Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Mais valias e habitacao propria Permanente em tempos de covid

Guest João

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Tenho a seguinte situacao. Em 2019 decidi adquirir Uma nova casa para habitação própria Permanente com recurso parcial a credito. A minha ideia Seria alugar a casa antiga e transitar para a Nova morada. Logo em 2019 procedi à alteracao da minha morada para a Nova casa de forma a pedir a isenção de imi.

Acontece que chegando ao periodo do covid decidi que estaria melhor vendendo a casa antiga, o que fiz este ano. O dinheiro recebido foi superior ao pago pela casa Nova e logo aqui gera-se a primeira questão. Se não liquidar o empréstimo tenho de pagar o valor de mais valia sobre o valor do emprestimo, porque não dispendi o dinheiro e o deixei na conta? Esta aparentemente simples pergunta já levou a algumas batalhas campais entre contabilistas que conheço.

Mas eis que agora decidi complicar ainda mais um pouco. Tenho interesse em comprar uma nova casa numa oportunidade que surgiu. Posso transitar de Novo o meu estatuto de habitacao propria Permanente e considerar esta nova habitacao, como o investimento a efectuar resultante da mais valia? (que De facto foi) Neste caso, só teria de ver com o meu banco a questão associada ao crédito actual.

Resumindo com valores exemplificativos:

Maio-19: compra de casa 175.000, com credito por 140.000 sem despesas a apresentar

Maio-20: venda de casa por 230.000 que foi comprada por 80.000

Neste caso o valor do imposto será (230-(175-140))*50%*taxa irs ou (230-175)*50%*taxa irs.

Junho-20 compra de casa por 190.000 usando o dinheiro recebido da venda do imovel.

Desde já muito obrigado!

João