Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Herança

Elisabete Ramos

Recommended Posts

Elisabete Ramos

Boa noite,

Tenho um problema sem resolução à vista. Eu e o meu irmão herdámos um apartamento dos nossos pais cuja a escritura nunca foi feita. Perante esta situação não podemos proceder à venda do apartamento com o qual não temos interesse em ficar. No entanto, temos encargos que não conseguimos cumprir nomeadamente IMI e condomínio. O vendedor que nunca quis fazer a escritura tem o nome dele na conservatória do registo perdial constando nas finanças o nome do nosso pai. O nosso pai conseguiu registar a casa nas finanças sem apresentar escritura. Já contactámos o herdeiro do vendedor e não conseguimos resolver nada.

Desde já obrigada.

• Like 1
    há 12 horas, Elisabete Ramos disse:

Boa noite,

Tenho um problema sem resolução à vista. Eu e o meu irmão herdámos um apartamento dos nossos pais cuja a escritura nunca foi feita. Perante esta situação não podemos proceder à venda do apartamento com o qual não temos interesse em ficar. No entanto, temos encargos que não conseguimos cumprir nomeadamente IMI e condomínio. O vendedor que nunca quis fazer a escritura tem o nome dele na conservatória do registo perdial constando nas finanças o nome do nosso pai. O nosso pai conseguiu registar a casa nas finanças sem apresentar escritura. Já contactámos o herdeiro do vendedor e não conseguimos resolver nada.

Desde já obrigada.

Que confusão!!! 
    Como é que a escritura nunca foi feita?

O IMI pagava-o o vosso pai certo? Parece-me que sim pois o apartamento está registado nas finanças no nome dele. 

Como é que o imóvel foi "herdado" em que nome está agora? 

Qual o motivo de não conseguirem vender? Que documentos estão em falta (errados) para além da caderneta predial?

Quanto ao nome na caderneta predial estar ainda o antigo dono, devem dirigir-se ao registo predial e perguntar o que é preciso fazer/pagar para alterar o nome para o vosso. Se nunca passou para o nome dos pais provavelmente ainda terão IMT a pagar...

• Like 1
    • 3 weeks later...

Conheço uma situação semelhante e só conseguiram resolver recorrendo à usucapião.

Mas se não conseguem pagar o IMI dificilmente vão conseguir pagar os 10% do valor patrimonial de imposto de selo para fazer isto.

Além de que é estúpido estar a pagar para sermos donos de algo que já é nosso.

Se o vendedor é só um e está vivo suponho que a maneira mais fácil de resolver isso é fazerem a escritura.

Edited by JoaoSousa