Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Desempregado ao fim de 43 anos de trabalho/descontos

Recommended Posts

fernandosousaa

Boa noite a todos,

Tenho 60 anos, tenho 43 anos de trabalho (todos eles com desconto para a segurança social) e infelizmente fiquei desempregado (pela 1ª vez na vida) pois a empresa onde trabalhava entrou em insolvência e agora abriu falência, tendo todos os funcionários ficado sem trabalho.

Tenho várias dúvidas sobre o que fazer com o meu futuro, por isso gostava de obter algumas sugestões/opiniões vossas, pois já contactei a segurança social, a ACT e advogada e não sei o que fazer. Neste momento tenho as 3 seguintes hipóteses (se houver mais alguma agradeço que me indiquem):

- Fundo desemprego até à reforma

- Reforma antecipada (embora seja prejudicado)

- Trabalhar mas receber 200€ líquidos a menos que recebia atualmente

Relativo ao último ponto, tenho uma proposta de emprego mas em que recebo menos 200€ líquidos em relação ao meu emprego da empresa que faliu e pretendia saber se uma vez que vou receber menos irá afetar a minha reforma?

Pois já me disseram que se ficar no fundo de desemprego até à reforma e depois pedir a reforma não irei ser afetado, mas não quero "ficar em casa" sem fazer nada mas também não quero prejudicar a minha reforma.

Estou bem fisicamente e psicologicamente, não tenho nenhum tipo de restrição nem limitação, por isso quero trabalhar, não quero "parar", mas também quero trabalhar sem prejudicar a minha reforma.

Obrigado desde já a todos pela ajuda.