Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Rafael Costa

Trabalhar remotamente para o UK

Recommended Posts

Pedro Rafael Costa

Olá boa tarde,

Excelente forum desde mais.
    Venho pedir alguma ajuda em relação á melhor estrutura em termos contabilísticos para a minha situação visto que por outros tópicos neste forum existe bastante conhecimento financeiro distribuído pelos menos do forum, espero que estes me possam oferecer alguma ajuda.

Neste momento trabalho e vivo em Londres em full-time e com contrato para uma empresa inglesa. Uma empresa de desenvolvimento de software para a industria do cinema - eu faço Project Management, Support e Sales.
    Estou no processo de me mudar para Portugal mas continuar a trabalhar remotamente para a mesma empresa.

Aquando me mudar para Portugal, não irei ser mais um empregado na empresa no papel, mas sim irei estar a trabalhar por conta própria e cobrar à empresa inglesa os meus serviços. Em relação as minhas responsabilidades fiscais, tenho andado a explorar as diferentes opçōes com o objetivo de ser o mais eficiente possível em termos de impostos.

Para o primeiro ano, a minha ideia é ser trabalhador independente a recibos verdes (isento na SS no primeiro ano).

Nos anos seguintes, penso em criar a minha própria sociedade unipessoal com contabilidade organizada (ter um sócio de outra profissão para não ser sociedade profissional e não cair no IRS). Se necessário, poderemos especular um salário grosso de €60K anuais.

O meu plano seria reduzir o típico setup de reduzir os meus cargos ficais através do aumento dos custos da empresa.
    - Renda (e custos: luz, água, limpeza, etc)
    - Carro
    - Vales de refeiçōes
    - Despesas de deslocação
    - Despesas de representação

Q1 - Considerando a  tributação autónoma, seria que a sociedade unipessoal com contabilidade organizada ainda faria sentido? Se sim:

Q1.1 - Arrendar em nome da empresa.  Como estaria a trabalhar de casa, a sede da empresa seria a minha habitação. Assumo que preciso de um contrato comercial? Como é que eu consigo arrendar um apartamento com contrato comercial? Ou teria de arrendar loja/escritório e viver lá?  Se comprar em nome da empresa for mais simples/fácil também posso considerar isso.

Q1.2 - Poderia comprar um carro usado e pagar pela empresa? Ou seria mais simple usar serviços de ALD?

Q2 - Para mover o restante lucro da socieade para o meu circulo pessoa, qual o método mais eficiente? Salário baixo e o prémios?

Q3 - Caso Q1 não seja possível, que estrutura fiscal aconselham?  

Obrigado desde já!

Guilherme Felipe Reis

Gostava bastante de saber se conseguiu as respostas para suas perguntas, também é algo que me interesso. 

Guest surf

Estou numa situação semelhante pois comecei a trabalhar como freelance. Atualmente os meus ganhos são mais baixos (2000USD mês) e vou abrir contabilidade nas finanças para declarar em recibos verdes.

Como tenho a possibilidade de ter mais clientes acredito que consigo subir os mes ganhos rapidamente por isso queria saber qual é o valor a partir do qual que se justifica criar uma empresa?

E criar a empresa noutro país da europa? justifica-se?

Obrigado

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa