Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Recommended Posts

• Replies 436
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• Virtua

100

• pge

42

• Mouro Emprestado

42

• Francisco_

30

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos quatro posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para

Stocks, Bonds, Bills, and Inflation® (SBBI®) (2020 Summary Edition) Uma das bíblias da indústria financeira que agora o CFA Institute oferece em versão digital.

E se fossem 130 negativos, os ETFs passavam a ser maus?

Posted Images

Francisco_

--- CONCEITOS de INVESTIMENTO para o INVESTIDOR COMUM ---

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ARTIGOS E VÍDEOS INTERESSANTES

IF YOU CAN - by William J. Bernstein - 2014

THE LOSER’S GAME - by Charles D. Ellis - 1975 (indicação do utilizador Virtua)

➤ How to Win the Loser's Game - by Sensible Investing (indicação do utilizador Virtua)

trabalho em desenvolvimento...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PARA FORMULAR PERGUNTAS SOBRE INVESTIMENTO (indicação do utilizador Lynch II)

Descrição (Sintetizada) da filosofia/objectivo/perfil: 

Prazo - Anos  0-10  10-25    25+   35+

Relação com capital :  0 Despreocupado   1 Confortável   2 Moderada  3 Preocupado   4 Muito ansioso.

Risco:   Averso - Conservador - Moderado -Agressivo

Conhecimento financeiro :   0 - Iniciante  1 - Básico  2 - Razoável   3 - Bom  4 - Avançado

Objectivo (Definir rendibilidade que considera adequada) :   Exemplo 6%

Post 3 reservado para FAQ / WIKI

Edited by Francisco_
    • Thanks 1
    Francisco_

--- EXEMPLOS de CARTEIRAS ---

Esta lista é um conjunto de carteiras simples que servem apenas como mero exemplo de aplicação. Estão realizadas com produtos indicados na Lista de ETF e Índices expressa nesta WIKI/FAQ do ponto de vista do investidor Europeu.

A sua eventual utilização deve ter em consideração que cada investidor tem a sua propensão, vontade e capacidade para assumir riscos com o seu capital. Não existem dois investidores iguais, pelo que cada um deve decidir por si ou recorrer a profissional credenciado para o efeito. A manutenção de uma carteira/estratégia implica que os reforços realizados mensal/trimestral/anualmente e ou rebalanceamentos são feitos em conformidade com as percentagens atribuídas a cada componente.

Note-se que na literatura financeira com origem nos Estados Unidos da América (EUA) existem diversas outras recomendações de carteiras que têm sempre como ponto de vista um investidor dos EUA onde existe, por exemplo, uma clara diferenciação e separação em componentes entre acções do seu mercado nacional e do mercado internacional [desenvolvido ou emergente].

CLÁSSICA 60 / 40 [Mercados Globais]

-- 60% Acções - ETF iShares Core MSCI World UCITS, ISIN IE00B4L5Y983, link com detalhes [grátis DeGiro, bolsa euronext amsterdam]

-- 40% Obrigações - ETF Vanguard EUR Eurozone Government Bond UCITS, ISIN IE00BH04GL39, link com detalhes

ou outras divisões nas percentagens entre as gamas [ 25% / 75% ] a [ 75% / 25% ] são também reconhecidas consoante o risco a considerar.

--- Outras hipóteses para a componente de acções incluem:

Opções ETF da lista do post acima que sigam o Índice MSCI World, Developed Markets.

ETF Vanguard FTSE All-World UCITS, ISIN IE00BK5BQT80, link com detalhes [caso de incluir mercados emergentes em proporção]

--- Outras hipóteses para a componente de obrigações incluem:

ETF Xtrackers Eurozone Government Bond UCITS, ISIN LU0290355717, link com detalhes

ETF Lyxor Euro Government Bond - 5 a 7 anos UCITS, ISIN LU1287023003, link com detalhes [grátis DeGiro, bolsa euronext paris]

ETF Xtrackers Global Sovereign UCITS, ISIN LU0378818131, link com detalhes [opção para incluir exposição a dívida soberana fora da zona Euro]

ou outro ETF que aponte para maturidades intermédias e dívida soberana da lista do post acima.

PERMANENT PORTFOLIO [Investidor Europeu EUPP]

-- 25% Acções - ETF iShares Core MSCI World UCITS, ISIN IE00B4L5Y983, link com detalhes [grátis DeGiro, bolsa euronext amsterdam]

-- 25% Obrigações Longo Prazo - ETF Lyxor Euro Government Bond - mais de 25 anos UCITS, ISIN LU1686832194, link com detalhes

-- 25% Ouro - ETC Xetra-Gold (Physical), ISIN DE000A0S9GB0, link com detalhes

-- 25% Cash - Utilizar mistura de produtos com garantia de capital como Depósitos Bancários de curta/média duração, Certificados de Aforro, Certificados do Tesouro Poupança Crescimento e outros com hipótese e facilidade de resgate sem condições prejudiciais.

--- Outras hipóteses para a componente de acções incluem:

Opções ETF da lista do post acima que sigam o Índice MSCI World, Developed Markets.

ETF Vanguard FTSE All-World UCITS, ISIN IE00BK5BQT80, link com detalhes [caso de incluir mercados emergentes em proporção]

--- Outras hipóteses para a componente de Obrigações de Longo Prazo incluem outro ETF que aponte para maturidades longas (acima 10 anos) e dívida soberana da lista do post acima.

--- Outras hipóteses para a componente de Ouro incluem qualquer ETC ou ETF da lista do post acima. Eventualmente a possivel guarda de ouro em formato físico (libras, barras, etc) mas ter em atenção os spreads de compra/venda e as taxas referentes à guarda, certificação e outras cobradas pelos intermédiarios. Existem diversos detalhes relacionados com esta componente, pesquisar e informar-se com consiência das implicações.

Edited by Francisco_
    • Thanks 1
    Francisco_
    6 hours ago, Virtua said:

Acabei de descobrir este site: https://www.sharesight.com/

Parece bastante interessante. Já alguém conhece e/ou usou?

Não conhecia, pelo que vejo tem uma versão "free" que permite registar, com algumas limitações, 1 portfolio com até 10 activos. Tem grande parte dos produtos de bolsas europeias, pena não ter XETRA porque há muitos ETF que são maioritariamente (ou exclusivamente) trocados em € nessa bolsa.

Edited by Francisco_
    Virtua
    há 1 hora, Francisco_ disse:

Não conhecia, pelo que vejo tem uma versão "free" que permite registar, com algumas limitações, 1 portfolio com até 10 activos. Tem grande parte dos produtos de bolsas europeias, pena não ter XETRA porque há muitos ETF que são maioritariamente (ou exclusivamente) trocados em € nessa bolsa.

Tenho andado a pesquisar serviços semelhantes ao que pretendo criar. Estes tipos são neo-zelandeses daí poderem falhar em algumas coisas na Europa mas estão em expansão. Com 150k users e a facturar 10 milhões/ano eu tb estaria a apontar para a "World domination" ?

Citação

The highlight for August [2020] was adding support for over 12,000 UK managed funds with 20+ years of price and distribution history now available.

Edited by Virtua
    • Upvote 1
    Balth89
    há 9 horas, Virtua disse:

Acabei de descobrir este site: https://www.sharesight.com/

Parece bastante interessante. Já alguém conhece e/ou usou?

Eu uso a versão FREE e gosto bastante. As versões pagas acho que são um pouco caras, mas até agora tenho me safado bem com a free.

Gosto particulamente da maneira como separam os ganhos/perdas com a alteração dos activos dos ganhos/perdas com as alterações entre moedas.

São também super activos com a comunidade. Fazem frequentemente posts no blog e webinars. Podes encontrar muitos videos deles no youtube. 

• Upvote 1
    Virtua
    há 18 minutos, Balth89 disse:

Gosto particulamente da maneira como separam os ganhos/perdas com a alteração dos activos dos ganhos/perdas com as alterações entre moedas.

Isso é excelente. Embora eu faça isso acho que nunca tinha visto num serviço deste tipo. Vou ter de explorar! Separar os ganhos do investimento em ganhos do activo e ganhos do câmbio acho que é essencial para investimentos em moedas que não as nossas.

Tenho o objectivo de criar o portfólio permanente de Harry Browne e após muita pesquisa (nunca é demais agradecer a vossa partilha de conhecimento), cheguei ao seguinte:

Alocação ISIN Descrição Replicação Bolsa Domicílio TER Tamanho Banco Custo transação Custos guarda anual
    25% Acções IE00B4L5Y983 iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) EUR Física (amostragem) EAM - Euronext Amsterdam Ireland 0.20% 21,242 Banco best 0,08% (mínimo: € 10,00) 24 €
    25% Obrigações longo-prazo LU1686832194 Lyxor Euro Government Bond 25+Y (DR) UCITS ETF - Acc Física (completa) EPA - Euronext Paris Luxembourg 0.10% 159 Degiro € 2,00 + 0,03% 2,50 €
    25% Ouro DE000A0S9GB0 Xetra-Gold Física (backed) FRA - Frankfurt Stock Exchange Germany 0.00% 11,656 Activobank 0,15%  (mínimo: € 15,00) 20 €
    25% Cash   Cash/Depósito prazo/CA/CTPC                

Vou espalhar os ovos por 3 cestos,  Banco best, Activobank e Degiro. Primeiro porque têm os ETF's escolhidos e segundo porque já tenho conta nos mesmos. Estimo que esta diversificação de cestas vai-me custar no mínimo 75€ anuais (custos de guarda e 1 transação por ETF). Acham muito? Ou é um "preço a pagar" pela "diversificação"?(vale o que vale)

O tamanho do LU1686832194 Lyxor Euro Government Bond 25+ parece pequeno. Será um problema? Não encontro outro com os mesmos requisitos e maturidade similar.  Como este ETF é de 2015, que ETF escolhem no justetf para backtest de período mais alargado?

Edited by fousa
    corrigi - fundo para ETF
    • Upvote 1
    há 30 minutos, fousa disse:

Tenho o objectivo de criar o portfólio permanente de Harry Browne e após muita pesquisa (nunca é demais agradecer a vossa partilha de conhecimento), cheguei ao seguinte:

Alocação ISIN Descrição Replicação Bolsa Domicílio TER Tamanho Banco Custo transação Custos guarda anual
    25% Acções IE00B4L5Y983 iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) EUR Física (amostragem) EAM - Euronext Amsterdam Ireland 0.20% 21,242 Banco best 0,08% (mínimo: € 10,00) 24 €
    25% Obrigações longo-prazo LU1686832194 Lyxor Euro Government Bond 25+Y (DR) UCITS ETF - Acc Física (completa) EPA - Euronext Paris Luxembourg 0.10% 159 Degiro € 2,00 + 0,03% 2,50 €
    25% Ouro DE000A0S9GB0 Xetra-Gold Física (backed) FRA - Frankfurt Stock Exchange Germany 0.00% 11,656 Activobank 0,15%  (mínimo: € 15,00) 20 €

Vou espalhar os ovos por 3 cestos,  Banco best, Activobank e Degiro. Primeiro porque têm os ETF's escolhidos e segundo porque já tenho conta nos mesmos. Estimo que esta diversificação de cestas vai-me custar no mínimo 75€ anuais (custos de guarda e 1 transação por ETF). Acham muito? Ou é um "preço a pagar" pela "diversificação"?(vale o que vale)

O tamanho do LU1686832194 Lyxor Euro Government Bond 25+ parece pequeno. Será um problema? Não encontro outro com os mesmos requisitos e maturidade similar.  Como este fundo é de 2015, que fundo escolhem no justetf para backtest de período mais alargado?

Podes trocar ações na degiro e obrigações no best, pq tenho ideia que esse na degiro é gratuito. No best se optares pela plataforma btpro não pagas guarda de titulos.

Nas obrigações estou entre esse e o LU0290355717.

• Upvote 1
    há 3 horas, fousa disse:

Depende do valor investido! ;)

Como “Rule of thumb”, deverá tentar-se que os custos para investir em ETF’s não excedam os 0,5%/ano do valor investido.

Por exemplo, para 100.000€, os custos não deverão exceder os 500€.

Mas depende sempre de cada um! E o importante mesmo é dormir descansado à noite!!

• Upvote 1
    Francisco_
    3 hours ago, fousa said:

O tamanho do LU1686832194 Lyxor Euro Government Bond 25+ parece pequeno. Será um problema? Não encontro outro com os mesmos requisitos e maturidade similar.  Como este fundo é de 2015, que fundo escolhem no justetf para backtest de período mais alargado?

Estou como o Edge, depende do montante envolvido e da capacidade de conseguir dormir descansado. Pode-se sempre ter o mesmo ETF em mais que um local, eventualmente usar a Degiro para os reforços periodicos porque fica mais em conta nas transacções e ter nos outros locais um montante substancial do mesmo ETF parqueado.

Em relação ao LU1686832194, também não existe mais nenhuma opção "melhor" a nível de tamanho, volume, TER e spreads na oferta actual de ETF obrigações maturidades longas. Nesta lista (acumulativos, acima dos 10 anos) podem-se ver as outras alternativas que aparecem e nenhuma é mais apelativa. Para ver mais historico nos de +25Y pode-se utilizar o LU0290357846, os indices que seguem não são exactamente os mesmos ao longo dos tempos, ate prefiro o indice actual que o LU1686832194 segue pois é mais diversificado.

Edited by Francisco_
    • Upvote 1
    superkinas
    há 3 minutos, Francisco_ disse:

Estou como o Edge, depende do montante envolvido e da capacidade de conseguir dormir descansado. Pode-se sempre ter o mesmo ETF em mais que um local, eventualmente usar mais a Degiro para os reforços periodicos porque fica mais em conta nas transacções e ter nos outros locais um montante substancial do mesmo ETF.

Em relação ao LU1686832194, também não existe mais nenhuma opção "melhor" a nível de tamanho, volume, TER e spreads na oferta actual de ETF obrigações maturidades longas. Nesta lista (acumulativos, acima dos 10 anos) podem-se ver as outras alternativas que aparecem e nenhuma é mais apelativa. Para ver mais historico nos de +25Y pode-se utilizar o LU0290357846, os indices que seguem não são exactamente os mesmos ao longo dos tempos, ate prefiro o indice actual que o LU1686832194 segue pois é mais diversificado.

porque não IE00B4L5Y983 na degiro, visto ser free

• Upvote 1
    Francisco_
    Just now, superkinas said:

porque não IE00B4L5Y983 na degiro, visto ser free

Foi isso que eu referi logo no primeiro paragrafo, isto tendo em conta que é mesmo para seguir com os três locais. Enfim, suspeito que o fousa tenha colocado dessa forma na tabela porque não tem acesso ao LU1686832194 em mais lado nenhum a não ser na Degiro.

Edited by Francisco_
    10 hours ago, Virtua said:

Porquê da escolha de Euro Gov Bonds em detrimento de World Gov Bonds?

Viva @Virtua, a que ETF te referes em concreto? Não encontro nenhum com estas maturidades. Abraço, 

• ruicarlov pinned this topic
    Virtua
    há 3 horas, nOrte disse:

Viva @Virtua, a que ETF te referes em concreto? Não encontro nenhum com estas maturidades. Abraço, 

Não estava a pensar em nenhum em particular. Estava só a pensar conceptualmente!! Espero que não seja ausência de ETFs que esteja a guiar a escolha de investimento neste aspecto!!

há 1 hora, P2P Money Maker disse:

Agora é que vai cair , diz a estatística 

ahahahah

Edited by Virtua