Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Transferência de casa de mãe para filho

Gecko

Recommended Posts

Bom dia a todos/as,

A minha mãe (filha única) herdou há uns anos um apartamento que era do meu avô. O apartamento tem estado alugado e agora que os inquilinos vão sair temos pensado em passar a casa para o meu nome (que também sou filho único). O principal motivo por detrás desta decisão é que eu tenho pensado em comprar outro imóvel para investimento e pensei que ao ter essa casa em meu nome, já paga e a render, seria mais fácil conseguir outro empréstimo ou um empréstimo maior uma vez que representa património e uma fonte de rendimento adicional.

Assim as minhas questões são:

1) O meu pensamento está correto? Ter essa casa e um contrato de arrendamento na ordem dos 500€ mensais em que sou senhorio iria facilitar a obtenção de um crédito? Os meus outros rendimentos provêm de trabalho a recibos verdes (500€ a 600€/mês) e se tudo correr bem irei ganhar uma bolsa de investigação na ordem dos 980€/mês durante os próximos 4 anos.

2) Se realmente valer a pena avançar qual é a melhor forma de transferir a propriedade da casa de forma a que não pague impostos desnecessários?

Obrigado desde já!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Regra geral os bancos pedem a declaração de IRS do ano anterior. Isso significa que esse rendimento, mesmo que começasse agora, só iria aparecer na declaração de IRS a submeter no próximo ano e só nessa altura é que ia entrar nas contas que os bancos fazem para avaliar taxas de esforço e afins. Por esse mesmo motivo, a bolsa de investigação tipicamente não entra nessas contas. Até porque dificilmente se pode considerar um rendimento a longo prazo...

A melhor forma para transferir a propriedade da casa é a doação. Sendo uma doação de pais para filhos, estará apenas sujeita ao pagamento de imposto de selo à taxa de 0,8%. Não estará sujeita a IMT uma vez que este apenas incide sobre as transmissões onerosas de imóveis. Como é filho único, à partida, não haverá qualquer outro entrave...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    A 23/02/2018 às 13:20, Visitante PJA disse:

Regra geral os bancos pedem a declaração de IRS do ano anterior. Isso significa que esse rendimento, mesmo que começasse agora, só iria aparecer na declaração de IRS a submeter no próximo ano e só nessa altura é que ia entrar nas contas que os bancos fazem para avaliar taxas de esforço e afins. Por esse mesmo motivo, a bolsa de investigação tipicamente não entra nessas contas. Até porque dificilmente se pode considerar um rendimento a longo prazo...

A melhor forma para transferir a propriedade da casa é a doação. Sendo uma doação de pais para filhos, estará apenas sujeita ao pagamento de imposto de selo à taxa de 0,8%. Não estará sujeita a IMT uma vez que este apenas incide sobre as transmissões onerosas de imóveis. Como é filho único, à partida, não haverá qualquer outro entrave...

Obrigado pela ajuda. Só para clarificar, esse imposto de selo refere-se a 0,8% do valor da casa nas finanças? Por exemplo, se as finanças avaliarem o imóvel em 100.000€ será um imposto de 800€?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Gecko disse:

Obrigado pela ajuda. Só para clarificar, esse imposto de selo refere-se a 0,8% do valor da casa nas finanças? Por exemplo, se as finanças avaliarem o imóvel em 100.000€ será um imposto de 800€?

Sim

Já agora, e voltando à questão inicial, a simples propriedade da casa pode servir como garantia para o empréstimo de outra casa. Tudo vai depender daquilo que o banco estiver disposto a aceitar. Consulte vários bancos para ver que condições aceitam e, já agora, que condições lhe propõem para o empréstimo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 7 months later...
    A 27/03/2018 às 10:28, Gecko disse:

Obrigado, era mesmo isso que queria saber!

Cumprimentos

Boas Gecko, alguma novidade sobre o seu objectivo?
    Pergunto pois encontro-me numa situação muito semelhante à sua, e tenho um objectivo equivalente.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    A 22/11/2018 às 07:44, RFLS disse:

Boas Gecko, alguma novidade sobre o seu objectivo?
    Pergunto pois encontro-me numa situação muito semelhante à sua, e tenho um objectivo equivalente.

Obrigado

Bom dia!

Infelizmente ainda não. A casa está alugada e andamos há quase um ano a tentar despejar a inquilina por falta de pagamento de rendas. Para não causar mais confusão no meio do processo por enquanto ainda está tudo na mesma...

Boa sorte!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites