Ir para o conteúdo
Eliasg

Tributação dos dividendos estrangeiros

Recommended Posts

Eliasg

Bom dia,

No Guia Fiscal 2015 do Banco Best que está em

https://www.bancobest.pt/enu/bestsite/best_docs/Best_Guia_fiscal.pdf

pode ler-se o seguinte:

Se o titular, atendendo à sua concreta situação tributária, optar pelo englobamento deste rendimento na sua Declaração de Rendimentos apenas será considerado 50% do montante dos dividendos distribuídos ou colocados à sua disposição, se a sociedade que distribui os dividendos for residente num Estado-Membro da União Europeia e se preencher os requisitos e as condições estabelecidos na legislação comunitária aplicável.

No entanto, na aplicação das Finanças para entrega do IRS, na ajuda sobre o anexo E e mais concretamente sobre os dividendos diz o seguinte:

E1:

- Lucros e adiantamentos por conta de lucros devidos por entidades residentes (inclui dividendos);

- Rendimentos resultantes de partilha qualificado como rendimento de capitais;

- Amortização de partes sociais sem redução de capital;

- Rendimentos que o associado aufira da associação à quota e da associação em participação.

Estes rendimentos são considerados em 50% do seu valor ilíquido se a entidade devedora dos rendimentos tiver a sua sede ou direção efetiva em território português, for sujeita e não isenta de IRC e os respetivos beneficiários residirem neste território, nos termos do art. 40º-A do CIRS.

Ou seja, sugere-se que a opção dos 50% apenas se aplica a empresa portuguesas e não de outros países da UE.

Para tirar as dúvidas, fui ver o que diz o dito artigo 40-A, que consultei aqui:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs44.htm

Artigo 40.º-A

Dupla tributação económica

1 - Os lucros devidos por pessoas coletivas sujeitas e não isentas do IRC são, no caso de opção pelo englobamento, considerados em apenas 50 % do seu valor.(Redacção da Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro)

2 - O disposto no número anterior é aplicável se a entidade devedora dos lucros ou que é liquidada tiver a sua sede ou direcção efectiva em território português e os respectivos beneficiários residirem neste território.

(Redacção dada pela Lei n.º 55-B/2004, de 30 de Dezembro )

3 - Aplica-se o disposto no n.º 1, nas condições do número anterior e com as necessárias adaptações, relativamente aos rendimentos que o associado aufira da associação à quota e da associação em participação, tendo os rendimentos distribuídos sido efectivamente tributados, bem como o valor atribuído aos associados na amortização de partes sociais sem redução de capital.

4 - O disposto no n.º 1 é igualmente aplicável aos lucros distribuídos por entidade residente noutro Estado membro da União Europeia que preencha os requisitos e condições estabelecidos no artigo 2.º da Directiva n.º 90/435/CEE, de 23 de Julho.

(Redacção dada pela Lei n.º 55-B/2004, de 30 de Dezembro)

5 - Para efeitos do disposto no número anterior, o sujeito passivo deve dispor de prova de que a entidade cumpre os requisitos e condições estabelecidos no artigo 2.º da Directiva n.º 90/435/CEE, de 23 de Julho, efectuada através de declaração confirmada e autenticada pelas autoridades fiscais competentes do Estado membro da União Europeia de que é residente.

(Redacção dada pela Lei n.º 55-B/2004, de 30 de Dezembro )

A conclusão a que chego é a de que a informação que consta na aplicação para envio de IRS não está correcta.

No entanto não percebo muito bem o que é esta "prova" que consta no ponto 5 e onde pode ser obtida. As finanças não deveriam dispor de uma lista de referência de entidades que reúnem os ditos requisitos?

Grato desde já por qualquer ajuda.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Tendo em conta que estamos a falar de vários países onde a comunicação de informação nem sempre é ideal, seria muito complicado existir tal lista.

A respeito da tal prova, também não sei muito bem como obter.

Para os dividendos que recebi dos estados unidos através da IB, tenho um formulário preenchido do Departamento de Tesouraria a indicar o montante e retenções de impostos, para poder apresentar caso me seja pedido esse comprovativo das retenções de imposto.

Mas para essa situação, tendo o BEST como intermediário, não sei se será assim tão fácil.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
zekinha

Tive rendimentos (dividendos e resgate) de EFTs e no caso do resgate dizem que tenho que declarar no anexo G. Não me deveria ter sido feita retenção já?

No caso dos dividendos as retenções (em Portugal e no estrangeiro) devo declarar no anexo J obrigatoriamente?

O guia fiscal descrimina entre o rendimentos resgate e mais valia. Qual a diferença?

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/Best_Guia_fiscal_2014.pdf

Obrigado.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Tive rendimentos (dividendos e resgate) de EFTs e no caso do resgate dizem que tenho que declarar no anexo G. Não me deveria ter sido feita retenção já?

No caso dos dividendos as retenções (em Portugal e no estrangeiro) devo declarar no anexo J obrigatoriamente?

O guia fiscal descrimina entre o rendimentos resgate e mais valia. Qual a diferença?

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/Best_Guia_fiscal_2014.pdf

Obrigado.

Aos resgates de ações e ETFs não é aplicado retenção na fonte. É por isso que é necessário declarar estes rendimentos no IRS. Agora haja consistência: se os dividendos dos ETFs estrangeiros são declarados no anexo J, então as mais-valias do resgate desses ETFs têm de ser no mesmo anexo. Anexo G é para mais-valias de ações nacionais. Muita gente usa também o anexo G para as internacionais, usando o NIF da corretora na declaração. Tem funcionado, mas não acho que seja a forma mais correta.

Já agora, a diferença entre o resgate e uma mais-valia é que quando há resgate (venda) de um fundo, ETF, ação, etc. há mais-valia se lucrámos com o negócio ou menos-valias quando temos prejuízo.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
zekinha

No guia Fiscal da Best é que refere que as dividendos, mais valias e resgates de um EFT tem retenção na fonte definitiva/taxa especial...

Eu tive a venda de EFTs e obtive juros desses mesmos EFTs. Na ajuda de preenchimento da declaração de IRS eles dizem para colocar a mais valia da venda no Anexo G com o NIF deles, mas os juros tem retenção em Portugal e no Estrangeiro, logo no Anexo J. Não sei é se o tenho que meter o Anexo J obrigatoriamente, mas também não sou prejudicado.

Noutro banco tenho fundos internacionais e foi-me descriminado as retenções feitas pelo que nesse caso também não tenho que declarar, certo? É que nas finanças aparece como tendo obtido rendimentos no estrangeiro.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Isso não faz sentido. Se dizem para por um NIF do banco e as mais-valias no anexo G, então os dividendos são do anexo E, mas não precisam de ser declarados á não ser que se opte pelo englobamento (pois já houve retenção em Portugal). Nesse caso, ignora-se a retenção que houve no estrangeiro (não a pode abater).

Se quer considerar os divendos no anexo J, para poder por a retenção no estrangeiro, então as mais-valias do ETF que deu origem a esses dividendos têm também de ser no anexo J. Se os dois tipos de rendimento vêm do mesmo ETF, não tem lógica um ser considerado rendimento vindo do estrangeiro e o outro não.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
zekinha

Obrigado desde já ás respostas ás minhas questões.

Eu compreendo e concordo com o que dizes, mas tambem não quero que a informação que o banco deu ás Finanças seja diferente da minha, pois aí dá divergência e nunca mais se resolve e eles nunca vão alterar nada de certeza.

No caso de fundos estrangeiros não tenho nada a declarar certo? Já me foi feita a retenção, segundo documento do banco.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa