Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Joana Lopes Almeida

Reinvestimento e mais-valias na venda de habitação própria e permanente

Recommended Posts

Joana Lopes Almeida

Bom dia a todos, 

estou com umas dúvidas em relação ao cálculo das mais valias que terei de pagar, e pedia a vossa ajuda para perceber até que ponto estou enganada.

Agradeço desde já 

A questão que me leva a escrever, e a procurar a vossa opinião é a seguinte

Com o falecimento do meu pai em 2012, herdei juntamente com a minha mãe um apartamento, e acabamos por nem nunca fazer partilhas (sou filha única, e na altura decidimos deixar tudo como estava) tendo ficado o apartamento numa herança indivisa. Em 2015 mudei me para esse mesmo apartamento, passando a ser a minha morada fiscal e habitação própria permanente. (Continuando o apartamento na herança indivisa). Já em 2019, a minha mãe quer fazer uma doação em vida dos seus 75% do apartamento. Passando o apartamento a ser meu a 100%. A questão é que neste momento surgiu a oportunidade de vender este apartamento, e reinvestir a totalidade do valor da venda na construção de uma casa maior. 

Numa primeira análise (lendo uns artigos soltos aqui no fórum e na net) é que não serei taxada sobre as mais valias uma vez que vou reinvestir a totalidade do valor noutra habitação própria permanente. Mas fico com dúvidas se será assim tao simples, ou se haverá alguma alínea que desconheço que deitará por água a baixo os meus planos. Como por exemplo o apartamento estar até agora numa herança indivisa e não em meu nome pessoal a mais de x anos.

Agradeço desde já a vossa ajuda

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa