Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Iniciante no mundo imobiliário

Guest Ana Grou

Recommended Posts

Guest Ana Grou

Olá!

Eu e o meu namorado temos andado a analisar um pouco este "mundo" dos imobiliários mas somos mesmo muito leigos e gostariamos de entender mais! 

O nosso objetivo é comprar uma casa para depois coloca-la a arrendar. Para tal, estamos a pensar em pedir crédito ao banco e com base na renda que iremos receber, cobrimos essa despeza. As nossas dúvidas são: que tipo de custos nos esperam? Já ouvi falar que temos de pagar imposto, IMI, etc.

Existe já algum tópico que nos fale sobre isso? E gostaria também de ouvir as vossas sinceras opinioes, se é um mercado que vale a pena investir.

Agradecida :)

• 2 weeks later...
    JoaoSousa

Não pode pedir um crédito habitação se o propósito for arrendar (embora nada impeça de o fazer sem o banco saber).

Além do IMI, etc, 28% da renda que receberem vai para o estado. Mais vale viver na casa.

A 22/07/2020 às 09:08, Visitante Ana Grou disse:

Olá!

Eu e o meu namorado temos andado a analisar um pouco este "mundo" dos imobiliários mas somos mesmo muito leigos e gostariamos de entender mais! 

O nosso objetivo é comprar uma casa para depois coloca-la a arrendar. Para tal, estamos a pensar em pedir crédito ao banco e com base na renda que iremos receber, cobrimos essa despeza. As nossas dúvidas são: que tipo de custos nos esperam? Já ouvi falar que temos de pagar imposto, IMI, etc.

Existe já algum tópico que nos fale sobre isso? E gostaria também de ouvir as vossas sinceras opinioes, se é um mercado que vale a pena investir.

Agradecida :)

Comprar para arrendar não compensa neste momento a não ser que consiga um achado.
    O que vai pagar em impostos acaba por lhe tirar todo o possível lucro na maioria dos casos.

Obviamente que há excepções mas regra geral, só compensará a muito longo prazo mas depende do vosso objetivo. Eu pessoalmente não me meto em arrendamentos, só trás confusão e destruição do meu património.

Guest Pentequente

O IMI tem haver com o valor da casa, pode ser que fiques isenta se o valor for abaixo de 92.000 se não me engano mas também depende das zonas o que aconselhamos é a te informares com as agências imobiliárias sobre isso. comprar casa para arrendar não é algo que deves mencionar quando pedires o crédito , tens que pedir como habitação própria, e depois podes meter a arrendar e nesse caso tens que provar que lá vives de modo a não teres custos extras com as finanças

• 2 weeks later...
    IceMan1910

Estou farto de olhar para o imobiliário e a minha opinião é a mesma...

A unica hipotese é encontrar um achado...

Comprar uma casa para arrendar e na melhor das hipoteses tirar 4 ou 5% (que já não era mau!) com todo o trabalho que isso vai dar na procura, no arranjo, no arrendamento e depois em manutenção e garantir pagamento... 

Mais vale investir em ETFS no IWDA e tirar os 7% de rentabilidade dos últimos 100 anos do mercado (com a incerteza associada que diminui no horizonte temporal).

há 3 horas, IceMan1910 disse:

Estou farto de olhar para o imobiliário e a minha opinião é a mesma...

A unica hipotese é encontrar um achado...

Comprar uma casa para arrendar e na melhor das hipoteses tirar 4 ou 5% (que já não era mau!) com todo o trabalho que isso vai dar na procura, no arranjo, no arrendamento e depois em manutenção e garantir pagamento... 

Mais vale investir em ETFS no IWDA e tirar os 7% de rentabilidade dos últimos 100 anos do mercado (com a incerteza associada que diminui no horizonte temporal).

Depende da zona e do espaço temporal que se fez a compra. Comprei uma casa em finais de 2013 em que ganhei mais de 200% em 2019 (com a venda). No geral, esta não é uma boa altura para comprar casa, nem para arrendar, nem para revender.

Edited by Wakka
    • 2 weeks later...
    Guest Ricardo G

Neste momento o valor das casas está tão elevado que não compensa a % de retorno com o arrendamento, falando de Lisboa mais especificamente, várias zonas estão numa autentica bolha e em máximos históricos com subidas de preço mensais consecutivas por praticamente 7 anos!!!, insustentáveis para o rendimento médio da população.
    E com o rombo que o Alojamento Local vai levar por um longo periodo, mais o fim dos vistos Gold...

O imobiliário vai cair bastante nos próximos 12 meses, as imobiliárias estão desesperadas a tentar passar a ideia contrária de que está tudo ótimo, estamos num periodo de negação mas aproximam-se tempos de grandes incertezas a nivel mundial. É aguardar.

Quem comprar agora vai-se arrepender bastante em breve de não ter esperado por 2021.

Guest Ricardo G

No prédio habito (arroios) o imóvel por baixo de mim está à venda por 345mil euros desde Dezembro 2019, após ter sido comprado no inicio de 2019 por 200mil e ter levado obras totais.
    É obvio que não se vai vender, já estávamos a entrar em modo ganância.

O imovel que habito é exatamente da mesma tipologia e quando comprei, em Setembro de 2014 custou-me exatamente 118 mil euros.