Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recibos Verdes - Inicio Atividade - Dúvidas

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou neste momento empregado com contrato sem termo, mas por motivos pessoais irei alterar o contrato para passar a trabalhar menos tempo. Isto significará passar a trabalhador independente e por isso abrir atividade. Tenho no entanto algumas dúvidas:

- A abertura de atividade, pelo que percebo, pode ser feita online?

- É necessário informar a Segurança Social?

- A mudança para recibos verdes obrigará à aquisição de um carro. Há alguma forma de deduzir este custo? Se fizer renting, é possível apresentar como despesa o valor pago?

- Do que percebo 25% das despesas com comunicações, água, luz, podem ser deduzidas como despesa. É isso?

- Há algum limite de despesas que posso apresentar como trabalhador independente? Por exemplo, no caso de despesas familiares está limitado a uma dedução de 250€ por pessoa. Existe alguma limite similar para as despesas como trabalhador independente?

- Pelo que percebi existe um desconto (pelo menos em 2018 foi assim) de 50% e 25% no IRS para trabalhadores independentes que não tenham aberto atividade nos últimos 5 anos ou recebido rendimentos de trabalho dependente ou pensões durante esse ano. Estava a pensar abrir atividade em Outubro, logo irei perder os 50% de desconto, correto? Seria possível tendo em conta que são só 3 meses de 2019, efetuar um ato isolado e abrir atividade no ano de 2020?

Obrigado pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei responder a todas, mas sei responder a algumas..

Primeiro tens que decidir que regime queres, regime simplificado ou regime de contabilizada organizada
    Na primeira tens um limite de despesas que podes apresentar (15% acho), o segundo é capaz de ser mais vantajoso para ti mas acho que tens de ter TOC

-As finanças informam a segurança social. Tás isento durante os primeiros 12 meses se nunca tiveres aberto actividade
    -No efatura vai te deixar escolher se as despesas são de âmbito pessoal ou profissional
    -Com contabilidade organizada penso que não tenhas limite
    -Onde viste essa dos descontos no IRS? Desconheço de todo essa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas.

Para ter contabilidade organizada será necessário TOC sim. Qual o custo mensal aproximadamente?

- Quanto à SS, já usei o ano de isenção no passado, por isso não tenho direito.

- O desconto do IRS pode ser consultado aqui https://www.e-konomista.pt/artigo/irs-para-quem-passa-recibos-verdes/ - "Se iniciou atividade em 2016 ou 2017, o montante do rendimento que está sujeito ao IRS é 56,25% e 37,5%, respetivamente, desde que não possua rendimentos provenientes do trabalho dependente, pensões ou se não tiver encerrado atividade há menos de cinco anos."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.

Eu encontrei essa informação em vários locais. Estou a contar com esse bónus.

Tenho especial interesse em saber a questão do carro e das despesas relacionadas, para saber o que posso deduzir. Do que estive a ver, no âmbito das regras da fiscalidade verde, se o carro adquirido for um elétrico ou hibrido plug-in o IVA é dedutível. Alguém confirma?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites