Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Valor patrimonial ridiculamente baixo, mais-valia alta

fhff

Recommended Posts

Caros foristas,

Pedia a V/ ajuda para o seguinte.

Vendi, em 2018, uma casa herdada em 2009. Vendemos, pois somos 3 herdeiros.

O valor de aquisição, considerado para o cálculo da mais valia, é ridiculamente baixo (cerca de 8.000 EUR). Corresponde ao valor patrimonial considerado para o IMI ou para cálculo do imposto de selo no ano do óbito. Pouco tempo depois, penso que em 2013, o imóvel foi reavaliado para cerca de 160.000 EUR. Mas o que conta para o cálculo da mais-valia é o de 2009 (óbito)

Acontece que a localização do imóvel é privilegiada e a valorização real nos últimos anos foi muito grande. Assim, há uma diferença muito grande entre o valor de venda, perto de 500.000 EUR e o "valor de aquisição", a considerar para cálculo das mais valia, de 8.000 EUR.

Pergunto se, nestas situações, se pode fazer alguma coisa, junto das finanças, para diminuir a mais-valia, considerando um valor patrimonial à data de óbito mais ajustado à realidade? Claro que, mesmo em 2009, a casa não valia apenas 8.000 EUR.

Não tenho grande esperança, mas gostava de ouvir a V/opinião.

Sou novo nestas andanças e fiquei claramente assustado com o valor da mais-valia a pagar ao estado, mesmo descontando as despesas que se podem abater.

Muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, fhff disse:

Caros foristas,

Pedia a V/ ajuda para o seguinte.

Vendi, em 2018, uma casa herdada em 2009. Vendemos, pois somos 3 herdeiros.

O valor de aquisição, considerado para o cálculo da mais valia, é ridiculamente baixo (cerca de 8.000 EUR). Corresponde ao valor patrimonial considerado para o IMI ou para cálculo do imposto de selo no ano do óbito. Pouco tempo depois, penso que em 2013, o imóvel foi reavaliado para cerca de 160.000 EUR. Mas o que conta para o cálculo da mais-valia é o de 2009 (óbito)

Acontece que a localização do imóvel é privilegiada e a valorização real nos últimos anos foi muito grande. Assim, há uma diferença muito grande entre o valor de venda, perto de 500.000 EUR e o "valor de aquisição", a considerar para cálculo das mais valia, de 8.000 EUR.

Pergunto se, nestas situações, se pode fazer alguma coisa, junto das finanças, para diminuir a mais-valia, considerando um valor patrimonial à data de óbito mais ajustado à realidade? Claro que, mesmo em 2009, a casa não valia apenas 8.000 EUR.

Não tenho grande esperança, mas gostava de ouvir a V/opinião.

Sou novo nestas andanças e fiquei claramente assustado com o valor da mais-valia a pagar ao estado, mesmo descontando as despesas que se podem abater.

Muito obrigado

Confusão, de datas e valores...

Uma vez, ter sido uma casa de herança, tem de entrar conta é com o valor patrimonial e não de compra, pk não compraram nada.

Se vendeu este ano, tem usar o valor patrimonial mais recente... 

Sendo 3 herdeiro a declarar mais valias é de 33,333% sobre a mais valia e cada herdeiro tb, não declare 100% a mais valia. 

Se vendeu por 500 mil, não teve custo de aquisição e tudo lucro. 

Pode é dividir o valor a pagar de irs em varios meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, gustaferra disse:

Confusão, de datas e valores...

Uma vez, ter sido uma casa de herança, tem de entrar conta é com o valor patrimonial e não de compra, pk não compraram nada.

Se vendeu este ano, tem usar o valor patrimonial mais recente... 

Sendo 3 herdeiro a declarar mais valias é de 33,333% sobre a mais valia e cada herdeiro tb, não declare 100% a mais valia. 

Se vendeu por 500 mil, não teve custo de aquisição e tudo lucro. 

Pode é dividir o valor a pagar de irs em varios meses.

Não estou a ver onde é que está a confusão....

Não falei em compra. Pelo que li e pelo que me informei o valor de compra ou valor de aquisição utilizado para cálculo da mais-valia, no caso de herança, corresponde ao valor patrimonial à data do óbito. Estou errado? Os 8.000 EUR de que falei correspondem a esse valor e não ao valor a que a casa foi comprada pelo familiar falecido.

Fui às finanças e confirmaram que o valor patrimonial era de 8.000 EUR no ano do óbito.

Qual valor patrimonial mais recente? De que ano?

É tudo lucro, como? Tenho de considerar como zero o valor de aquisição no modelo 3, Anexo G....Penso que não.

Claro que percebo que o valor patrimonial baixo trouxe benefícios no IMI a pagar ao longo dos anos...agora o Estado vinga-se na mais-valia  ? Nunca perde.

Obrigado.

Editado por fhff
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@fhff parece-me que é como disseste - eu passei por uma situação parecida, só que no meu caso a avaliação foi logo no ano seguinte.

A única coisa que te ajuda, caso ainda não saibas, é que só 50% das mais valias serão englobadas no rendimento. Ainda assim com os valores que referiste ainda vai ser uma boa talhada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado CDCD. Sim, sei que será sobre 50% e ainda temos umas despesas a abater. Infelizmente não posso reinvestir noutra habitação pois a casa herdada não era a minha habitação própria e permanente...

Pela simulação que fiz no Modelo 3, com os dados que indiquei em cima, vão ser uns 33.000 EUR de mais valia, por herdeiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive a verificar noticias saídas em Novembro. É verdade que, os maiores de 65 anos, ficam isentos de  mais-valia se reinvestirem o valor numa poupança que não habitação?

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/irs/detalhe/parlamento-aprova-isencao-de-mais-valias-para-pessoas-com-mais-de-65-anos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou seja, só para vendas em 2019. É isso?

Será possível adiar o investimento, há semelhança do que acontece para quem reinveste em obras ou na aquisição de nova habitação própria e permanente?

Obrigado fousa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

também tenho duvidas relativamente à questão das mais valias.

as mais valias são calculadas sobre o valor de aquisição ou sobre o valor patrimonial?

neste caso o valor de aquisição é de 65 mil no ano 93 e o valor patrimonial esta em 83mil determinado em 2018 sendo como habitação secundaria e não permanente.

neste caso para calcular o valor  mais valia faço VALOR DE VENDA (-) menos VALOR PATRIMONIAL ou VALOR DE AQUISIÇAO?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites