Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Casamento com cidadão estrangeiro

Sr. Perguntas

Recommended Posts

Sr. Perguntas

Bom dia,

Recebi hà pouco tempo a noticia que a data do meu casamento ficou agendada para o fim do ano, no entanto, dado que um dos conjugues não é português, nem reside no país, surgiram-me algumas dúvidas sobre o que pode mudar no que diz respeito à declaração de rendimentos e preenchimento do IRS.

O meu conjugue reside nos EUA e não recebe quaisquer rendimentos em Portugal, enquanto que eu encontro-me atualmente empregado em Portugal. O objetivo será que num futuro próximo consigamos viver os dois no continente americano.

Dados os factos, será que posso continuar a entregar o meu IRS de forma independente? Há alguma alteração significativa?

Caso sejam necessários mais detalhes para obter uma resposta acertada eu não me importo de os providenciar. Caso conheçam alguém que me possa aconselhar sobre o assunto agradeço a partilha do contacto. Obrigado

Sr. Perguntas
    3 hours ago, JRJordao said:

Desde há alguns anos, passou a ser permitido a qualquer contribuinte, independentemente do seu estado civil, entregar o IRS em separado.

Obrigado pela resposta rápida!

Então sendo assim, não haverá grande diferença na minha submissão?

JRJordao
    há 3 horas, Sr. Perguntas disse:

Então sendo assim, não haverá grande diferença na minha submissão?

Se calhar mesmo nenhuma diferença.

Embora pareça estranho, enquanto o conjuge não tiver NIF português você vai provavelmente ter que entregar a declaração como "solteiro". Isto porque ao indicar "casado", mesmo optando pela entrega em separado, será pedido o NIF de conjuge (para efeitos informativos) e provavelmente só um NIF nacional será aceite.

É uma questão que poderá clarificar através do e-balcao da AT.

Edited by JRJordao
    • Thanks 1