Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Nova lei retenção fonte rendimentos prediais

Visitante Susana

Recommended Posts

Boa tarde. Ha alguns sites a anunciar que existem novas retenções sobre as rendas, segundo a duração do contrato. No site abaixo, dizem que a partir de 1 de janeiro de 2019, a taxa de IRS aplicável às rendas é diferente consoante a duração do respectivo contrato de arrendamento (nova redação do artigo 72.º do CIRS, introduzida pela Lei n.º 3/2019, de 9 de janeiro). Já liguei para a Autoridade Tributária duas vezes e na primeira chamada disseram que a lei não está em vigor, na segunda disseram que está.... Como é que têm em consideração na entrega de IRS, no ano que vem, estas questões dos contratos terem X tempo de duração? Será que vai funcionar mesmo? Estou a pensar fazer contratos novos aos meus inquilinos, com mais tempo de duração para usufruir do decréscimo das taxas, mas não sei até que ponto a lei está em vigor. Alguém pode ajudar? Muito obrigada.

Duração do arrendamento Taxa de IRS Taxa IRS (por igual renovação)
    Inferior a 2 anos 28%  
    De 2 a 5 anos 26% -2 pontos percentuais até 14%
    De 5 a 10 anos 23% -5 pontos percentuais até 14%
    De 10 a 20 anos 14%  
    Superior a 20 anos 10%

https://www.economias.pt/taxa-de-irs-sobre-rendas/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Susana, tudo bem? Primeiramente, queria dizer que entendo tanto quanto você ou ainda menos do que você sobre estas questões, principalmente no que diz respeito às coisas nos termos da lei. Porém, como minha especialidade é arbitrar as coisas, sugiro que você dê uma olhada em https://mystudybay.com.br /justificativa-monografia/ porque lá você encontra alguns exemplos ilustrativos exatamente deste cálculo que você está a fazer. Pelo menos é o que me parece. Depois, conte-me se foi de alguma ajuda, e também pode compartilhar conosco caso encontre a solução do problema por outras vias.

Editado por Sooqa
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...
    A 02/02/2021 às 09:51, Sooqa disse:

Susana, tudo bem? Primeiramente, queria dizer que entendo tanto quanto você ou ainda menos do que você sobre estas questões, principalmente no que diz respeito às coisas nos termos da lei. Porém, como minha especialidade é arbitrar as coisas, sugiro que você dê uma olhada em https://mystudybay.com.br /justificativa-monografia/ porque lá você encontra alguns exemplos ilustrativos exatamente deste cálculo que você está a fazer. Pelo menos é o que me parece. Depois, conte-me se foi de alguma ajuda, e também pode compartilhar conosco caso encontre a solução do problema por outras vias.

És algum bot ou és simplesmente lerdo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites