Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest VCSC

VENDA/ESCRITURA PARTE DO VALOR

Recommended Posts

Guest VCSC

Boa tarde,

tenho um apartamento pra venda por 72.500,00€.

Há uma pessoa que o quer comprar mas, de momento tem também uma casa em venda (divorcio) e não consegue o credito dos 72.500,00€ mas sim de cerca de 60.000,00€ (o banco pede 10% de sinal e com as despesas inerentes á compra resta mais ou menos este valor).

Propôs-me fazer a escritura por esse valor e faríamos um contrato (não sei que tipo de contrato, teria que ver) em que o pai me pagaria X até ela vender a casa dela, e liquidar-me o valor em falta.

O pai tem 66 anos e diz a pessoa que não lhe aprovam credito devido à idade.

Fiquei de analisar a viabilidade do negócio...

Será uma opção viável pra mim? 

Agradeço a vossa ajuda!

Guest PJA

Não se meta nesses negócios esquisitos. Depois vai ser uma confusão para calcular mais valias e outras coisas que tais. Se essa pessoa lhe parece séria e se puder esperar um pouco, façam um contrato promessa no qual se compromete a vender-lhe esse imóvel e ela a comprar-lho, num prazo relativamente alargado (ex 6 meses). Dá mais do que tempo de vender a outra casa e resolver o assunto como deve de ser. Eventualmente podem até acrescentar uma cláusula segundo a qual ela possa saltar fora do contrato promessa sem penalizações caso não consiga vender a casa nesse prazo.

Outra hipótese é fazerem uma permuta - mas como neste caso é só metade da casa, pode ficar também com uma batata quente nas mãos...

Senão, há mais compradores à procura, de certeza, e que serão bem menos complicados...

Guest vcsc
    A 19/09/2018 às 10:07, Visitante PJA disse:

Não se meta nesses negócios esquisitos. Depois vai ser uma confusão para calcular mais valias e outras coisas que tais. Se essa pessoa lhe parece séria e se puder esperar um pouco, façam um contrato promessa no qual se compromete a vender-lhe esse imóvel e ela a comprar-lho, num prazo relativamente alargado (ex 6 meses). Dá mais do que tempo de vender a outra casa e resolver o assunto como deve de ser. Eventualmente podem até acrescentar uma cláusula segundo a qual ela possa saltar fora do contrato promessa sem penalizações caso não consiga vender a casa nesse prazo.

Outra hipótese é fazerem uma permuta - mas como neste caso é só metade da casa, pode ficar também com uma batata quente nas mãos...

Senão, há mais compradores à procura, de certeza, e que serão bem menos complicados...

Obrigada pela resposta!

Guest vcsc
    A 22/09/2018 às 11:53, vdr disse:

Ja ponderou arrendamento com opção de compra?

Obrigada pela sugestão.

Por favor pode-me elucidar sobre a questão?

A pessoa neste momento não conseguiu o credito, pois o banco pede 10% de entrada e ela não tem.

Continua interessada e pondero arrendar, no entanto ando a averiguar os custos. Estou a ter um custo de cerca de 260,00€ mensais (empréstimo, condomínio e IMI) e se arrendar seria por 350.00€. Sendo a tributação 28%, não fico a lucrar com o arrendamento, mas parece-me mesmo com a tributação me ajuda a pagar parte dos 260€. 

Estou correcta?

Estes rendimentos F até para as contas da mensalidade da creche IPSS da minha filha devem entram, o que se torna injusto pois pago o empréstimo e sou tributada.

Se puderem partilhar o vosso conhecimento nestas áreas fico agradecida :)

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa