Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• slowdive

Anexo G venda de um terrereno

Recommended Posts

slowdive

Boa tarde.

Tenho um dúvida no preenchimento do anexo G do IRS do meu pai. Um conjunto de 10 herdeiros venderam um terreno. Sendo o valor de venda de 100.000 euros cada um recebeu 10% desse valor, ou seja 10.000 euros. No preenchimento do anexo G comecei por colocar  o valor total da venda, 100.000 euros uma vez que a última coluna é a quota parte, neste caso 10%. Presumi que ia assumir que o meu pai ia receber 10% do valor total. Mas o resultado que aparece no valor de controle  e a simulação que fiz, fico com a sensação que está a assumir que o meu pai recebeu os 100.000 euros. Aliás mexendo na quota parte, colocando 1% ou 100% não altera nada. Em vez de receber, paga e não é pouco.

Então ele lembrou-se que à uns anos, numa situação idêntica, colocou os valores que realmente recebeu e não o valor total (foi também um venda com muitos herdeiros). Na altura a declaração foi aceite. Fico com dúvidas para que serve a coluna quota parte... 

Obrigado.

PS: Imagem do anexo G 

anexo g.PNG

Edited by slowdive

Guest PJA
    há 17 horas, slowdive disse:

Fico com dúvidas para que serve a coluna quota parte... 

Para que a AT possa confirmar se todas as partes foram ou não declaradas. Por exemplo, se apenas 7 herdeiros declararem a venda, vai haver apenas 70% declarados, e provavelmente serão despoletados os procedimentos para saber quem são os donos dos restantes 30% e notificá-los para corrigirem as respectivas declarações...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa