a habitação em Agosto de 2020, por 190.000 euros e recorri a imobiliária. Liquidei empréstimo habitação de 62.000 euros.

Nesse mesmo mês adquiri nova habitação, por 200.000 euros, tendo solicitado financiamento de 90.000 euros. Assim reinvesti 110.000 euros na aquisição.

Na nova habitação realizei obras de melhoramentos, chão, cozinha, wc, iluminação, etc. Para estas despesas tenho também as facturas.

Questões:

1 - que despesas entram relativamente à compra da primeira habitação (IMT, Imposto de Selo, Escritura)?

2 - relativamente às obras, e uma vez que fiz cozinha nova, os electrodomésticos encastrados (exaustor, placa, termoacumulador) e que ficaram na habitação podem ser contabilizados?

3 - despesas da venda, apenas a comissão da imobiliária e extinção de hipoteca que me foi cobrada também?

4 - O IMI pago durante estes 4 anos também entra como despesa?

5 - despesas de aquisição da casa nova (IMT, Imposto de Selo, Escritura)?

5 - despesas de obras na casa nova, os electrodomésticos encastrados contam? as loiças de casa de banho?

Obrigado pela atenção dispensada.

José Silva