Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• EFT vs PPR - Rentabilidade e impostos

Recommended Posts

Bom dia,

antes de mais agradecer a riqueza de informação aqui partilhada, que tenho tentado consumir visto estar na fase em que começo a tentar aplicar alguns tostões. já começo tarde (40 anos) mas a ver se consigo recuperar algum do tempo perdido com dinheiros à ordem... incrivelmente o que tem funcionado para mim e possibilitou acumular algum património tem sido o investimento imobiliário e a sua valorização (off-topic) e que tenciono continuar a explorar, mas esta na altura de contrabalançar alguns desses juros que pago à banca pelos CH.

Sendo ETF + PPR também os caminhos que estou a pensar em seguir deparo-me com a questão de investir em vários PPR ou só num. tenho um PPR no BPI à 13 anos que não dá nada e tb vou testar o resgate para amortizar o CH para ver o que dá... a ideia seria investir a prestação noutro instrumento com maior rentabilidade. Dos PPR's que mais se falam fiquei a saber que o Invest deixou de comercializar o NB PPR, penso que será só no Best. Não tenho visto muita menção ao PPR PSN mas após avaliação pareceu-me um boa opção, sobretudo se quiser fazer algo para os meus filhos (2) de forma a que é garantido. Portanto em PPR estou a considerar 3: AR, PSN, NB (talvez Optimize) - 20 anos - 1800/anuais/cada sem benefícios à entrada.

Depois nos ETF a minha questão não é tanto quais (graças ao conteúdo por vós partilhado), mas em que plataforma os comprar, visto que há tantas disponíveis e só não quero desperdiçar dinheiro em custos desnecessários. tenho conta no BIG, Invest, Degiro, mas o pouco que investi foi no BIG e fiquei com ideia (talvez errada) que as comissões são altas. Já li algures aqui no fórum que eles (BIG) têm algumas plataformas supostamente de baixo custo. A minha estratégia nos ETF's também seria a 20-25 anos. 2 fundos - investimento inicial 5-10k, com reforços anuais de 2.5-5k. Penso que o que compensa mais é menos compras para evitar custos, correto?

Agradeço a quem tiver a bondade e paciência de fazer comentários construtivos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 121
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Francisco Martins

16

• 5coroas

10

• Smaug

10

• Emprestadado

8

Top Posters In This Topic

Popular Posts

P2 apresenta a tributação real estimada com base em portaria governamental sobre a correção monetária e o efeito deste no investimento e respectivas mais valias. Foi calculado com base nas contribuiçõ

André   Um post de alguém que investe desde 2013 : Qual a rendibilidade e histórico do PPR da Lusitânia ?  A do Invest é 8.6% até á presente data , se tivesses investido 10000€ em

É curioso que vás responder a um post que não é dirigido a ti dessa forma , ponto por ponto e curiosamente acabas por fazer o que criticas mas mais grave percebes mal praticamente tudo.   

Posted Images

Francisco Martins
    7 hours ago, Emprestadado said:

Bom dia,

antes de mais agradecer a riqueza de informação aqui partilhada, que tenho tentado consumir visto estar na fase em que começo a tentar aplicar alguns tostões. já começo tarde (40 anos) mas a ver se consigo recuperar algum do tempo perdido com dinheiros à ordem... incrivelmente o que tem funcionado para mim e possibilitou acumular algum património tem sido o investimento imobiliário e a sua valorização (off-topic) e que tenciono continuar a explorar, mas esta na altura de contrabalançar alguns desses juros que pago à banca pelos CH.

Sendo ETF + PPR também os caminhos que estou a pensar em seguir deparo-me com a questão de investir em vários PPR ou só num. tenho um PPR no BPI à 13 anos que não dá nada e tb vou testar o resgate para amortizar o CH para ver o que dá... a ideia seria investir a prestação noutro instrumento com maior rentabilidade. Dos PPR's que mais se falam fiquei a saber que o Invest deixou de comercializar o NB PPR, penso que será só no Best. Não tenho visto muita menção ao PPR PSN mas após avaliação pareceu-me um boa opção, sobretudo se quiser fazer algo para os meus filhos (2) de forma a que é garantido. Portanto em PPR estou a considerar 3: AR, PSN, NB (talvez Optimize) - 20 anos - 1800/anuais/cada sem benefícios à entrada.

Depois nos ETF a minha questão não é tanto quais (graças ao conteúdo por vós partilhado), mas em que plataforma os comprar, visto que há tantas disponíveis e só não quero desperdiçar dinheiro em custos desnecessários. tenho conta no BIG, Invest, Degiro, mas o pouco que investi foi no BIG e fiquei com ideia (talvez errada) que as comissões são altas. Já li algures aqui no fórum que eles (BIG) têm algumas plataformas supostamente de baixo custo. A minha estratégia nos ETF's também seria a 20-25 anos. 2 fundos - investimento inicial 5-10k, com reforços anuais de 2.5-5k. Penso que o que compensa mais é menos compras para evitar custos, correto?

Agradeço a quem tiver a bondade e paciência de fazer comentários construtivos.

Sim, não há problema em ter diversos PPR, pode servir para vários fins (por exemplo segurar já essa "garantia" do PSN PPR e fazer outra parte noutro PPR mais arriscado para longo prazo e depois transferir de um para o outro sem custos mais lá para a frente). Outro PPR que pode considerar para a sua decisão é o Smart PPR do Invest, tem vários níveis de riscos.

Em termos de plataformas, manter os custos baixos é de facto importante (especialmente quando vistos em percentagem do investimento, como o seu). Pode-se sempre ter várias plataformas, e até várias contas na mesma plataforma, para distribuir o risco dessa noção. A Degiro (conta custody) é uma boa opção para começar, especialmente porque tem ETF sem custos de transação. Ainda recentemente se falou disso neste tópico

Editado por Francisco_
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigado Francisco. tenho lido o seu conteúdo que é muito rico e esclarecedor. no seu tópico ETF comecei a "vasculhar" mas há ali pano para mangas e ainda não tinha chegado aos custos, mas vi entretanto. parece-me razoável testar a Degiro e por o BIG para 2ª plano nesta fase. Nos PPR já tinha testado o Smart do Invest mas com risco moderado e não me pareceu tão interessante. mas entretanto já vi o dinâmico e a maior exposição às ações. Por acaso hoje ao pesquisar mais sobre o PSN encontrei alguns comentários negativos sobre o rácio de solvabilidade do grupo (algo como 108%) o que me chamou a atenção pela negativa, e já andava algo desconfiado de não ser tão mencionado como opção...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/03/2021 às 19:44, Emprestadado disse:

obrigado Francisco. tenho lido o seu conteúdo que é muito rico e esclarecedor. no seu tópico ETF comecei a "vasculhar" mas há ali pano para mangas e ainda não tinha chegado aos custos, mas vi entretanto. parece-me razoável testar a Degiro e por o BIG para 2ª plano nesta fase. Nos PPR já tinha testado o Smart do Invest mas com risco moderado e não me pareceu tão interessante. mas entretanto já vi o dinâmico e a maior exposição às ações. Por acaso hoje ao pesquisar mais sobre o PSN encontrei alguns comentários negativos sobre o rácio de solvabilidade do grupo (algo como 108%) o que me chamou a atenção pela negativa, e já andava algo desconfiado de não ser tão mencionado como opção...

Olá, 

Na parte Core do meu portefólio tenho o IWDA parqueado no BIG (que é um dos bancos com melhor rácio). Às vezes é um pouco conservador, é verdade, mas continuo a ter confiança. Como tem comissões de custódia e compra/venda é usado apenas para reforços mais volumosos (5k), enquanto que o DCA mensal faço na Degiro. Daqui a uns tempos, quando o valor for considerável, peço a transferência dos ativos para o BIG.

Veja também este PPR: Stoik PPR da SGF. O gestor é o Luis Lobo Jordão, que criou o Líders Globais da CGD (acho que continua a ser o maior fundo de ações em Portugal). Importa identificar-se com a filosofia do fundo, semi passivo, para o longo prazo, assente numa espécie de carteira all weather. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu estou atualmente com o NB PPR e até não estou insatisfeito.

Mas ando  se olho nos Smart Invest PPR...

Só que a informação ainda é escassa!

Vocês chamam isto de SUPER PPR, é isso? Nunca ouvi tal coisa :P

Existe um tópico só para PPR's? Não encontrei..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 3/10/2021 at 7:44 PM, Emprestadado said:

obrigado Francisco. tenho lido o seu conteúdo que é muito rico e esclarecedor. no seu tópico ETF comecei a "vasculhar" mas há ali pano para mangas e ainda não tinha chegado aos custos, mas vi entretanto. parece-me razoável testar a Degiro e por o BIG para 2ª plano nesta fase. Nos PPR já tinha testado o Smart do Invest mas com risco moderado e não me pareceu tão interessante. mas entretanto já vi o dinâmico e a maior exposição às ações. Por acaso hoje ao pesquisar mais sobre o PSN encontrei alguns comentários negativos sobre o rácio de solvabilidade do grupo (algo como 108%) o que me chamou a atenção pela negativa, e já andava algo desconfiado de não ser tão mencionado como opção...

Em relação ao PSN e seguradora associada, o rácio de solvabilidade em 2018 era de 108%, mas em 2019 já estava em 173%. Quando sair o relatório de 2020 logo saberemos como está agora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/11/2019 às 12:35, Francisco_ disse:

image.png.9a72a174478fed47bdcaa778fa9b4ede.png

P2 apresenta a tributação real estimada com base em portaria governamental sobre a correção monetária e o efeito deste no investimento e respectivas mais valias. Foi calculado com base nas contribuições anuais, ano de aquisição e afectação respectiva com base nas regras existentes e historico de 30 anos de inflação. Não estou a contar com o possivel efeito de poder ser mais baixa dependendo do escalão de IRS na altura ou de uma estrategia de possiveis resgates sucessivos. Na prática poderia ir retirando anualmente com base numa regra de acordo com as despesas anuais nessa altura. Enfim, existe margem para melhorar a eficiência fiscal do que é apresentado em P1 e até mesmo de P2.

P3 não reinveste o beneficio fiscal e apenas o guarda ou é usado para o que desejar.

P4 apresenta a noção de fazer um esforço adicional e reinvestir no PPR a cada ano o beneficio fiscal recebido do IRS do ano anterior. Ou seja, na pratica investe 70.750€ ou inves dos 60.000€ das outras opções.

Os valores não estão ajustados à inflação que irá decorrer nos 30 anos de investimento.

Olá Francisco!

Venho aqui pedir-te um favor se não for muito difícil nesse Excel.

O meu bonus anual pode ser pago colocando o valor em PPR, e assim, não pago os 11% de SS pagando apenas IRS.

Ora, após a subscrição posso pedir a transferencia para o AR PPR ou até para o SMART PPR Dinâmico.

Mas assumindo o AR PPR, eu gostava de saber se esta poupança de 11% na subscrição tem impacto no valor final das contas.

Penso que basta multiplicar o valor do investimento anual de P1 e P2 por 0.89 (redução de 11%, portanto 1780€) e já permitia ter esse comparativo.

Ou se quiseres partilhar o Sheet e eu brinco com os números 🤩

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    6 hours ago, Lezz said:

Olá Francisco!

Venho aqui pedir-te um favor se não for muito difícil nesse Excel.

O meu bonus anual pode ser pago colocando o valor em PPR, e assim, não pago os 11% de SS pagando apenas IRS.

Ora, após a subscrição posso pedir a transferencia para o AR PPR ou até para o SMART PPR Dinâmico.

Mas assumindo o AR PPR, eu gostava de saber se esta poupança de 11% na subscrição tem impacto no valor final das contas.

Penso que basta multiplicar o valor do investimento anual de P1 e P2 por 0.89 (redução de 11%, portanto 1780€) e já permitia ter esse comparativo.

Ou se quiseres partilhar o Sheet e eu brinco com os números 🤩

Infelizmente já não tenho o ficheiro desta simulação para conseguir ajudar.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, sepol disse:

Olá, 

Na parte Core do meu portefólio tenho o IWDA parqueado no BIG (que é um dos bancos com melhor rácio). Às vezes é um pouco conservador, é verdade, mas continuo a ter confiança. Como tem comissões de custódia e compra/venda é usado apenas para reforços mais volumosos (5k), enquanto que o DCA mensal faço na Degiro. Daqui a uns tempos, quando o valor for considerável, peço a transferência dos ativos para o BIG.

Veja também este PPR: Stoik PPR da SGF. O gestor é o Luis Lobo Jordão, que criou o Líders Globais da CGD (acho que continua a ser o maior fundo de ações em Portugal). Importa identificar-se com a filosofia do fundo, semi passivo, para o longo prazo, assente numa espécie de carteira all weather. 

Obrigado.

sempre considerei usar o BIG como plataforma e como tenho conta aberta torna-se mais fácil, mas como não tenho bem noção dos custos comparados com outras plataformas daí ter perguntado. mas não excluo iniciar com por ex. 5k e observar a evolução, sendo que a minha ideia eram alguns reforços periódicos. mas o que diz da gestão mais hands on com a Degiro faz sentido ate para aprender com ambas. iniciei a Degiro esta semana e estou à espera que a conta bancaria seja validada,... Ja ouvi falar do PPR da Stoik mas nunca investiguei a fundo mas vou tentar saber mais.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Xzayne disse:

Eu estou atualmente com o NB PPR e até não estou insatisfeito.

Mas ando  se olho nos Smart Invest PPR...

Só que a informação ainda é escassa!

Vocês chamam isto de SUPER PPR, é isso? Nunca ouvi tal coisa :P

Existe um tópico só para PPR's? Não encontrei..

também quis ver mais informação do Smart dinamico mas o fundo é novo, por isso...

há 8 horas, Francisco_ disse:

Em relação ao PSN e seguradora associada, o rácio de solvabilidade em 2018 era de 108%, mas em 2019 já estava em 173%. Quando sair o relatório de 2020 logo saberemos como está agora.

não tinha noção mas agradeço. diria que à partida deveria estar melhor em 2020 com os resultados que demonstra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/03/2021 às 19:47, Emprestadado disse:

Ja ouvi falar do PPR da Stoik mas nunca investiguei a fundo mas vou tentar saber mais.

Tem mais informações aqui: https://pprsgfstoik.com/

Se quiser junte-se ao grupo no facebook "Fire Talks Portugal". O Luís L. Jordão, o gestor do PPR referido, é um dos dinamizadores e fala-se lá bastante sobre PPRs: https://www.facebook.com/groups/firetalksportugal/

Abraço

Editado por sepol
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também tenho bastantes dúvidas neste assunto.

Acho que final do dia, se prende com a facilidade de conseguir resgatar o PPR para pagar o CH. 

Alguém aqui teve experiência direta com isto?

E já agora, aqueles que têm PPRs de momento, quais os PPRs que têm?

Editado por Luka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Francisco_ disse:

Tem alguma burocracia e existe um processo mensal, com algumas particularidades. O utilizador Smaug relatou isso uma páginas atrás neste mesmo tópico:

"Eu constituí o PPR na altura da contratação do crédito habitação precisamente com esse intuito. No entanto já vi que todo o processo não foi criado para ser implementado. Em primeiro lugar eu fazia contribuições mensais, o que não facilita o cálculo para a "idade" do PPR. Ou seja, num mês uma das contribuições já fez 5 anos, no mês seguinte faz a próxima e assim sucessivamente. O processo não é automático. Temos que fazer um pedido no banco ou seguradora onde temos o PPR e entregar uma declaração do banco onde está o CH a comprovar a utilização do dinheiro para pagar a prestação. E isto tem que acontecer mensalmente. Não pode dizer, tenho aí 1000 euros quero usá-los para pagar 3 prestações. Não, tem que fazer um pedido para cada prestação. E isto pode até ter custos, dependendo dos bancos. Isto foi o que me foi dito no banco quando tentei usar o meu PPR. Como os valores em causa eram baixos decidi esquecer essa possibilidade e deixar para a velhice ou para pagar propinas. 

Se algum dia tiver mesmo necessidade, lá terei de tentar pôr em prática o processo. "

Exato. Tinha lido isso... fiquei bastante desapontado e até me dá mágoa investir num PPR se não o posso usar como a lei entende! É que assim, num período de, por exemplo, 30 anos, o PPR está a comer-me grande parte dos lucros com as suas taxas de encargos. Quanto mais dinheiro tiver lá, mais me cobram. Passados 15 anos, se tivesse uns 30000€, as taxas de encargo seriam tão grandes que não iriam compensar o desconto no IRS. Ou seja, se não der para usar os benefícios fiscais + recuperar o valor no CH, a longo prazo vou ser "chulado" imenso nas taxas do PPR em comparação com investir num ETF nesse mesmo período de tempo... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/03/2021 às 22:43, sepol disse:

Se quiser junte-se ao grupo no facebook "Fire Talks Portugal". O Luís L. Jordão, o gestor do PPR referido, é um dos dinamizadores e fala-se lá bastante sobre PPRs: https://www.facebook.com/groups/firetalksportugal/

Abraço

já consultei mas achei os custos altos... entendo que não se fazem omeletes sem ovos mas por agora acho que a minha estratégia nos PPR será transferir o PPR que tenho atualmente no BPI para o AR PPR em fundo, e uma outra parte para o Lusitânia em seguro. Talvez 70/30, sendo que a questão do Lusitânia serve também para abrir novas posições em PPR's para o meus filhos com capital garantido... Mas vou juntar-me ao grupo ;). Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Luka disse:

Exato. Tinha lido isso... fiquei bastante desapontado e até me dá mágoa investir num PPR se não o posso usar como a lei entende! É que assim, num período de, por exemplo, 30 anos, o PPR está a comer-me grande parte dos lucros com as suas taxas de encargos. Quanto mais dinheiro tiver lá, mais me cobram. Passados 15 anos, se tivesse uns 30000€, as taxas de encargo seriam tão grandes que não iriam compensar o desconto no IRS. Ou seja, se não der para usar os benefícios fiscais + recuperar o valor no CH, a longo prazo vou ser "chulado" imenso nas taxas do PPR em comparação com investir num ETF nesse mesmo período de tempo... 

constatei em primeira mão a semana passada esta realidade pois no BPI disseram-me o mesmo, que o processo é possível mas todos os meses tem de se fazer esse pedido ao banco e depois, ou o banco carrega a operação na App, ou tem de se ir ao balcão assinar a operação... mas estou tentado a testar durante uns meses para ver como funciona.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Emprestadado disse:

constatei em primeira mão a semana passada esta realidade pois no BPI disseram-me o mesmo, que o processo é possível mas todos os meses tem de se fazer esse pedido ao banco e depois, ou o banco carrega a operação na App, ou tem de se ir ao balcão assinar a operação... mas estou tentado a testar durante uns meses para ver como funciona.

Esse pedido tem custo? Ou basta dares a informação ao banco e é tudo feito gratuitamente?

Por favor, vai-nos mantendo informados sobre essa situação, pois é o que vai fazer com que eu escolha um PPR ou desista deles. Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Francisco_o teu post sobre obrigações no tópico dos ETF's levantou-me algumas questões, as quais gostaria de saber a tua opinião.

1- Como achas que poderá ser o desempenho do NB PPR nos próximos tempos?

2- A gestão já tem um longo histórico, com rentabilidades interessantes, beneficiando também da aposta na última crise financeira, mas tendo em conta o "whatever it takes" do BCE achas que há margem para a procura de rentabilidade sem grandes riscos?

3- Achas que poderá ser o momento para transferir para um PPR com maior peso em acções?

4- Crês que poderá ser uma boa forma de balancear com o IWDA?

Obrigado.

A 14/03/2021 às 22:43, sepol disse:

Já há algum tempo que venho a acompanhar este PPR. Sabes dizer-me onde se pode consultar a carteira discriminada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, Louie said:

@Francisco_o teu post sobre obrigações no tópico dos ETF's levantou-me algumas questões, as quais gostaria de saber a tua opinião.

1- Como achas que poderá ser o desempenho do NB PPR nos próximos tempos?

2- A gestão já tem um longo histórico, com rentabilidades interessantes, beneficiando também da aposta na última crise financeira, mas tendo em conta o "whatever it takes" do BCE achas que há margem para a procura de rentabilidade sem grandes riscos?

3- Achas que poderá ser o momento para transferir para um PPR com maior peso em acções?

4- Crês que poderá ser uma boa forma de balancear com o IWDA?

Obrigado.

1 - O que tenho visto pela composição da carteira é que a tendência tem sido a de incrementar o risco (dívida de países com pior qualidade de crédito, produtos financeiros derivados com alavancagem, etc) para tentar manter rentabilidades. Qual o resultado final disso? o futuro o dirá.

2 - Histórico passado não indica comportamento futuro, ainda para mais com obrigações e com a informação que sabemos. Não creio que haja margem para obter a rentabilidade passada com obrigações sem correr mais riscos actualmente e no futuro.

3 - Isso depende muito de cada um e do que pretende.

4 - O NB PPR com o IWDA? Apenas estes dois não creio.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos.

Estou na mesma dúvida que aqui foi colocada e sinceramente mais virado para os ETF's. Nos últimos posts li relativamente ao uso do PPR para o pagamento do crédito habitação.

Neste momento não tenho PPR nem Cre Habitação mas o Cre habitação é mais ano menos anos que será feito. Basicamente quando o meu senhorio achar que está a perder dinheiro ao arrendar-me um T2 com 100m2 a 10 minutos do Porto de carro por 375€.

A minha cabeça hoje virou-se mais para os PPRs pelo seguinte, eu acumulo vencimentos por conta de outrém com recibos verdes (sou árbitro dos quadros da Federação portuguesa de futebol) e não faço retenção nos Recibos, fazendo o acerto do IRS no final do ano. Usando o benefício fiscal 400€ até aos 35 (tenho 32) e 350€ após os 35. Se fizer o resgate ao final de 5 anos para pagamento de crédito habitação, o beneficio fiscal tem que ser devolvido ou como é uma das condições para resgate antecipado, não é necessária essa devolução?

Caso não seja, imaginem este cenário e pf se isto é assim que funciona ou se há algo que me está a escapar.

Eu começo um PPR este ano e um crédito habitação daqui a 2. Em 2021-2023, coloco 2000€/ano e nos outros 2 anos, 1750€ em cada. Ou seja, no final dos 5 anos do PPR tenho lá 9500€ e aproveitando sempre o benefício fiscal. Estou a falar de um PPR de capital garantido (tx de juro baixa, eu sei). No final desses 5 anos estou com uma mensalidade de 400€ (9500/400= 24 mensalidades aproximadamente) num crédito habitação. Eu posso pedir para começarem a debitar as mensalidades do PPR. Ou seja, vou poupar em mensalidades da casa 4800€/ano. Esses 4800€/ano uso 1750€ para iniciar um novo PPR numa série de 5 anos e o resto para amortizar o crédito habitação. Obriga-me é durante os 3 anos que pago CHabitação e reforço PPR ter rendimento para o fazer.

No final dos 5 anos repito a operação. Isto é possível ou entendi mal o vídeo que vi hoje aqui?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    13 hours ago, Burako said:

Boa noite a todos.

Estou na mesma dúvida que aqui foi colocada e sinceramente mais virado para os ETF's. Nos últimos posts li relativamente ao uso do PPR para o pagamento do crédito habitação.

Neste momento não tenho PPR nem Cre Habitação mas o Cre habitação é mais ano menos anos que será feito. Basicamente quando o meu senhorio achar que está a perder dinheiro ao arrendar-me um T2 com 100m2 a 10 minutos do Porto de carro por 375€.

A minha cabeça hoje virou-se mais para os PPRs pelo seguinte, eu acumulo vencimentos por conta de outrém com recibos verdes (sou árbitro dos quadros da Federação portuguesa de futebol) e não faço retenção nos Recibos, fazendo o acerto do IRS no final do ano. Usando o benefício fiscal 400€ até aos 35 (tenho 32) e 350€ após os 35. Se fizer o resgate ao final de 5 anos para pagamento de crédito habitação, o beneficio fiscal tem que ser devolvido ou como é uma das condições para resgate antecipado, não é necessária essa devolução?

Caso não seja, imaginem este cenário e pf se isto é assim que funciona ou se há algo que me está a escapar.

Eu começo um PPR este ano e um crédito habitação daqui a 2. Em 2021-2023, coloco 2000€/ano e nos outros 2 anos, 1750€ em cada. Ou seja, no final dos 5 anos do PPR tenho lá 9500€ e aproveitando sempre o benefício fiscal. Estou a falar de um PPR de capital garantido (tx de juro baixa, eu sei). No final desses 5 anos estou com uma mensalidade de 400€ (9500/400= 24 mensalidades aproximadamente) num crédito habitação. Eu posso pedir para começarem a debitar as mensalidades do PPR. Ou seja, vou poupar em mensalidades da casa 4800€/ano. Esses 4800€/ano uso 1750€ para iniciar um novo PPR numa série de 5 anos e o resto para amortizar o crédito habitação. Obriga-me é durante os 3 anos que pago CHabitação e reforço PPR ter rendimento para o fazer.

No final dos 5 anos repito a operação. Isto é possível ou entendi mal o vídeo que vi hoje aqui?

Atenção que as deduções que realmente recebemos da dedução pela colocação de capital num PPR pertence às deduções à colecta com limite cumulativo. Convém verificar qual o "espaço" que existe para acumular a dedução que provém da entrada do PPR antes de pensar que vão ser mesmo os "4% ao ano garantidos" como diz no video. Isso foi abordado umas páginas mais atrás neste tópico, mas fica o link para o guia fiscal:

http://www.deloitte-guiafiscal.com/irs/deducoes-a-colecta-com-limite-cumulativo/

Adicionalmente, como é referido aqui neste tópico, cada uma das contribuições tem de fazer individualmente 5 anos antes de poderem ser utilizadas para abater no CH.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/03/2021 às 19:47, Emprestadado disse:

Ja ouvi falar do PPR da Stoik mas nunca investiguei a fundo mas vou tentar saber mais.

Se estiverem interessados podem ver o vídeo da 1.ª Reunião Geral de Investidores do PPR SGF Stoik que se realizou no início deste mês, aquando do 5.º aniversário do fundo.

Na descrição no Youtube tem os tópicos falados e os respetivos timestamps.

Editado por hfilipe
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites