Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Contribuir para a reforma sem estar a trabalhar, onde investir?

mariamaria

Recommended Posts

Olá, durante muitos anos trabalhei com contratos de trabalho e descontei para a reforma. Entretanto, fui para a Inglaterra onde voltei a ter contrato e a descontar para o sistema de lá. Regressei a Portugal há vários anos e quase sempre trabalhei com recibos verdes. Já lá vão 5 anos. Não descontei nada para a reforma e nem sei como o fazer, pelo que li dá para contribuir para a segurança social mesmo não estando a trabalhar ou com recibos verdes. Gostava de saber se vale a pena contribuir para a segurança social, actualmente ganho algum dinheiro através de uma casa que estou a arrendar e posso começar a fazer essa mesma poupança reforma. Que solução recomendam? Conta poupança reforma ou descontos para a segurança social?

• 3 weeks later...
    A 14/10/2020 às 12:30, mariamaria disse:

Olá, durante muitos anos trabalhei com contratos de trabalho e descontei para a reforma. Entretanto, fui para a Inglaterra onde voltei a ter contrato e a descontar para o sistema de lá. Regressei a Portugal há vários anos e quase sempre trabalhei com recibos verdes. Já lá vão 5 anos. Não descontei nada para a reforma e nem sei como o fazer, pelo que li dá para contribuir para a segurança social mesmo não estando a trabalhar ou com recibos verdes. Gostava de saber se vale a pena contribuir para a segurança social, actualmente ganho algum dinheiro através de uma casa que estou a arrendar e posso começar a fazer essa mesma poupança reforma. Que solução recomendam? Conta poupança reforma ou descontos para a segurança social?

Ja viu se o seguro social voluntário da seg social (SS) lhe interessa?

Já ouvi pessoas a falar deste seguro, normalmente é feito por domesticas, para garantir um rendimento quando chegarem à idade da reforma. Veja no site da SS.

Se conseguir faça os 2.

Se já descontou tem os descontos na ss. os descontos estão lá, é só ver na segurança social direta quantos anos tem de descontos. Atenção que antigamente havia mais de um numero de segurança social por pessoa, e para cada nome havia um. estou me a referir pessoa solteira e depois de casada mudava o numero, pois as sras adotavam o nome do marido.

Para descontar é só meter os papeis na segurança social como trabalhador independente, mas o valor da contribuição é alto.