Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Gecko

Transferência de casa de mãe para filho

Recommended Posts

Gecko

Bom dia a todos/as,

A minha mãe (filha única) herdou há uns anos um apartamento que era do meu avô. O apartamento tem estado alugado e agora que os inquilinos vão sair temos pensado em passar a casa para o meu nome (que também sou filho único). O principal motivo por detrás desta decisão é que eu tenho pensado em comprar outro imóvel para investimento e pensei que ao ter essa casa em meu nome, já paga e a render, seria mais fácil conseguir outro empréstimo ou um empréstimo maior uma vez que representa património e uma fonte de rendimento adicional.

Assim as minhas questões são:

1) O meu pensamento está correto? Ter essa casa e um contrato de arrendamento na ordem dos 500€ mensais em que sou senhorio iria facilitar a obtenção de um crédito? Os meus outros rendimentos provêm de trabalho a recibos verdes (500€ a 600€/mês) e se tudo correr bem irei ganhar uma bolsa de investigação na ordem dos 980€/mês durante os próximos 4 anos.

2) Se realmente valer a pena avançar qual é a melhor forma de transferir a propriedade da casa de forma a que não pague impostos desnecessários?

Obrigado desde já!

Guest PJA

Regra geral os bancos pedem a declaração de IRS do ano anterior. Isso significa que esse rendimento, mesmo que começasse agora, só iria aparecer na declaração de IRS a submeter no próximo ano e só nessa altura é que ia entrar nas contas que os bancos fazem para avaliar taxas de esforço e afins. Por esse mesmo motivo, a bolsa de investigação tipicamente não entra nessas contas. Até porque dificilmente se pode considerar um rendimento a longo prazo...

A melhor forma para transferir a propriedade da casa é a doação. Sendo uma doação de pais para filhos, estará apenas sujeita ao pagamento de imposto de selo à taxa de 0,8%. Não estará sujeita a IMT uma vez que este apenas incide sobre as transmissões onerosas de imóveis. Como é filho único, à partida, não haverá qualquer outro entrave...

Gecko
    A 23/02/2018 às 13:20, Visitante PJA disse:

Regra geral os bancos pedem a declaração de IRS do ano anterior. Isso significa que esse rendimento, mesmo que começasse agora, só iria aparecer na declaração de IRS a submeter no próximo ano e só nessa altura é que ia entrar nas contas que os bancos fazem para avaliar taxas de esforço e afins. Por esse mesmo motivo, a bolsa de investigação tipicamente não entra nessas contas. Até porque dificilmente se pode considerar um rendimento a longo prazo...

A melhor forma para transferir a propriedade da casa é a doação. Sendo uma doação de pais para filhos, estará apenas sujeita ao pagamento de imposto de selo à taxa de 0,8%. Não estará sujeita a IMT uma vez que este apenas incide sobre as transmissões onerosas de imóveis. Como é filho único, à partida, não haverá qualquer outro entrave...

Obrigado pela ajuda. Só para clarificar, esse imposto de selo refere-se a 0,8% do valor da casa nas finanças? Por exemplo, se as finanças avaliarem o imóvel em 100.000€ será um imposto de 800€?

Guest PJA
    há 1 hora, Gecko disse:

Obrigado pela ajuda. Só para clarificar, esse imposto de selo refere-se a 0,8% do valor da casa nas finanças? Por exemplo, se as finanças avaliarem o imóvel em 100.000€ será um imposto de 800€?

Sim

Já agora, e voltando à questão inicial, a simples propriedade da casa pode servir como garantia para o empréstimo de outra casa. Tudo vai depender daquilo que o banco estiver disposto a aceitar. Consulte vários bancos para ver que condições aceitam e, já agora, que condições lhe propõem para o empréstimo...

RFLS
    A 27/03/2018 às 10:28, Gecko disse:

Obrigado, era mesmo isso que queria saber!

Cumprimentos

Boas Gecko, alguma novidade sobre o seu objectivo?
    Pergunto pois encontro-me numa situação muito semelhante à sua, e tenho um objectivo equivalente.

Obrigado

Gecko
    A 22/11/2018 às 07:44, RFLS disse:

Boas Gecko, alguma novidade sobre o seu objectivo?
    Pergunto pois encontro-me numa situação muito semelhante à sua, e tenho um objectivo equivalente.

Obrigado

Bom dia!

Infelizmente ainda não. A casa está alugada e andamos há quase um ano a tentar despejar a inquilina por falta de pagamento de rendas. Para não causar mais confusão no meio do processo por enquanto ainda está tudo na mesma...

Boa sorte!

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa