Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Venda de Imóvel de 1989 - Isenção das mais-valias / Doação

Ana  C B Costa

Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho uma dúvida em relação à venda de um imóvel do qual sou proprietária, na qual espero me possam ajudar.

Estou a pensar vender um imóvel para fins habitacionais, que meus pais adquiriram antes de 1989, o qual me foi doado em 2004. Desde de 1989, resido habitualmente no estrangeiro, mas tenho igualmente uma residência fiscal em Portugal.

A minha dúvida é se a doação, aceite por mim em 2004 é considerada júridicamente como uma transfêrencia onerorsa de bens semelhante à aquisição?

Na minha opinião, como o apartamento foi adquirido antes de 1989, em termos de IRS no caso da venda beneficio da isenção de impostos sobre mais-valias, e devo preencher o anexo G1.

Agradeço desde já as vossas respostas.

Obrigada

Ana C Costa

Editado por Ana C B Costa
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Salvo erro, a doação conta como uma transmissão a título gratuito, pelo que na transmissão subsequente as mais-valias obtidas já estarão sujeitas a tributação (anexo G, entenda-se). 

A 4/23/2017 at 18:29, Ana C B Costa disse:

mas tenho igualmente uma residência fiscal em Portugal

Como assim?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Ana C Costa

Caro Pedro,

muito obrigada pela sua resposta.

Sim. No fundo uma situação penso não muito vantajosa no meu caso.

A 26.4.2017 at 00:57, Pedro Pais disse:

Salvo erro, a doação conta como uma transmissão a título gratuito, pelo que na transmissão subsequente as mais-valias obtidas já estarão sujeitas a tributação (anexo G, entenda-se). 

Como assim?

Tenho uma residência fiscal na morada dos meus pais em Odivelas. O imóvel que penso vender está em meu nome, porém não é a minha residência fiscal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 26.4.2017 at 00:57, Pedro Pais disse:

Como assim?

Caro Pedro,

muito obrigada pela sua resposta.

Sim. Como muitos "emigrantes" indirectamente tenho 2 residências fiscais. Uma aqui aonde moro na Alemanha e outra não no tal locado que penso vender, no qual não tenho a residência fiscal fixada neste momento.

Como avalia esta situação?

Editado por Ana C B Costa
    Erro ortográfico
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites