Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Comprar para arrendar: como para o mercado neste momento? Previsões para o futuro?

Guest Miguel

Recommended Posts

Guest Miguel

Bom dia a todos/as,

Sou funcionário público, tenho um part-time como formador e já tenho um imóvel no mercado a render. Resido numa habitação própria, já totalmente paga. Agora estou a ponderar adquirir um novo imóvel também para arrendar. Com financiamento tradicional a 80%/90% provavelmente irei até aos 100.000/120.000€, mas mais que isso não pois não quero gastar tanto do meu fundo de maneio com a entrada. Se conseguir obter financiamento a 100%, posso ir até aos 300.000€, mais coisa menos coisa, mas claro, tudo depende da rentabilidade. Mesmo com financiamento a 100%, prefiro comprar por 100.000€ e alugar por 750€ obtendo uma rentabilidade na casa dos 8% do que comprar por 300.000€ e alugar por 1750€, ficando a rentabilidade na casa dos 4%.

Agora, claro, tenho algumas duvidas que gostaria de discutir convosco.

Para começar, o meu raciocínio está correto ao privilegiar a rentabilidade percentual em vez da rentabilidade bruta?

Além disso há ainda a questão do atual estado do mercado (inflacionado) e a eventual crise ou bolha há muito tempo anunciada mas indefinidamente adiada. Se houver oportunidade será melhor aproveitar já o que há, ainda que inflacionado, e começar desde já a gerar rendimento, ou aguardar pela suposta bolha para tentar comprar a preço mais baixo?

Claro que, idealmente, haveria ainda a hipótese de comprar já começando por baixo (os tais 100.000€ com uma rentabilidade de 7/8%) e uma vez que tal fica confortavelmente abaixo da minha taxa de esforço, aproveitar os próximos meses para reforçar o fundo de maneio e avançar para uma segunda compra quando realmente rebentar a bolha e houver boas oportunidades de desinvestimento bancário.

O que me leva ao próximo ponto, tanto o imóvel em que habito quanto o que já tenho a render estão registados em nome de uma herança indivisa de que sou o único herdeiro. Não alterei esta situação, propositadamente, para ter a opção de pedir um empréstimo para habitação própria permanente. Tendo em conta as taxas de juro e spreads nos diferentes cenários (comprando agora ou após a hipotética bolha, para habitação própria permanente ou como investimento, no mercado normal ou de imoveis da banca) qual vos parece seria a melhor estratégia na minha situação?

Obrigado desde já e espero que este meu tópico consiga suscitar uma discussão produtiva sobre o atual estado e o futuro do mercado do arrendamento.

• 1 month later...