Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Empresário a nome individual (Dúvidas)

Recommended Posts

Boa noite, a todos!

Neste tópico gostaria de ver esclarecidas as minhas dúvidas acerca de empresário a nome individual, a quem disponibilizar o seu tempo e conhecimentos, agradeço desde já.

Passo a explicar as minhas dúvidas:

1* Eu trabalho como dependente numa empresa de fotografia, poderei passar a ser também empresário a nome individual, sem ter qualquer contrapartida?

2* Pretendo vender produtos na área de perfumes e cosméticos, irei trabalhar em regime de dropshipping, é provavel que não ultrapasse os 10.000€ de faturação deverei optar pelo regime simplificado?

3* Eu já desconto para a segurança social cerca de 800€ ano, terei de descontar como trabalhador independente ou fico isento?

4* Em termos de IRS, como funciona sendo trabalhar dependente e indepente?

5* Posso emitir as faturas com programa normal ou tem que ser certificado?

De momento estas são as minhas principais dúvidas.

A quem me poder ajudar agradeço.

Muito obrigado

Cumprimentos,

Bruno Costa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/03/2018 às 23:13, brunex_21 disse:

1* Eu trabalho como dependente numa empresa de fotografia, poderei passar a ser também empresário a nome individual, sem ter qualquer contrapartida?

Desde que o seu contrato com a empresa não inclua exclusividade, não vejo porque não.

2* Pretendo vender produtos na área de perfumes e cosméticos, irei trabalhar em regime de dropshipping, é provavel que não ultrapasse os 10.000€ de faturação deverei optar pelo regime simplificado?

À partida diria que sim. Mas se não se sentir à vontade com o cumprimento das suas obrigações enquanto trabalhador independente, talvez compense pagar a um contabilista para lhe tratar desses assuntos.

3* Eu já desconto para a segurança social cerca de 800€ ano, terei de descontar como trabalhador independente ou fico isento?

Citação

Isenção do pagamento de contribuições