Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 2 horas, Diogobc disse:

@Edge Eu compreendo a tua vontade de também diversificar os intermediários. O problema é que, comparando com a Degiro, todas as opções são tão más que... Além disso se deixo 50% do portfolio para cash e depósitos a prazo ou certificados do tesouro, fico mais descansado pois estes 50% não estão na degiro naturalmente.

Obviamente, se tivesse 1 milhão, também o espalhava por vários intermediários :P

Hoje estive para reforçar o IWDA quando esteve a cair 0.55% mas entretanto adiei a decisão e voltou a subir...

Pois, mas os 20.000€ de "segurança" na Degiro é um valor muito baixo. Eu concordo que as outras opções existentes não são as melhores em termos de custos. (e se calhar também em segurança), mas durmo melhor à noite se tiver mais diversificação.

Por isso, a minha politica de investimento é essa.

Não sei se será o mais correcto, mas apliquei uma "regra". Na Degiro invisto apenas em ETF's com custos baixos e o mais diversificados possível, normalmente globais.

No Best irei apostar em FI's e serão "mais" específicos. 

A ideia é que se complementem!

Para além do rebalanceamento anual ou semestral, não irei "mexer" na carteira da Degiro. A não ser que algum dos activos tenha quedas realmente interessantes.

Por exemplo, com quedas de 5% ou mais irei ficar atento para um eventual reforço "fora de época" :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/04/2019 às 18:27, Edge disse:

Eu por acaso estou nessa situação.

Tenho 2 contas na Degiro! Já tinha uma conta basic anteriormente e quando decidi usar a Degiro para fazer a minha carteira de ETF's, criei outra conta, desta vez custody.

Na altura a ideia era fechar a conta basic, mas acabou por ficar e agora estou a utiliza-la para as poupanças dos meus rebentos!

Tudo é igual, apenas criei um novo nome de login.

A única "dificuldade" é que cada vez que carrego fundos para uma das contas, faço questão de enviar um email a informar para qual é!

Isto porque na primeira vez que carreguei a segunda conta, eles ficaram "confusos" porque o dinheiro provinha da mesma conta bancária! Mas com o email, nunca mais tive problemas

Boas,

Envias o email antes de fazeres a transferência, certo? Indicas o valor que vais transacionar? Que info lá colocas?

Cumpts

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal.

Este post de etf's já vai gigante e cheio de informação. 

Eu ate agora tenho colocado dinheiro no ETFMATIC (ha uma thread no forum sobre o tema) mas gostaria de começar a colocar algum dinheiro fora, na Degiro.

Antes de comprar qualquer coisa gostaria de vos perguntar o seguinte:

1. ETF de acumulação os distribuição: 

Estive a comparar no justetf e vejo que para o mesmo fundo com politicas de distribuição de rendimento diferente o lucro é quase o mesmo, alias, o de distribuição tem um pouco mais.

Sendo assim qual a vantagem de comprar um de Acc vs Dist? Os ganhos com os dividendos já estão incluidos no lucro do Acc ?

image.thumb.png.05b950952b7b7d81395ec49cf69d8953.png

2. Na Degiro temos o mesmo fundo em diversas bolsas diferentes. Podemos comprar em qualquer uma ou escolher uma apenas e comprar ai todos os ETF's?

Editado por cibernauta
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, cibernauta disse:

1. ETF de acumulação os distribuição: 

Estive a comprar no justetf e vejo que para o mesmo fundo com politicas de distribuição de rendimento diferente o lucro é quase o mesmo, alias, o de distribuição tem um pouco mais.Sendo assim qual a vantagem de comprar um de Acc vs Dist? Os ganhos com os dividendos já estão incluidos no lucro do Acc ?

2. Na Degiro temos o mesmo fundo em diversas bolsas diferentes. Podemos comprar em qualquer uma ou escolher uma apenas e comprar ai todos os ETF's?

1. Nos ETF de distribução recebe os dividendos. Cada vez que receber os dividendos tem de pagar o imposto de rendimentos de capitais (28%). Na conta custody da Degiro ainda lhe cobram uma taxa sobre os dividendos recebidos. Se quiser re-investir os dividendos já tem menor valor, uma vez que pagou o imposto, e tem de ter o valor para comprar pelo menos 1 ETF. Se os dividendos forem 2% tem de ter 50 ETF para que o valor dos dividendos lhe permitam comprar 1 ETF (sem contar com o imposto).

Nos ETF de acumulação os dividendos não são distribuídos, e não tem de pagar o imposto. Só paga o imposto quando vender o ETF.

No caso de acumulação, uma vez que os dividendos também são capitalizados, a longo prazo o rendimento é maior. Nesse caso desse ETF há-se haver uma explicação mas só estudando os 2 ETF.

Sobre o re-investimento dos dividendos sugiro a leitura de "Reinvest Dividends: Accelerate Growth", um dos muitos artigos sobre o assunto, ou  "Why You Should Always Reinvest Your Dividends".

2. Pode comprar na bolsa que quiser. A Degiro cobra uma taxa, uma vez por ano, por cada bolsa diferente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, pfonseca disse:

1. Nos ETF de distribução recebe os dividendos. Cada vez que receber os dividendos tem de pagar o imposto de rendimentos de capitais (28%). Na conta custody da Degiro ainda lhe cobram uma taxa sobre os dividendos recebidos. Se quiser re-investir os dividendos já tem menor valor, uma vez que pagou o imposto, e tem de ter o valor para comprar pelo menos 1 ETF. Se os dividendos forem 2% tem de ter 50 ETF para que o valor dos dividendos lhe permitam comprar 1 ETF (sem contar com o imposto).

Nos ETF de acumulação os dividendos não são distribuídos, e não tem de pagar o imposto. Só paga o imposto quando vender o ETF.

No caso de acumulação, uma vez que os dividendos também são capitalizados, a longo prazo o rendimento é maior. Nesse caso desse ETF há-se haver uma explicação mas só estudando os 2 ETF.

Sobre o re-investimento dos dividendos sugiro a leitura de "Reinvest Dividends: Accelerate Growth", um dos muitos artigos sobre o assunto, ou  "Why You Should Always Reinvest Your Dividends".

2. Pode comprar na bolsa que quiser. A Degiro cobra uma taxa, uma vez por ano, por cada bolsa diferente.

Aproveito para colocar uma questão, tenho um etf de distribuição, e em 2018 obtive um dividendo, e pelo que vejo no extrato anual na Degiro, não foi deduzido de qualquer retenção de imposto...

Como vejo isso? e como declaro na minha declaração de IRS?

Obrigado desde já pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Blackpen disse:

Boas,

Importaste de divulgar qual?

Cumpts

É o Amundi ETF FTSE EPRA NAREIT Global UCITS ETF DR 

IE00BKM4GZ66

há 18 horas, Blackpen disse:

Boas,

Envias o email antes de fazeres a transferência, certo? Indicas o valor que vais transacionar? Que info lá colocas?

Cumpts

Não. Tenho feito a transferência e logo após dar a ordem ao banco, envio um email para a Degiro apenas a informar para qual nome de utilizador é e com o valor. Nada mais

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, smachado disse:

Aproveito para colocar uma questão, tenho um etf de distribuição, e em 2018 obtive um dividendo, e pelo que vejo no extrato anual na Degiro, não foi deduzido de qualquer retenção de imposto....

A Degiro não faz nenhuma retenção do imposto sobre os dividendos. É necessário declarar no IRS. Eu não sei dizer os detalhes, mas neste tópico isso já foi falado diversas vezes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, pfonseca disse:

A Degiro não faz nenhuma retenção do imposto sobre os dividendos. É necessário declarar no IRS. Eu não sei dizer os detalhes, mas neste tópico isso já foi falado diversas vezes.

Já andei aqui a procurar mas ninguém explicou propriamente como era no caso da Degiro, já sei que a partida é no Anexo J - no campo: Dividendos ou lucros – sem retenção em Portugal, no entanto, qual será o país de origem, deverá ser Holanda que é quem serve de intermediário e me entregou o valor? 

No entanto não tem de se meter o NIF deles em algum lugar?

É que o valor em si, nem chega a 20 euros, mas pronto mais vale declarar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Para quem tem algum (muito) estômago para correr riscos e gosta de analisar carteiras alternativas (e eventualmente teoria mais financeira), andei a fazer umas análises a possíveis carteiras com ETFs alavancados, com base numa valiosa discussão que encontrei no fórum dos Boggleheads (https://www.bogleheads.org/forum/viewtopic.php?f=10&t=272007&p=4497695#p4497695)

Podem encontrar no seguinte link o reporte retirado do site Portfolio Visualizer (tive de carregar manualmente a informação para o site): https://ufile.io/3tbf1763 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    A 12/04/2019 às 15:02, pfonseca disse:

Mas já li que em acções portuguesas faz a retenção dos 28% também... até houve o tal problema de estarem a reter 35% em vez de 28%... ou estou errado?

Editado por Investidor Falhado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/04/2019 às 17:14, Diogobc disse:

Em todos os dividendos que recebi, todos de empresas americanas, a Degiro faz a retenção do imposto no país de origem. Fez os 15% devidos aos EUA. Os devidos ao estado português é que não foram retidos.

Mas já li que em acções portuguesas faz a retenção dos 28% também... até houve o tal problema de estarem a reter 35% em vez de 28%... ou estou errado?

Sim, no caso retenção de 15% dos EUA continua a ser necessário declarar os valor dos dividendos. As acções portuguesas parecem ser uma exepção. Ainda não li que o problema dos 35% tivesse sido resolvido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Zekinha
    Mouro Emprestado
    há 23 horas, Visitante Zekinha disse:

Data mining.

Experimenta esse portfolio nos últimos 10 anos. Ou 5 anos. E de preferência com obrigações europeias.

Para além disso, enquanto que as Treasuries Americanos ainda têm margem para descer (2,5%-3%), as europeias estão próximas de 0%. Apostar 2 terços da carteira num activo cujo longo-prazo tem um retorno esperado nulo não me parece lá muito correcto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/04/2019 às 18:27, Edge disse:

Na altura a ideia era fechar a conta basic, mas acabou por ficar e agora estou a utiliza-la para as poupanças dos meus rebentos!

Pois.. isto a mim interessa-me bastante, pois quero investir as poupanças da herdeira :)

Alguém sugere algo para esta linha de pensamento, para um prazo relativamente longo?

Obrigado,

Zorza

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, bitcoinPRO disse:

Boa tarde,

Ja estou a lucrar algum este ano no SP500 e pretendo vender. Se vender a massa toda com o lucro para voltar a reinvestir mais tarde este ano tenho de pagar IRS na mesma?

O que interessa é o apuramento total do ano.

Podes até ter mais-valia numa operação e no saldo final do ano acabar com menos-valias

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico