Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Ajuda preenchimento Anexo G

Guest Felipe Carvalho

Recommended Posts

Guest Felipe Carvalho

Procuro ajuda no correto preenchimento do Anexo G do IRS de 2024, pois apesar de já ter tirado algumas dúvidas com algumas calculadoras e artigos, continuo a ter bastantes dúvidas no meu caso específico.

O meu pai faleceu o ano passado, e por herança fiquei com 25% de uma garagem, que foi vendida ainda em 2024.

Usando números para ser mais fácil, a dita garagem foi adquirida em 1998 por 8 mil euros e foi vendida em 2024 por 20 mil euros. No processo da venda houve encargos de 2 mil euros.

Como devo proceder ao preenchimento do Anexo G, sendo que apenas sou detentor de 25% do bem?
    Estando a fazer a declaração do IRS de 2024 em conjunto com a minha esposa, terei de ter no Anexo G duas linhas, ou bastará uma para mim?

Desde já o meu obrigado pela ajuda.

m--m

A herança é apenas sua, pelo que basta incluir uma linha no anexo G.

Tem de preencher com os valores "totais" da venda e da compra, bem como dos encargos. Depois tem um campo para indicar a sua quota parte, e aí vai colocar 1/4 (que corresponde aos 25%).

IMPOSTOS4U
    há 12 horas, m--m disse:

A herança é apenas sua, pelo que basta incluir uma linha no anexo G.

Tem de preencher com os valores "totais" da venda e da compra, bem como dos encargos. Depois tem um campo para indicar a sua quota parte, e aí vai colocar 1/4 (que corresponde aos 25%).

Atenção aos erros!!!

Na questão colocada, tem de atender que a data de aquisição vai corresponder à data de abertura da herança (data do óbito) e o valor de aquisição a 25% do valor patrimonial de 2023 (e para nada serve o valor de compra da garagem em 1998 a sua aquisição ocorre por sucessão em 2023!!).

Quanto ao valor da venda deve declarar apenas a sua quota parte 25% (caso seja casado sob o regime de comunhão de adquiridos, essa parte será só sua e não da esposa!)

E claro que, poderá declarar encargos com a venda do imóvel( exemplo comissão imobiliária)

Espero ter ajudado.

IMPOSTOS4U