Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Gina C

Caderneta Predial - Indicação de que a casa está arrendada

Recommended Posts

Gina C

Boa tarde!

O meu pai faleceu em 7 de janeiro de 2016 e era proprietário, juntamente com a minha mãe, do imóvel onde moravam, o qual será agora parte da minha herança, dos meus irmãos e da minha mãe, claro.

A dúvida que me traz aqui é que um dia destes ao consultar a caderneta predial para saber qual o valor patrimonial que lhe está atribuído, li na "Descrição do Prédio" que o mesmo "está arrendado".

Ora, não só não está arrendada, como nunca esteve. Pelo menos aos meus pais. Que creio que o terão adquirido por volta de 1991/1992, para recuperar.

De toda a documentação que o meu pai guardava, não encontrei um único documento (escrituras, contrato-promessa de compra e venda, etc) onde pudesse ler se o imóvel estava livre de ónus ou encargos quando foi feita a venda.

O que acho ainda mais estranho é que, segundo a caderneta predial, a última avaliação foi feita em janeiro de 2013. Como é possível que continue a indicar que está arrendada?

A minha mãe tem 83 anos e está num lar e o meu pai é que cuidava de tudo, pelo que ela não consegue dizer-me nada sobre o paradeiro dos papéis ou o porquê da menção a arrendamento na caderneta.

Onde e como posso esclarecer esta situação? Nas Finanças ou na Conservatória do Registo Predial?

Obrigada!

Gina C.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa