Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Venda imóvel - Anexo G1- Isenção / Doação

Visitante Ana Costa

Recommended Posts

Visitante Ana Costa

Boa tarde,

Tenho uma dúvida em relação à venda de um imóvel do qual sou proprietária, na qual espero me possam ajudar.

Estou a pensar vender um imóvel para fins habitacionais que meus pais adquiriram antes de 1989, o qual me foi doado em 2004.

Desde de 1989, resido habitualmente no estrangeiro. Tenho num entanto uma residência fiscal em Portugal, noutra morada (a casa dos meus pais). Meu pai declarou todos estes anos o meu IRS em meu nome, quando o imóvel estava arrendado em meu nome.

Eis agora a questão que mesmo com muitas pesquisas online ainda não consegui escarecer sem ficar em dúvida: A doação por mim juridicamente aceite em 2004, pode ser considerada como uma nova aquisição do imóvel?

Na minha opinião, como o apartamento foi adquirido antes de 1989, em termos de IRS no caso da venda beneficio da isenção de impostos sobre mais-valias, e devo preencher o anexo G1.

Agradeço desde já os vossos esclarecimentos

Ana Costa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Visitante Ana Costa disse:

Eis agora a questão que mesmo com muitas pesquisas online ainda não consegui escarecer sem ficar em dúvida: A doação por mim juridicamente aceite em 2004, pode ser considerada como uma nova aquisição do imóvel?

Sim, foi a uma aquisição a título gratuito, pelo que subsequentes transmissões são enquadradas como mais-valias "normais".

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...