Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Compra de um imovel dentro da Familia

Ricardo Branco

Recommended Posts

Ricardo Branco

Olá

Tenho alguma questões referente ao processo em geral na compra de um imóvel dentro da familia. Se alguem puder ajudar agradecia.

-Irei comprar um imovel dentro da familia, sem estar em nenhuma agência, quais os passos seguintes caso se tenha acertado um valor ?
    - Caso o avaliador atribua um valor superior ao que foi acertado, as finanças podem bloquear a venda do imovel ?
    - Para pedir um emprestimo, é na base do valor acertado pela familia ou pela o avaliador ?
    - Como fazer o pagamento deste imovel? terá que ser feito para o cabeça de casal ?
    - Referente ao IRS, temos de preenchar algum documenta extra pela compra dos imoves ?

Muito Obrigado

Guest PaulaSar
    há 2 horas, Ricardo Branco disse:

Olá

Tenho alguma questões referente ao processo em geral na compra de um imóvel dentro da familia. Se alguem puder ajudar agradecia.

1-Irei comprar um imovel dentro da familia, sem estar em nenhuma agência, quais os passos seguintes caso se tenha acertado um valor ?
    2- Caso o avaliador atribua um valor superior ao que foi acertado, as finanças podem bloquear a venda do imovel ?
    3- Para pedir um emprestimo, é na base do valor acertado pela familia ou pela o avaliador ?
    3- Como fazer o pagamento deste imovel? terá que ser feito para o cabeça de casal ?
    5- Referente ao IRS, temos de preenchar algum documenta extra pela compra dos imoves ?

Muito Obrigado

Vou numerar as respostas e dar a minha opinião por experiência própria.

1.Marcar escritura em notário ou na casa pronta, são necessários documentos específicos e estarem presentes todos os herdeiros na escritura, incluindo os cônjuges casados em bens adquiridos. O notário o informará do que necessita ou poderá ver no portal da casa pronta, dependendo de onde quer fazer a escritura. 

2. Se já acordaram o preço para quê avaliar? E o que é que as finanças tem a haver com isso? Nas finanças o valor da casa é o valor patrimonial que consta na caderneta predial e é o que entra em inventário. O acordo é sempre quando as pessoas querem mais dinheiro e não aceitam este valor. (A avaliação que fizer só vai servir para os outros herdeiros exigirem mais dinheiro e não serve para nada, os herdeiros vêm os bens dos falecidos como lucro, nunca pensão em guardar para lembrança, preferem vender a quem dá mais). 

3. Para pedir empréstimo, o banco avaliará a casa e dará ou não o empréstimo. O valor da avaliação do banco é que servirá para estipular o valor do empréstimo. Você só pede o que necessita. O banco até pode avaliar por 4 x  mais, não interessa. 

4. O pagamento é feito no acto da escritura no valor dividido pelo herdeiros. 

Atenção que no meu caso tinha que fazer duas escrituras em notário, uma em nome do herdeiros e a definitiva depois de comprar. 

No notário só podia comprar se a casa estivesse em nome de todos os herdeiros e na cota respectiva mencionada na habilitação de herdeiros. Só depois faria a 2 escritura e                      pagaria o montante correspondente à cota de cada herdeiro. O pagamento tem que ser feito com cheque visado pelo banco.

Na casa pronta não sei.

5. Em relação ao irs e (ou) às mais valias aconselho-o a dirigir-se às finanças e perguntar.

Não pode fazer a compra ao cabeça de casal, todos os herdeiros têm direito à herança e todos têm direito a licitar os bens. O que quer fazer é uma compra fictícia visto que o cabeça de casal não faz escritura.

Tem que fazer escritura ou não vai comprar nada.

Eu não consegui fazer escritura, porque os meus irmãos se recusaram a por a casa em nome deles e queriam que eu pagasse a parte de um dos herdeiros, com um valor exorbitante, de boca. 

Sem contrato de promessa e compra e venda e sem escritura não há compra, você vai pagar a casa e fica sem ela porque não vai ficar em seu nome. Mais qualquer herdeiro pode exigir partilhas a qualquer momento e o que pagar ao cabeça de casal fica sem efeito e a casa ira para inventário e qualquer 1 pode comprá-la.

CountingCents
    há 10 horas, Ricardo Branco disse:

Olá

-Irei comprar um imovel dentro da familia, sem estar em nenhuma agência, quais os passos seguintes caso se tenha acertado um valor ?
    - Caso o avaliador atribua um valor superior ao que foi acertado, as finanças podem bloquear a venda do imovel ?
    - Para pedir um emprestimo, é na base do valor acertado pela familia ou pela o avaliador ?
    - Como fazer o pagamento deste imovel? terá que ser feito para o cabeça de casal ?
    - Referente ao IRS, temos de preenchar algum documenta extra pela compra dos imoves ?

Muito Obrigado

Próximo passo é tratar de ter Certificado Energético (caso se aplique), Certidão Permanente, Caderneta Predial e Licença de Utilização (caso não esteja averbada na certidão).

De seguida deve ir ao banco ver se lhe fazem o empréstimo (pode recorrer a intermediários de crédito também, como o Dr Finanças). Tem que ver quais são as condições que oferecem, mas deve ser algo entre 85% do valor de escritura OU 85% do valor de avaliação, o menor dos 2 valores.

Pode vender abaixo do Valor Patrimonial, sendo esse o valor que conta (O mais alto entre Patrimonial e de Escritura) para pagamentos de Impostos nesse caso.

O pagamento terá que ser por cheque Bancário ou visado.

Pela compra não tem que preencher nada de especial no IRS.