Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • IRS sobre rendimentos categoria B e anexo J (estrangeiro)


    Andreia Vilas Boas

    Recommended Posts

    Andreia Vilas Boas

    Boa noite,

    Sempre achei que os rendimentos da categoria B, independentemente da origem, não eram considerados a 100% para o rendimento tributável (mas pelo menos a partir de 75% na maioria das atividades, especialmente no caso do CIRS 1519 ou similares). Sendo que não podemos simular o IRS com anexo J, simulei inicialmente como se o rendimento tivesse sido recebido em Portugal e confirmei que o rendimento coletável apenas considerava 75% do meu rendimento. Obviamente depois coloquei em conformidade no anexo J e submeti. Para meu espanto, na nota de liquidação o rendimento coletável considerou 100% do meu rendimento e não apenas 75%. Fui considerada não-residente no outro país (Candá) e residente em Portugal o ano inteiro. Não estou a conseguir perceber o porquê de não haver lugar a aplicação da regra sendo que sou residente em Portugal e a declaração de impostos principal é precisamente cá. A única diferença é ter recebido o dinheiro noutro país por serviços que prestei no estrangeiro.

    Alguém já passou por esta situação? Há alguma regra que desconheça que não isenta rendimento estrangeiro mesmo sendo auferido por residente? 

    Quero acreditar que é um erro da AT, pelo que fiz entretanto uma reclamação graciosa (um bocado sem perceber até o que colocar no imposto reclamado, que o site não é amigo do contribuinte no que toca a reclamações), mas gostava de tentar antecipar o que daí possa vir...

    Obrigada!

    AVB

    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Create New...