Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Negócio de imóveis

Visitante Woodmike

Recommended Posts

Olá a todos, sou um leitor assíduo do forum e chegou a altura de partilhar a minha experiência e pedir os vossos conselhos.

No início do ano adquiri um imóvel que o recuperei e vendi recentemente, para tornar mais "leve" a carga fiscal da mais valia fiz a alteração da minha morada fiscal (permanente) para esse imóvel e alterei para habitação secudária aquele em que atualmente habito. Isto foi aquilo que muita gente (eu inclusivé) chama de xico-espertice e foi um conselho que na altura não me pareceu demasiado grave fazer. Era uma situação que poderia ser perfeitamente normal e que me permitia poupar algum em impostos de uma forma, praticamente, legal.

Para isto funcionar tenho agora que adquirir outro imóvel (também para habitação própria permanente) e aplicar as mais valias deste negócio, o meu problema é o próximo. Já tenho um imóvel em vista e foi igualmente uma boa oportunidade que julgo conseguir rentabilizar bastante bem depois de recuperado, mas se vender novamente para o próximo ano já desconfio que as finanças achem estranho estar todos os anos e mudar de morada fiscal e de habitação própria permanente. Por isso peço os vossos conselhos, devo assumir a totalidade dos impostos e deixar de alterar morada fiscal ou haverá outra forma de conseguir reduzir a carga fiscal (abrir uma empresa por exemplo?).

Tenho lido alguns posts aqui que as despesas fixas de uma empresa são significativas e que só justifica quando atingimos valores relativamente elevados de rendimento. Eu no meu caso quanto muito terei um negócio de compra-venda por ano por isso não me parece suficiente para constituir empresa.

Obrigado a todos pelas dicas e votos de um excelente 2017. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não sei muito sobre o tema mas dou a minha opinião, não assumas que está certo sem verificar primeiro.

Primeiro, penso que as finanças não deviam ter muito que questionar, porque é uma situação perfeitamente possível, uma pessoa é livre de mudar de habitação própria quantas vezes quiser. Mesmo tendo mais que uma habitação em teu nome, a 2ª habitação poderia estar habitada por um familiar, por exemplo, ou alugada.

Em relação à empresa, tanto quanto sei no minimo terás os custos de constituição (uns 300 e tal eur) e depois 100+iva por mes para o contabilista. ao fim do ano ainda é qualquer coisa. A vantagem que terás, para alem de poderes colocar despesas, é nao ter de pagar o IMT, no entanto, isto só se aplica no ano seguinte ao teres comprado um imóvel (exemplo, se criares a empresa em 2017 e comprares um (ou mais) imóveis, continuas a pagar IMT, só deixas de pagar em 2018, e não pagas penso que durante 2 anos para cada imóvel, ou seja, se nao o venderes, ao fim de 2 anos tens de pagar o imt.)

Não sei se será uma hipotese possivel fazer o negócio sem ser propriamente empresa, algo tipo empresario individual sem contabilidade organizada, no regime simplificado, nesse caso ja nao tinhas de criar empresa nem pagar contabilista.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites