Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Recommended Posts

• Replies 1.7k
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Francisco Martins
    6 hours ago, Virtua said:

Acabei de descobrir este site: https://www.sharesight.com/

Parece bastante interessante. Já alguém conhece e/ou usou?

Não conhecia, pelo que vejo tem uma versão "free" que permite registar, com algumas limitações, 1 portfolio com até 10 activos. Tem grande parte dos produtos de bolsas europeias, pena não ter XETRA porque há muitos ETF que são maioritariamente (ou exclusivamente) trocados em € nessa bolsa.

Edited by Francisco_
    há 1 hora, Francisco_ disse:

Não conhecia, pelo que vejo tem uma versão "free" que permite registar, com algumas limitações, 1 portfolio com até 10 activos. Tem grande parte dos produtos de bolsas europeias, pena não ter XETRA porque há muitos ETF que são maioritariamente (ou exclusivamente) trocados em € nessa bolsa.

Tenho andado a pesquisar serviços semelhantes ao que pretendo criar. Estes tipos são neo-zelandeses daí poderem falhar em algumas coisas na Europa mas estão em expansão. Com 150k users e a facturar 10 milhões/ano eu tb estaria a apontar para a "World domination" ?

Citação

The highlight for August [2020] was adding support for over 12,000 UK managed funds with 20+ years of price and distribution history now available.

Edited by Virtua
    • Upvote 1
    há 9 horas, Virtua disse:

Acabei de descobrir este site: https://www.sharesight.com/

Parece bastante interessante. Já alguém conhece e/ou usou?

Eu uso a versão FREE e gosto bastante. As versões pagas acho que são um pouco caras, mas até agora tenho me safado bem com a free.

Gosto particulamente da maneira como separam os ganhos/perdas com a alteração dos activos dos ganhos/perdas com as alterações entre moedas.

São também super activos com a comunidade. Fazem frequentemente posts no blog e webinars. Podes encontrar muitos videos deles no youtube. 

• Upvote 1
    há 18 minutos, Balth89 disse:

Gosto particulamente da maneira como separam os ganhos/perdas com a alteração dos activos dos ganhos/perdas com as alterações entre moedas.

Isso é excelente. Embora eu faça isso acho que nunca tinha visto num serviço deste tipo. Vou ter de explorar! Separar os ganhos do investimento em ganhos do activo e ganhos do câmbio acho que é essencial para investimentos em moedas que não as nossas.

há 30 minutos, fousa disse:

Tenho o objectivo de criar o portfólio permanente de Harry Browne e após muita pesquisa (nunca é demais agradecer a vossa partilha de conhecimento), cheguei ao seguinte:

Alocação ISIN Descrição Replicação Bolsa Domicílio TER Tamanho Banco Custo transação Custos guarda anual
    25% Acções IE00B4L5Y983 iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) EUR Física (amostragem) EAM - Euronext Amsterdam Ireland 0.20% 21,242 Banco best 0,08% (mínimo: € 10,00) 24 €
    25% Obrigações longo-prazo LU1686832194 Lyxor Euro Government Bond 25+Y (DR) UCITS ETF - Acc Física (completa) EPA - Euronext Paris Luxembourg 0.10% 159 Degiro € 2,00 + 0,03% 2,50 €
    25% Ouro DE000A0S9GB0 Xetra-Gold Física (backed) FRA - Frankfurt Stock Exchange Germany 0.00% 11,656 Activobank 0,15%  (mínimo: € 15,00) 20 €
    25% Cash   Cash/Depósito prazo/CA/CTPC                

Vou espalhar os ovos por 3 cestos,  Banco best, Activobank e Degiro. Primeiro porque têm os ETF's escolhidos e segundo porque já tenho conta nos mesmos. Estimo que esta diversificação de cestas vai-me custar no mínimo 75€ anuais (custos de guarda e 1 transação por ETF). Acham muito? Ou é um "preço a pagar" pela "diversificação"?(vale o que vale)

O tamanho do LU1686832194 Lyxor Euro Government Bond 25+ parece pequeno. Será um problema? Não encontro outro com os mesmos requisitos e maturidade similar.  Como este fundo é de 2015, que fundo escolhem no justetf para backtest de período mais alargado?

Podes trocar ações na degiro e obrigações no best, pq tenho ideia que esse na degiro é gratuito. No best se optares pela plataforma btpro não pagas guarda de titulos.

Nas obrigações estou entre esse e o LU0290355717.

• Upvote 1
    há 3 horas, fousa disse:

Vou espalhar os ovos por 3 cestos,  Banco best, Activobank e Degiro. Primeiro porque têm os ETF's escolhidos e segundo porque já tenho conta nos mesmos. Estimo que esta diversificação de cestas vai-me custar no mínimo 75€ anuais (custos de guarda e 1 transação por ETF). Acham muito? Ou é um "preço a pagar" pela "diversificação"?(vale o que vale)

Depende do valor investido! ;)

Como “Rule of thumb”, deverá tentar-se que os custos para investir em ETF’s não excedam os 0,5%/ano do valor investido.

Por exemplo, para 100.000€, os custos não deverão exceder os 500€.

Mas depende sempre de cada um! E o importante mesmo é dormir descansado à noite!!

• Upvote 1
    Francisco Martins
    3 hours ago, fousa said:

Tenho o objectivo de criar o portfólio permanente de Harry Browne e após muita pesquisa (nunca é demais agradecer a vossa partilha de conhecimento), cheguei ao seguinte:

Alocação ISIN Descrição Replicação Bolsa Domicílio TER Tamanho Banco Custo transação Custos guarda anual
    25% Acções IE00B4L5Y983 iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) EUR Física (amostragem) EAM - Euronext Amsterdam Ireland 0.20% 21,242 Banco best 0,08% (mínimo: € 10,00) 24 €
    25% Obrigações longo-prazo LU1686832194 Lyxor Euro Government Bond 25+Y (DR) UCITS ETF - Acc Física (completa) EPA - Euronext Paris Luxembourg 0.10% 159 Degiro € 2,00 + 0,03% 2,50 €
    25% Ouro DE000A0S9GB0 Xetra-Gold Física (backed) FRA - Frankfurt Stock Exchange Germany 0.00% 11,656 Activobank 0,15%  (mínimo: € 15,00) 20 €
    25% Cash   Cash/Depósito prazo/CA/CTPC                

O tamanho do LU1686832194 Lyxor Euro Government Bond 25+ parece pequeno. Será um problema? Não encontro outro com os mesmos requisitos e maturidade similar.  Como este fundo é de 2015, que fundo escolhem no justetf para backtest de período mais alargado?

Estou como o Edge, depende do montante envolvido e da capacidade de conseguir dormir descansado. Pode-se sempre ter o mesmo ETF em mais que um local, eventualmente usar a Degiro para os reforços periodicos porque fica mais em conta nas transacções e ter nos outros locais um montante substancial do mesmo ETF parqueado.

Em relação ao LU1686832194, também não existe mais nenhuma opção "melhor" a nível de tamanho, volume, TER e spreads na oferta actual de ETF obrigações maturidades longas. Nesta lista (acumulativos, acima dos 10 anos) podem-se ver as outras alternativas que aparecem e nenhuma é mais apelativa. Para ver mais historico nos de +25Y pode-se utilizar o LU0290357846, os indices que seguem não são exactamente os mesmos ao longo dos tempos, ate prefiro o indice actual que o LU1686832194 segue pois é mais diversificado.

Edited by Francisco_
    • Upvote 1
    superkinas
    há 3 minutos, Francisco_ disse:

Estou como o Edge, depende do montante envolvido e da capacidade de conseguir dormir descansado. Pode-se sempre ter o mesmo ETF em mais que um local, eventualmente usar mais a Degiro para os reforços periodicos porque fica mais em conta nas transacções e ter nos outros locais um montante substancial do mesmo ETF.

Em relação ao LU1686832194, também não existe mais nenhuma opção "melhor" a nível de tamanho, volume, TER e spreads na oferta actual de ETF obrigações maturidades longas. Nesta lista (acumulativos, acima dos 10 anos) podem-se ver as outras alternativas que aparecem e nenhuma é mais apelativa. Para ver mais historico nos de +25Y pode-se utilizar o LU0290357846, os indices que seguem não são exactamente os mesmos ao longo dos tempos, ate prefiro o indice actual que o LU1686832194 segue pois é mais diversificado.

porque não IE00B4L5Y983 na degiro, visto ser free

• Upvote 1
    Francisco Martins
    Just now, superkinas said:

porque não IE00B4L5Y983 na degiro, visto ser free

Foi isso que eu referi logo no primeiro paragrafo, isto tendo em conta que é mesmo para seguir com os três locais. Enfim, suspeito que o fousa tenha colocado dessa forma na tabela porque não tem acesso ao LU1686832194 em mais lado nenhum a não ser na Degiro.

Edited by Francisco_
    • ruicarlov pinned this topic
    há 3 horas, nOrte disse:

Viva @Virtua, a que ETF te referes em concreto? Não encontro nenhum com estas maturidades. Abraço, 

Não estava a pensar em nenhum em particular. Estava só a pensar conceptualmente!! Espero que não seja ausência de ETFs que esteja a guiar a escolha de investimento neste aspecto!!

há 1 hora, P2P Money Maker disse:

Agora é que vai cair , diz a estatística 

ahahahah

Edited by Virtua