Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 7 horas, Francisco_ disse:

Dados recolhidos a 28 Agosto, retorno real (já descontado da inflação portuguesa, antes de possivel tributação)

image.png.067935c2974aef362e16856f69b45098.png

Os Fundos PPR a azul são todos os que registaram risco 4  e 5 que estão na APFIPP com histório de 5 anos e um outro que não está mas inclui ao ir buscar aos dados da gestora. Carteira passiva é 50% / 50% rebalanceada 1 vez por ano dos fundos indice que estão a verde e laranja.

O primeiro PPR deve ser o Alves Ribeiro, podes confirmar? Depois de impostos pode fazer frente á carteira passiva (vermelho).

Estou cada vez mais inclinado para quando entrar, entrar com fundo de bonds a bater o indice (NB euro Bonds, ainda por cima com os resultados que apresenta serem já liquidos) e ETF de stocks provavemente de sp500, visto os fundos de stocks nao baterem os indices.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Francisco_ disse:

Sim, é esse. Uma discussão que pode ser interessante nesse aspecto que referes ocorreu neste tópico AQUI

Em relação ao NB Obrigações Euro, convém verificar que o "bater o indice" ao ver-se em sites como a Morningstar tem os seus problemas:

- O benchmark ou índice agregado das obrigações Euro utilizado, visto aqui, tem uma maturidade de 8,67 anos quando comparada com a de 21,33 anos do NB Obrigações. Isto é, existe uma aposta muito maior em obrigações de longo prazo que têm naturalmente muito maior exposição e risco a movimentos das taxas de juro, o que fez toda a diferença desde 2012 para cá com as sucessivas reduções que o BCE fez e a convexidade que existe inerente ao funcionamento das obrigações. Adicionalmente, o NB Obrigações recorre a uma aposta em deter maiores posições de países cujo risco de crédito é maior em comparação ao índice, bem como de deter muito menos posições (menos diversificado). Logo, estamos a comparar maçãs com laranjas neste caso. Marcadamente diferente do ponto de vista do investidor, basta ver o comportamento durante o recente período de stress.

- Em relação aos resultados, tendo em conta o referido para o caso da aposta declarada em obrigações de longo prazo no seu histórico (actualmente em 21,33 anos de duração), será muito mais justo comparar o mesmo a um fundo (para termos já os custos em consideração) que tenha detenha obrigações com uma maturidade mais longa. Vamos buscar um que até nem ultrapassa a aposta e tenta ter uma maturidade superior a 15 anos mas inferior a 20 anos (anda nos 18,86 anos). Mesmo assim não temos a aposta activa em posições de maior risco de crédito, mas será uma comparação mais justa:

NB Obrigações

Rent. Anualiz.            25/09/2020
    Ano 6.71 %
    3 anos anualiz. 8.67 %
    5 anos anualiz. 6.25 %
    10 anos anualiz. 8.33 %

Lyxor Euro Government Bond 15+Y        25/09/2020

Ano                           9.69 %

3 anos anualiz.      11.17 %

5 anos anualiz.       8.48 %

10 anos anualiz.   11.65 %

Por acaso também tinha achado estranho o benchmark do NB obrigações.

Ainda assim, isto faz sentido?:

- O lyxor 15+ depois impostos aproxima as rentabilidades ás do NB obrig que julgo serem valores liquidos.

- E principalmente, em caso de subida de juros (ou outro acontecimento), o NB tem um gestor activo que se vai mexer pra tentar reduzir as perdas, ao contrario de um ETF que será mais estático.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Francisco_ disse:

- Os valores de rentabilidade que apresentam são liquidos de custos, não são liquidos de impostos. Isto para o NB ou outro qualquer.

- A expressão é mesmo essa, "tentar", porque as suas acções tanto podem dar resultado como prejudicar ainda mais. Em todo o caso, nesta situação tem pouco por onde fugir se existir de facto uma subida de taxas de juro ou uma incerteza perante o crédito de um pais ou conjunto de paises que não seja controlada e aparada pelo BCE (como tem acontecido). São apostas, temos de viver com elas. O que eu vejo pelos numeros é que o risco assumido neste historico de 3, 5 ou 10 anos não se traduziu num retorno coincidente com um risco similar (até menor!) que um ETF que seguiu um índice registou em igual periodo.

Certíssimo. Mas no tópico do Fundos tinha entendido que se o fundo é português, eles apresentam os resultados já líquidos de irs. Tenho de confirmar isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    7 minutes ago, pge said:

Certíssimo. Mas no tópico do Fundos tinha entendido que se o fundo é português, eles apresentam os resultados já líquidos de irs. Tenho de confirmar isso.

Não, se o fundo é português o que acontece é que quando resgatas UP o valor é entregue liquido de IRS à taxa liberatória (até é uma desvantagem, em minha opinião). Não tem nenhuma implicação com as rentabilidades apresentadas quer para o NB Obrigações ou o ETF mencionado (ou outro qualquer).

Editado por Francisco_
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, pge disse:

Foram até 30/Junho/2015, quando a legislação mudou para o que temos actualmente.

Foi na mesma altura que os FI Imobiliários começaram também a pagar parte do IMI e do IMT, que antes estavam a 100% isentos de pagar.

Estas alterações deveram-se à necessidade de reformas na tributação devido ao "resgate financeiro" de Portugal em 2011, impostas pela troika.

Citação

A fiscalidade dos fundos de investimento incide sobre a parte dos rendimentos gerados a partir de 1 de julho de 2015. Assim, a valia apurada no resgate ou transmissão onerosa da Unidade de Participação (UP) é dada pela diferença entre o valor de alienação/resgate e o valor de aquisição/subscrição da UP, exceto quanto a UP adquiridas/subscritas antes de 1 de julho de 2015, em que a valia apurada no resgate ou transmissão onerosa da UP, é dada pela diferença entre o valor de realização e o valor da UP que reflita os preços de mercado de 30 de junho de 2015 ou o valor de aquisição/subscrição, caso este tenha sido superior

https://www.rankia.pt/fundos-de-investimento/fiscalidade-dos-fundos-investimento/

Fundos de investimento com regras alteradas desde 1 de julho

https://ind.millenniumbcp.pt/pt/geral/fiscalidade/Pages/atualidades_legais/2015/julho_2015/fundos-investimento-com-regras-alteradas-desde-1-julho.aspx

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Francisco,

Percebo o que diz e até compreendo.

Eu tenho o NB europa, e escolhi-o por apresentar resultados consistentes nos últimos 20 anos, e apesar de uma boa dose de volatilidade, as perdas anuais foram pouco frequentes e muito baixas.

Preferia que ele tivesse uma maturidade mais baixa, visto também possuir um ETF +15 anos, contudo “confio” que o gestor saiba o que está a fazer e que acabe depois por baixar a maturidade.

Nisto das obrigações preferi apostar numa aposta mista de parte em gestão ativa e parte em gestão passiva.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A gestão passiva já alcança uma quota de mercado de 20% na Europa

Enquanto nos Estados Unidos já vai quase em 50% (se encontrar o artigo depois partilho aqui) e na Future Proof vai em 80%. Acho que sabemos o sentido ?

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    57 minutes ago, Virtua said:

A gestão passiva já alcança uma quota de mercado de 20% na Europa

Enquanto nos Estados Unidos já vai quase em 50% (se encontrar o artigo depois partilho aqui) e na Future Proof vai em 80%. Acho que sabemos o sentido ?

Muito interessante ver a tabela com o detalhe na Europa:

lampada

A diferença de AuM em "Fixed Income" e´ ainda tremenda, e mesmo os fluxos de entrada nessa categoria estao ainda muito virados para a gestao activa.

Quanto aos USA, os últimos numeros que vi eram ~50% em US Equity mas em "Fixed Income" e "International Equity" ainda estava longe da paridade:

https://www.morningstar.com/insights/2019/06/12/asset-parity

Assim por alto e no total, perto de 45% passivo e 55% activo. Possivelmente com os fluxos desde entao para ca´ deve estar a ficar mais um ou dois % para passivo.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A tabela está boa. E nota-se que alguns mitos ainda continuam (e eu ainda os tive algum tempo). Gestão activa em bonds é melhor. Gestão activa equity em momentos de volatilidade é melhor. Mesmo que a subscrição de passive equity seja o dobro da active equity no último ano, no último mês aconteceu quase o inverso.

Em relação ao que disse os dados que tenho estão alinhados com os teus (como tem de ser pk a fonte é a mesma) mas os tipos que eu leio têm mais jeito para gráficos:

image.png.7f7ef9a2b6d8a74246702d8dcc327830.png

The Shift from Active to Passive Investing: Risks to Financial Stability?

O paper é interessante e tb lá tem os leveraged:

image.png.76fa9e58495c003b32b6446c2615da83.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    6 hours ago, Virtua said:

A tabela está boa. E nota-se que alguns mitos ainda continuam (e eu ainda os tive algum tempo). Gestão activa em bonds é melhor. Gestão activa equity em momentos de volatilidade é melhor. Mesmo que a subscrição de passive equity seja o dobro da active equity no último ano, no último mês aconteceu quase o inverso.

Em relação ao que disse os dados que tenho estão alinhados com os teus (como tem de ser pk a fonte é a mesma) mas os tipos que eu leio têm mais jeito para gráficos:

The Shift from Active to Passive Investing: Risks to Financial Stability?

O paper é interessante e tb lá tem os leveraged:

Excelente artigo, mais um para ler, obrigado!

Em relação ao que destaquei a negrito no teu comentario, julgo que isso será discutível. Ainda na ultima informação que li SPIVA Q1 2020:

----Para "Fixed Income", gestao activa nos últimos 15 anos:

SPIVA 2020: Active Funds vs. Their Benchmarks: Fixed Income 15 Years (6/1/2005 - 6/30/2020)

2113112859_SPIVA_report_Pie_FixIncome-9-22-2020-Q2.png.6d1596b55df8ff832687453dcbe603ee.png

-- Para "Equity" em momentos de maior volatilidade:

The consistency of large-cap managers' underperformance in 2020's first quarter market decline and the April rebound was especially noteworthy, according to Liu. By her team's research:

• In Q1, some 54% of all large-cap funds underperformed.
    • In April's updraft, the year-to-date underperformance percentage by active large-cap managers increased to 59%.

This all took place, of course, during a period in which the IFA SP 500 index posted its worst quarterly performance (-19.6%) since the global financial crisis in 2008. After that February-March fall, blue chip stocks as represented by this benchmark rose by 12.8%. 

While such data in the longer scheme amounts to little more than noise, active management's performance during such volatile times does strike IFA's wealth advisors as somewhat ironic. After all, active fund managers typically justify their higher management and transactional costs with claims of protecting wealth during times of severe market stress.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Francisco_ disse:

Em relação ao que destaquei a negrito no teu comentario, julgo que isso será discutível. Ainda na ultima informação que li SPIVA Q1 2020:

Expliquei-me mal. Isso vem em sequência de "alguns mitos ainda continuam". Em equity tem sido mais simples de ver a overperformance pasiva. Mas em bonds ainda há muito a visão que gestão activa consegue bater a passiva. Tal como a visão, que provou ser errada, que a gestão activa é melhor que a passiva em momentos de volatilidade.

"Actively managed funds failed to outstrip their passively managed counterparts in the wake of the turmoil sparked by the pandemic, despite many active managers touting the turbulence as an opportunity, according to new research."

https://www.ft.com/content/d3ddba89-c220-4ebc-a89f-fdc97af8c9c4

Citação

Excelente artigo, mais um para ler, obrigado!

Tenho juntado muitos no post a seguir aos teus na página principal. Já me deram jeito. Estou sempre a recomendar mais ou menos as mesmas coisas a clientes ao longo dos tempos e os meus favoritos do browser estão sempre cheios de "lixo". Ao menos ali estão bonitinhos. Podes ir dando uma olhadela de vez em quando ?

(e podes roubar para os teus posts se quiseres, não precisas sequer de dar crédito. Aliás acho que isso de dar crédito potencialmente vai ser chato porque parece-me que sempre que alteras os posts apita a dizer que me mencionaste).

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites