Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS Erro 032W

Guest Ivo S

Recommended Posts

Guest Ivo S

Boa tarde,

Sou senhorio de um apartamento em arrendamento cuja a gestão está a cargo de uma imobiliária.

Ao escolher a opção "obter uma declaração pré-preenchida" e tentar submeter recebo o erro:

"O valor declarado de rendimentos prediais, é inferior ao conhecido para o contribuinte *********. Este alerta deve ser ignorado para as situações de contitularidade. (032W)"

Não estou em contitularidade mas também não sei o que posso fazer pois o valor foi pré-preenchido e corresponde ao ano completo.

Alguém já obteve este erro? Existe alguma forma de saber qual é o valor "conhecido" por eles para perceber a discrepância?

Cumprimentos

Guest FernandoDaniel

Estou na mesma situação: obtenho exactamente o mesmo erro e não compreendo o porquê...e assim não consigo entregar o IRS.

Se alguém conseguir ajudar, por favor...ficaria extremamente agradecido.

Guest Cristiano Ronaldo

tive o mesmo erro. 

submeti entregar 3 vezes consecutivas e a declaraçao foi entregue com sucesso... estranho caso! 

IMPOSTOS4U

O erro referido está, geralmente, relacionado com o facto de constar na AT como recebendo rendas.

Essa informação é comunicada pelos próprios senhorios aquando do registo de um contrato de arrendamento ou pelo cabeça de casal de alguma herança indivisa, com imóveis arrendados, em cujos recibos são identificados os respetivos herdeiros. 

Por isso, pensem lá se não poderão estar abrangidos por alguma dessas situações 😉 ou terem-se esquecido de comunicar a cessação de algum contrato de arrendamento.

Espeto ter ajudado.

IMPOSTOS4U

Guest IRS DUVIDA

Boa tarde, estou a obter o mesmo erro.

No meu caso, iniciei um contrato de arrendamento este ano (2024) em Janeiro, mas recebi as duas primeiras rendas em adiantado no mês de Dexembro de 2023. Emiti as rendas com data de receção em Dezembro, na data em que recebi o dinheiro. Por defeito no preenchimento das rendas apareceram-me no IRS de 2023, mas com data de inicio de contrato em 2024, o que para mim não faz muito sentido...

Apaguei as linhas destas rendas porque pretendo declara-las só no IRS de 2024. Alguém passou por isto? Posso ter problemas?

Obrigado!

Artigo 8.º
    Rendimentos da categoria F

1 - Consideram-se rendimentos prediais as rendas dos prédios rústicos, urbanos e mistos pagas ou colocadas à disposição dos respetivos titulares, quando estes não optarem pela sua tributação no âmbito da categoria B.

• 2 weeks later...
    Guest João A

Boa tarde, tenho obtido o mesmo erro, para além disso também o erro 039W...no meu caso é uma casa que está em meu nome e da minha mulher....será que devo ignorar?

• 2 months later...
    Guest Fernanda
    Anexo F > Quadro 4
    O valor declarado de rendimentos prediais, é inferior ao conhecido para o contribuinte 202046486. Este alerta deve ser ignorado para as situações de contitularidade. (032W)

não sei o que fazer

obrigada

m--m
    A 24/06/2024 às 16:37, Visitante Fernanda disse:
    Anexo F > Quadro 4
    O valor declarado de rendimentos prediais, é inferior ao conhecido para o contribuinte 202046486. Este alerta deve ser ignorado para as situações de contitularidade. (032W)

não sei o que fazer

obrigada

Habitualmente acontece nos casos de casados que metem a declaração conjunta, e o imóvel que está arrendado pertence apenas a um dos membros do casal (ex.: por herança). Na declaração pré-preenchida, a AT atribuiu metade dos rendimentos a cada um dos membros do casal. No entanto, a declaração é alterada para atribuir os rendimentos apenas ao titular do imóvel.

Pode ignorar o alerta e voltar a submeter.

Edited by m--m