Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Início de actividade como trabalhador independente

Recommended Posts

Sou trabalhador independente. Tive um sinistro e na altura da companhia de seguros me recompensar pelas perdas salariais fiquei surpreendido. O meu rendimento mensal médio bruto é de 1507€ e segundo eles, o valor líquido deste rendimento é de apenas 35%, ou seja, 527€(abaixo do salário mínimo). Que contas serão estas? 

Muito obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Pedro Silva

Boa Tarde,

Acabei este ano o ensino superior, mas a entrada no mercado de trabalho está difícil.

No entanto surgiu uma oportunidade de trabalhar uns dias como suporte a um evento.

São 3 dias, com um salário de 50€ ao dia(valor sem iva). No final dos 3 dias tenho que passar um recibo para receber o montante. 

Sinceramente não estou muito entusiasmado com esta situação, mas para poder acrescentar experieência profissional ao meu currículo, estou a pensar em fazerbesse trabalho.

Como recém licenciado, nunca obtive nenhum rendimento, este seria o primeiro. Por aquilo que pesquisei o que tenho de fazer é:

1) Abir actividade como Trabalhador Independente nas Finanças(neste caso seria online);

2)Escolher a data de ínicio e o respectivo montante até ao final do ano (os tais €150€);

3)No caso do IVA, devo estar isento no artigo 53(<10000€);

4)No caso da rentenção de IRS também devo estar isento?

5)Tenho no ano seguinte que entregar a declaração de irs?

6)Tenho que descontar para a segurança social?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante nando2020

Boa tarde,

No seguinte cenário: vou reiniciar atividade em Janeiro (até Março) e sendo que já não usufruo de isenção do 1º ano, há pagamentos a efectuar à SS durante os meses de Janeiro, Fevereiro, Março? Se sim, como é calculada uma vez que não há entrega de declaração do trimestre anterior? E se sim, isto quer dizer que pago SS durante 6 meses de uma atividade que só decorre durante 3?

Obrigado desde já a quem possa esclarecer!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Gonçalo

Boa noite,

Vou amanhã a uma entrevista de emprego que supostamente irei receber 1000€ a recibos verdes.

Como é a primeira vez que poderei ir trabalhar a recibos verdes, queria perceber, no final das contas, quanto seria o meu valor mensal a receber já com os descontos que supostamente tenho que fazer.

Peço desculpa, mas sou mesmo novo nisto e não entendo se tenho isenção ou não, e quanto é que tenho de descontar e quando.

Cumps,

Gonçalo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    A 06/01/2021 às 19:45, Visitante Gonçalo disse:

Boa noite,

Vou amanhã a uma entrevista de emprego que supostamente irei receber 1000€ a recibos verdes.

Como é a primeira vez que poderei ir trabalhar a recibos verdes, queria perceber, no final das contas, quanto seria o meu valor mensal a receber já com os descontos que supostamente tenho que fazer.

Peço desculpa, mas sou mesmo novo nisto e não entendo se tenho isenção ou não, e quanto é que tenho de descontar e quando.

Cumps,

Gonçalo

Boa noite,

Como é a 1.ª vez, abriste a atividade como trabalhador independente, então estás isento durante 1 ano dos pagamentos à Segurança Social.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites