Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS na venda de imóvel - não consigo entender nada

NessaMir

Recommended Posts

Muito bom dia a todos, estou em modo desespero pois não consigo entender nada do preenchimento da declaração de IRS no anexo G.

Ora tenho de receber, ora tenho de pagar...

Vendi a minha anterior casa em dezembro de 2016 e comprei a nova em janeiro de 2017, terei de submeter a declaração com esta venda e compra? Ou posso só mencionar isso no próximo ano?

É que, ou eu sou muito tontinha nestas coisas, ou sinto que isto nem me deixa colocar o reinvestimento em 2017.

Obrigada e agradeço desde já a paciência :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na declaração de IRS de 2017 (rendimentos de 2016) declara a venda do imóvel, ocorrida em 2016. Se for habitação própria permanente e tiver intenção de reinvestir o valor de realização (o valor recebido), o que até já parece ter feito, é incluir nesta declaração esta intenção.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim até aí até estou a conseguir, mas a verdade é que não estou a perceber nada disto... 

Dão-me estes erros: 

• 096G : Só pode indicar o valor reinvestido no primeiro ano seguinte quando o ano de alienação é o imediatamente anterior ao ano de rendimentos.
        • 367G : Só pode indicar o local do reinvestimento tendo reinvestido para o ano superior ou igual a 2007.
        • 363G : Só pode identificar o imóvel alvo de reinvestimento se preencher os campos correspondentes no quadro 5A.

Parece muito básico mas a verdade é que como vou eu declarar que voltei a investir quando vendi a casa em Dezembro de 2016 e comprei a nova em Janeiro deste ano?

Desde já agradeço a atenção disponibilizada por quem comentou e desculpem a minha burrice nisto :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este ano apenas deve preencher a secção de Intenção de Reinvestimento. Apenas no próximo ano é que deve indicar quanto é que foi efectivamente reinvestido e em que imóvel.

O imóvel só foi comprado este ano. Imagine que o compra só daqui a uns meses, ainda sem saber exactamente quanto e onde vai gastar o dinheiro, e preencha a declaração com base só na informação de que já tinha a certeza absoluta em 31 de Dezembro do ano passado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, Visitante PJA disse:

Este ano apenas deve preencher a secção de Intenção de Reinvestimento. Apenas no próximo ano é que deve indicar quanto é que foi efectivamente reinvestido e em que imóvel.

O imóvel só foi comprado este ano. Imagine que o compra só daqui a uns meses, ainda sem saber exactamente quanto e onde vai gastar o dinheiro, e preencha a declaração com base só na informação de que já tinha a certeza absoluta em 31 de Dezembro do ano passado.

Mas mesmo assim, na intenção de reinvestimento coloco o valor em dívida total do empréstimo ou metade, uma vez que a minha quota parte é 50%? E o mesmo no valor a ser reinvestido?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, NessaMir disse:

Mas mesmo assim, na intenção de reinvestimento coloco o valor em dívida total do empréstimo ou metade, uma vez que a minha quota parte é 50%? E o mesmo no valor a ser reinvestido?

Deve indicar o valor em dívida correspondente aos titulares da declaração de IRS em causa. Se estiver a meter a declaração sem o(s) outro(s) proprietário(s) do imóvel no seu agregado familiar deve indicar os valores pela metade, sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites