Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Aquisição de Imóvel no Estrangeiro

Bruno Pinho

Recommended Posts

Bruno Pinho

Boas Pessoal 

Bom procurei no fórum e encontrei algumas situações parecidas, mas nada exatamente igual a minha situação. Passando ao assunto é o seguinte eu e outra pessoa estamos a pensar em adquirir um imóvel no Brasil e usa-lo como investimento para alugar em plataformas online como Booking, Airbnb, etc

A dúvida é na questão da tributação, e emissão de recibos e tendo em conta que a aquisição vai ser conjunta (duas pessoas), penso que se fosse em Portugal podia emitir dois recibos que representassem as partes que cada entidade recebeu, como o Imóvel vai ser adquirido no Brasil deixa-me um pouco mais confuso. Estou ciente que talvez vá ser necessário envolver alguém que possa aconselhar a melhor forma de fazer isto, mas gostava de fazer alguma investigação sobre este assunto primeiro.

Algumas questões:

*Na altura da compra, faz sentido criar uma sociedade/microempresa no Brasil para facilitar a movimentação de dinheiro, pagamento de despesas etc e comprar a casa no nome da microempresa ou não faz sentido e pode-se comprar a título pessoal, mesmo que objetivo seja para alugar?

*Recibos/Facturas terão que ser emitidos no Brasil, ou poderão ser emitidos a partir do nosso portal das finanças, mesmo que o rendimento seja em outro país? 

*Como vai funcionar caso queira transferir dinheiro do Brasil para cá, haverá dupla tributação? Ou visto já ter sido declarado no Brasil será livre de responsabilidades?

Basicamente gostava de saber qual é o melhor "approach" para que primeiro seja legal e segundo seja o mais rentável possível e claro, seja justo (50/50) para as duas partes envolvidas tanto financeiramente como burocraticamente.