Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

  • Mais valias em anos diferentes venda de casa


    investidoramador

    Recommended Posts

    investidoramador

    Vou comprar este ano ( escritura a efectuar até 31 de DEZ) um imóvel para habitação permanente no valor de   100 que vou pagar a pronto pagamento usando  poupanças antigas.

    Para repor parte das poupanças, pretendo vender o imóvel onde resido por 80 o qual foi adquirido por 50 em 2005 e está avaliado (para efeitos de imi) em 50.  A venda deste imóvel poderá ocorrer depois da compra do novo, eventualmente em 2016.

    Sei que as mais valias da venda da antiga  podem ser isentas até 24 mês antes  da compra da nova mas não sei como isso se traduz na declaração de IRS do próximo ano.

    Caso1) Se conseguir vender e comprar tudo no mesmo ano: preencho o anexo G para 2015 e está feito. ( é mesmo assim?)

    Caso 2) Se só vender a antiga por exemplo em Janeiro 2016:tenho de declarar no Anexo G de 2015 ou  no de 2016?

    Caso 3) e se for depois, por exemplo em Novembro.  Já declaro só em 2016?

    Em resumo: posso fazer isso tudo via declaração ou devo antes ir a uma repartição de finanças para fazer o acerto?

    Obgd pelas vossa opiniões

     

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    É tudo feito via declaração de IRS (embora tenhas à mesma de ir às Finanças para registar a compra do imóvel, creio eu).

    O que se declara em IRS é a venda - na declaração relativa ao ano da venda tens de declarar a venda da habitação própria e permanente e deves logo declarar a intenção de reinvestir as mais valias na compra de outra habitação própria e permanente. Se a venda ocorrer ainda este ano, declaras tudo na declaração a entregar em 2016, relativa a este ano. Se a venda só ocorrer para o ano (ou seja, depois de 1 deJaneiro), declaras tudo na declaração referente ao ano da venda.

    Já agora, para referência, só terias de declarar tudo em duas declarações distintas se a compra fosse num ano posterior ao da venda. Aí declaravas a venda, com intenção de reinvestir em anos seguintes; e depois, na declaração referente ao ano da compra, é que se declarava o reinvestimento.

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Visitante
    Responder a este tópico

    ×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Criar Novo...