Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Crédito habitação

Guest João

Recommended Posts

Guest João

Olá a todos,

no próximo ano vou pedir um crédito habitação. O meu objectivo é pagar o crédito o mais rápido possível. Neste momento tenho um rendimento que me permite pensar em amortizar a dívida relativamente rápido mas também me quero preparar para o pior caso que seria o meu rendimento reduzir consideravelmente e ter que pagar o empréstimo no prazo normal (não será provável mas durmo melhor à noite se fizer as coisas desta maneira?) A minha questão é a seguinte: entre pedir um empréstimo a 30 anos e um a 40, seria muito desvantajoso pedir a 40 anos? Estou interessado particularmente no valor total que pagarei do empréstimo. Para efeitos práticos o empréstimo seria de 200.000 e tentaria pagá-lo em cerca de 6 anos.

Muito obrigado pela ajuda.

CountingCents

Se pretendes mesmo amortizá-lo assim tão rápido, quanto menor o tempo do empréstimo melhor, menos juros pagas e menos pagas quando fores amortizar (0.5% do valor).

Diria que até devias se calhar olhar para um a 20 anos.

5coroas
    há 1 hora, CountingCents disse:

Se pretendes mesmo amortizá-lo assim tão rápido, quanto menor o tempo do empréstimo melhor, menos juros pagas e menos pagas quando fores amortizar (0.5% do valor).

Mas se o prazo for maior, paga-se menos cada mês, sendo que essa diferença pode ser logo usada também para amortizar. O melhor será fazer uma simulação sobre quanto iria pagar de juros, seguros e taxas caso amortizasse em 6 anos num empréstimo a 30 ou a 40 anos. 

há 20 horas, Visitante João disse:

Neste momento tenho um rendimento que me permite pensar em amortizar a dívida relativamente rápido mas também me quero preparar para o pior caso que seria o meu rendimento reduzir consideravelmente

Prevê também a possibilidade das taxas de juros subirem consideravelmente; por exemplo uma subida de 3 a 5% que não é nada de excepcional, poderia implicar num empréstimo de 200000euros uma subida brutral na mensalidade. Faz as contas.

Edited by 5coroas
    Guest João
    há 19 horas, CountingCents disse:

O objectivo seria no mínimo ter o empréstimo a 30 anos pois sei que se acontecer alguma desgraça que posso pagar a prestação confortavelmente. A minha questão era mais relativamente ao total do empréstimo que vou pagar. Com um exemplo com valores tirados assim no ar sei que na realidade isto não é bem assim, apenas ponho aqui para explicar melhor o meu ponto de vista. Se fizer um empréstimo a 40 se acabar por pagar na totalidade mais 10 mil euros em relação a um a 30 para mim entao compesaria fazer a 40. Por outro lado se pelo facto de fazer a 40 acabaria por pagar mai 50 mil euros entao já não compensaria. Preciso de perguntar no banco isto ou posso fazer as contas por mim próprio? Se sim existe alguma calculadora online que recomendem para fazer este tipo de simulações? Muito obrigado pelas respostas

CountingCents
    há 7 horas, Visitante João disse:

O objectivo seria no mínimo ter o empréstimo a 30 anos pois sei que se acontecer alguma desgraça que posso pagar a prestação confortavelmente. A minha questão era mais relativamente ao total do empréstimo que vou pagar. Com um exemplo com valores tirados assim no ar sei que na realidade isto não é bem assim, apenas ponho aqui para explicar melhor o meu ponto de vista. Se fizer um empréstimo a 40 se acabar por pagar na totalidade mais 10 mil euros em relação a um a 30 para mim entao compesaria fazer a 40. Por outro lado se pelo facto de fazer a 40 acabaria por pagar mai 50 mil euros entao já não compensaria. Preciso de perguntar no banco isto ou posso fazer as contas por mim próprio? Se sim existe alguma calculadora online que recomendem para fazer este tipo de simulações? Muito obrigado pelas respostas

Vê o MTIC das simulações.