Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Mais Valias em Compropriedade

Guest Nmarques

Recommended Posts

Guest Nmarques

Bom dia,

em 2010 eu e a minha namorada adquirimos um imovel em 50% de compropriedade cada um. Em 2013 casamos e em 2020 vendemos a propriedade por mais 127.000 do que adquirimos. 

ainda em 2020 reinvestimos esse valor num novo imovel, mas já em conjunto.

Hoje quando faço a simulação de irs, se colocar no Anexo G quadro 4 os 50% de cada sujeito e os respetivos valores o resultado é o lugar ao pagamento do imposto. Embora se fizer a consolidação dos valores totais num só sujeito (os 100%), não existe lugar a mais valias!!!

A minha duvida é se devo colocar os 2 titulares a 50% e se está correto existir lugar a imposto uma vez que reeinvestimos tudo!

Obrigado pela ajuda.

Guest Nmarques
    há 9 horas, Visitante Nmarques disse:

Bom dia,

em 2010 eu e a minha namorada adquirimos um imovel em 50% de compropriedade cada um. Em 2013 casamos e em 2020 vendemos a propriedade por mais 127.000 do que adquirimos. 

ainda em 2020 reinvestimos esse valor num novo imovel, mas já em conjunto.

Hoje quando faço a simulação de irs, se colocar no Anexo G quadro 4 os 50% de cada sujeito e os respetivos valores o resultado é o lugar ao pagamento do imposto. Embora se fizer a consolidação dos valores totais num só sujeito (os 100%), não existe lugar a mais valias!!!

A minha duvida é se devo colocar os 2 titulares a 50% e se está correto existir lugar a imposto uma vez que reeinvestimos tudo!

Obrigado pela ajuda.

alguem pode ajudar???

JRJordao

Ao utilizar 2 linhas com 50% dos valores totais e quota-parte 50%, é interpretado que são vendas de (50% x 50%) 25%.

Deve ter 2 linhas no quadro 4, uma para cada titular, ambas com os valores totais de realização, aquisição e custos, e a quota-parte de 50%.

Edited by JRJordao
    Informação potencialmente incorreta
    Guest Nmarques
    há 2 horas, JRJordao disse:

Ao utilizar 2 linhas com 50% dos valores totais e quota-parte 50%, é interpretado que são vendas de (50% x 50%) 25%.

Deve ter 2 linhas no quadro 4, uma para cada titular, ambas com os valores totais de realização, aquisição e custos, e a quota-parte de 50%.

Bom dia e desde já obrigado pela resposta.

mas Se colocar no Quadro 4 o total da realização em cada sujeito, mesmo colocando 50% na quota parte, o resumo que aparece abaixo do quadro 4 automáticamente considera que a casa foi adquirida e vendida pelo dobro do valor real. É mesmo assim?

mais uma vez obrigado!

JRJordao
    há 5 horas, Visitante Nmarques disse:

mas Se colocar no Quadro 4 o total da realização em cada sujeito, mesmo colocando 50% na quota parte, o resumo que aparece abaixo do quadro 4 automáticamente considera que a casa foi adquirida e vendida pelo dobro do valor real. É mesmo assim?

Não, não me soa bem.

A informação de que dispunha era que se usavam os valores totais nos vários co-titulares e a adequada quota-parte em cada. Mas pelo que me conta, posso estar mal informado. Assim sendo, a sua abordagem de indicar na linha de cada titular metade do valor de realização, aquisição e custos deve estar correta.

Quanto ao imposto a pagar, quando diz que "reinvestiu tudo" no novo imóvel, refere-se à totalidade do valor de venda do imóvel anterior, ou apenas aos 127.000€ que receberam a mais? É que só a aplicação da totalidade do valor de venda garante isenção de mais valias.

Comprou uma casa por 100k e uns anos depois vendeu por 200k. Se de seguida comprar uma nova casa por 100k, a AT vai interpretar que apenas aplicou o dinheiro "antigo" com que tinha comprado a primeira casa, enquanto os novos 100k obtidos da venda ficaram "no bolso" e como tal serão sujeitos a tributação. Apenas se aplicar 200k na nova casa é que se considera reinvestimento total. Ignorei algumas nuances, mas a ideia geral é esta.

Edited by JRJordao
    Nmarques1979
    há 1 hora, JRJordao disse:

Não, não me soa bem.

A informação de que dispunha era que se usavam os valores totais nos vários co-titulares e a adequada quota-parte em cada. Mas pelo que me conta, posso estar mal informado. Assim sendo, a sua abordagem de indicar na linha de cada titular metade do valor de realização, aquisição e custos deve estar correta.

Quanto ao imposto a pagar, quando diz que "reinvestiu tudo" no novo imóvel, refere-se à totalidade do valor de venda do imóvel anterior, ou apenas aos 127.000€ que receberam a mais? É que só a aplicação da totalidade do valor de venda garante isenção de mais valias.

Comprou uma casa por 100k e uns anos depois vendeu por 200k. Se de seguida comprar uma nova casa por 100k, a AT vai interpretar que apenas aplicou o dinheiro "antigo" com que tinha comprado a primeira casa, enquanto os novos 100k obtidos da venda ficaram "no bolso" e como tal serão sujeitos a tributação. Apenas se aplicar 200k na nova casa é que se considera reinvestimento total. Ignorei algumas nuances, mas a ideia geral é esta.

Vou personalizar, talvez seja mais fácil. (e volto desde já a agradecer toda a ajuda) :

Compramos em 2010 com valor de escritura por 170.000, mas pagamos o IMT e o imposto de selo pelo valor de 196.000 (valor em que estava avaliado pelas Finanças), sendo que cada um de nós como solteiros ficamos com 50%. (foi mesmo pago 2 parcelas por cada um de nós de IMT e de IS). Na data todo o valor foi pago com recurso a empréstimo bancário.

Em 2013 Casamos.

Em 2020 vendemos a casa por 299.999 e compramos no mês seguinte uma nova por 252.500, sendo que de despesas de Agencia na Venda + IMT + IS e escritura foi de 30.000€. abatemos ao banco o que ainda estava em dívida 144.000 e tudo o resto os 155.000 foi dado como entrada para a nova casa 125.000 e o restante foram os 30.000 para as despesas. Acho que não tive mais valias! (Não sobrou dinheiro)

Sempre pensei que as mais valias eram pagas sobre o ganho efetivo e que o que seria considerado como reeinvestimento seria a diferença do valor em dívida ao banco para o valor total recebido. porque eu ainda não tinha pago os 144.000.

Não percebo como na calculadora não pago nada se colocar os valores todos num só sujeito e passo a pagar se colocar dividido por 2 sujeitos. Não me faz qualquer sentido!

Obrigado mais uma vez pela ajuda que puder dar, porque já estou a ficar sem ideias para resolver isto. 

Edited by Nmarques1979
    corrigir com mais informação.
    JRJordao

Infelizmente não posso ajudar com experiência própria ou formação específica na área.

Depois de ler este artigo, fico com a ideia que tem razão. Ao vender por 299.999, utilizou 144.000 para liquidar o empréstimo, ficou com 155.999 que aplicou na totalidade na nova casa. Logo não sobraram mais valias para tributar.

Não consigo perceber os resultados díspares da simulação conforme declara a venda com um só ou dois titulares. Além dos dados de realização / aquisição / custos (quadro 4), está também a preencher o valor da amortização do empréstimo bancário e a intenção de reinvestir (quadro 5), certo?

Recordo no entanto que podem sempre entregar declarações em separado, mesmo sendo casados. Já experimentou simular os resultados das entregas separadas?