Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recebi dinheiro por um trabalho, sem passar factura, quando era menor. Que problemas posso ter?

Visitante gajoanonimo

Recommended Posts

Visitante gajoanonimo

Olá,

Quando eu era menor (17 anos), fiz uns trabalhos relacionados com multimédia para um homem dono de uma empresa, que me pagou - se não estou em erro - uns 100€ directamente da empresa dele, sem que eu pudesse emitir qualquer factura. Ele sabia da situação, pediu-me apenas para assinar um papel que me dissesse que estava a receber aquele dinheiro.

Assinei o papel e recebi, pois estava a necesitar desse dinheiro e eram uns biscates que eu fazia, sem saber sequer as implicações que poderia ter.

Agora o homem ameaça-me constantemente com o advogado tentando que eu continue a trabalhar com ele, quando eu já lhe deixei de fazer trabalhos.

Que problemas poderão resultar daqui? É possível que ele em tribunal (que acho ser a ideia dele) consiga defender alguma coisa? A questão de ser menor e não compreender como as coisas se processavam invalida tudo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante gajoanonimo

Ameaça dizendo que vai levar isto para o advogado da empresa para que ele resolva a situação, isto tudo porque me quer forçar a trabalhar para ele. Coisa que não tenciono nunca mais. Não tem argumentos válidos. Se eu lhe digo que não quero saber mais nada dele e da empresa dele, ele simplesmente diz que vou ter de falar com o advogado para resolver a questão.

Ainda não sei se ele está a fazer bluff ou se está a falar a sério. Mas sinto que está a falar a sério.

Já não foi a primeira vez que me fez estas ameaças. Agora acho simplesmente ridículo pois já o tinha informado que não queria ter mais nada a ver com ele, e agora que precisa de mim, decide ameacar-me com o advogado porque eu lhe disse que não.

Como referi, não há qualquer contrato que eu tenha assinado. Pelo que ele não me pode obrigar a nada. A única coisa que ele possa ter contra mim é só um documento que diz que eu recebi uma quantia da empresa dele. Não existe mais nada.

Estou aqui a perguntar isto para saber com o que posso contar. Devo preocupar-me?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante gajoanonimo
    há 1 hora, ruicarlov disse:

A mim parece-me ridículo. Sem contrato de trabalho não me parece que ele possa exigir o que quer que seja. Ninguém é obrigado a trabalhar para ninguém. Quanto muito pode haver direito a indemnização quando há contrato de trabalho e há saída do trabalhador sem um pré-aviso de x dias.

Nesses moldes não me parece que isso tenha ponta por onde se lhe pegue.

Pois, era o que eu estava a pensar. Ele sem contrato não pode ter nada contra mim. Mesmo tendo aquela folha que eu assinei, só prova que ele também infringiu a lei e tirou dinheiro da empresa sem declarar. Ou seja pode correr mal também para o lado dele, certo?

Ficarei à espera para ver o que vai acontecer. Ele disse que até sexta feira o advogado dele entrava em contacto comigo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites