Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Escolha retenção mensal

RibaTech

Recommended Posts

Boa noite.

Venho até aqui pedir uma ajudinha.

Fui pai em 2017, e desde então que tenho sempre ficado com a sensação que tou a descontar mais do que devia.

Facto que na altura não alterei o agregado familiar, mas se entrego uma declaração de parentalidade na empresa, partesse do princípio que fui pai né??!

Bom, finalmente tenho o impresso para alterar o agregado, tenho tudo preenchido, mas agora surge a dúvida no quadro 8 " opções do declarante"

1-  O declarante, estando nas condições legais, opta pela retenção como "casado único titular" ( circulares 8/89, de 18/4 e 11/94, de 18/3)

2- o declarante opta pela taxa de retenção mensal de: 

O 3 fala em pensão portanto deduzo que não se aplique em nada ao meu caso.

Explicando a minha situação actual: não somos casados, mas o último IRS já foi como unido de facto, e foi assim que preenchi agora o impresso, como unido de facto.

E como é lógico, a nossa filha mora conosco na nossa casa.

A minha dúvida é: este quadro é de preenchimento obrigatório? Se sim, qual opção? 

Agradeço imenso se alguém me puder ajudar.

( Tentei meter foto mas não consigo)

• 2 weeks later...
    A 28/07/2020 às 22:19, RibaTech disse:

Boa noite.

Venho até aqui pedir uma ajudinha.

Fui pai em 2017, e desde então que tenho sempre ficado com a sensação que tou a descontar mais do que devia.

Facto que na altura não alterei o agregado familiar, mas se entrego uma declaração de parentalidade na empresa, partesse do princípio que fui pai né??!

Bom, finalmente tenho o impresso para alterar o agregado, tenho tudo preenchido, mas agora surge a dúvida no quadro 8 " opções do declarante"

1-  O declarante, estando nas condições legais, opta pela retenção como "casado único titular" ( circulares 8/89, de 18/4 e 11/94, de 18/3)

2- o declarante opta pela taxa de retenção mensal de: 

O 3 fala em pensão portanto deduzo que não se aplique em nada ao meu caso.

Explicando a minha situação actual: não somos casados, mas o último IRS já foi como unido de facto, e foi assim que preenchi agora o impresso, como unido de facto.

E como é lógico, a nossa filha mora conosco na nossa casa.

A minha dúvida é: este quadro é de preenchimento obrigatório? Se sim, qual opção? 

Agradeço imenso se alguém me puder ajudar.

( Tentei meter foto mas não consigo)

A opção será a de casado dois titulares caso a esposa/companheira também trabalhe. O preenchimento deve ser feito sim.

De qualquer forma, mesmo que esteja a descontar mais do que devia, esse valor é depois acertado em sede de IRS, nunca fica a perder dinheiro.

Edited by Wakka
    há 10 horas, Wakka disse:

A opção será a de casado dois titulares caso a esposa/companheira também trabalhe. O preenchimento deve ser feito sim.

De qualquer forma, mesmo que esteja a descontar mais do que devia, esse valor é depois acertado em sede de IRS, nunca fica a perder dinheiro.

Boa noite. Agradeço desde já a resposta.

Mas fiquei na duvida, pois  no quadro não tem essa opção, as únicas são as que menciono, casado único titular( que no meu caso não se aplica, a de escolher uma percentagem para retenção, ou a outra mas é em casos de reforma, que também não se aplica ao meu caso.

Portanto, a única com lógica é a opção 2 de escolher uma taxa de retenção, e nesse caso não sei o que recolher.

Grato

Screenshot_20200728-221440_Easy-Resize.com.jpg

JRJordao

Esse quadro "Opções do Declarante" não será apenas para opções extra (fora do habitual) e assim sendo bastaria não selecionar nenhuma delas? Assumindo que o objetivo base do documento é a integração no regime "casado dois titulares", faria sentido.

UPDATE

Acho que encontrei o formulário, é este?

O quadro 7 parece-me suficiente para determinar a aplicação da tabela "casado dois titulares", caso escolha a opção 3 do lado direito.

image.png.37016bc4dd9f54db7890ff800b6b7127.png

Assim sendo, parece-me que o quadro 8 contém apenas opções extraordinárias, que não lhe interessam.

Edited by JRJordao
    há 12 horas, JRJordao disse:

Esse quadro "Opções do Declarante" não será apenas para opções extra (fora do habitual) e assim sendo bastaria não selecionar nenhuma delas? Assumindo que o objetivo base do documento é a integração no regime "casado dois titulares", faria sentido.

UPDATE

Acho que encontrei o formulário, é este?

O quadro 7 parece-me suficiente para determinar a aplicação da tabela "casado dois titulares", caso escolha a opção 3 do lado direito.

image.png.37016bc4dd9f54db7890ff800b6b7127.png

Assim sendo, parece-me que o quadro 8 contém apenas opções extraordinárias, que não lhe interessam.

Boa noite. Sim é esse formulário.

Pois de facto o meu único intuito é a comunicação da alteração de solteiro sem dependentes para união de facto com um dependente, e parece que nos outros quadros isso já está clarificado.

Vou entregar assim, ver se fica tudo certo.

Obrigado pelos esclarecimentos prestados por que me respondeu.

Bem haja