Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Trabalhar e viver em Bruxelas, continuar trabalho independente em Portugal via remota

Visitante Mara Rodrigues

Recommended Posts

Visitante Mara Rodrigues

Bom dia!

Gostaria de, se possivel, ter uma linha orientadora no que toca as decisoes que devo tomar neste momento relativamente ao meu trajeto profissional e consequencias.

Mudei-me muito recentemente para Bruxelas para trabalhar numa ONG com contrato de trabalho sem termo. Acontece que em Portugal estava a trabalhar como formadora e tradutora independente (isenta de IRS - art. 53 e escalao minimo de SS), trabalho esse que poderia continuar a fazer desde Bruxelas por via remota (aulas online e traducoes).

Questiono a possibilidade de manter este trabalho independente ja como nao residente em Portugal e quais as suas implicacoes - dupla tributacao, etc. O rendimento deste trabalho independente continuaria a ser muito reduzido (o que me levou a emigrar) mas tenho a disponibilidade, o interesse, a vontade em continuar desde que nao tenho repercussoes graves nos meus rendimentos globais.

Fico muito grata pela atencao e ajuda neste tema (e lamento a falta de diacriticos dado o teclado ingles).

Com votos de um otimo dia,

Mara Rodrigues

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...

Bom dia,

Gostaria de saber se conseguiu uma resposta esclarecedora à sua questão, uma vez que me encontro numa situação semelhante.

Vivo e trabalho em França e gostaria de me coletar em Portugal para prestar serviços a empresas portuguesas.

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites