Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS - Anexo H

Guest Mafalda Maques

Recommended Posts

Guest Mafalda Maques

Boa tarde,

Não sei que estou no forum certo, mas vou expor a minha duvida.

Comprei casa em 2005 mas em 2021 mudei de banco e a casa também foi para esse banco.

A minha questão: Posso por a casa no anexo H para os juros, visto a mesma ser de 2005, ou o facto de ter mudado de banco a casa passa a ter data de 2021 e á não posso por no IRS.

Obrigada

• 2 weeks later...
    IMPOSTOS4U
    A 03/04/2024 às 12:59, Visitante Mafalda Maques disse:

Boa tarde,

Não sei que estou no forum certo, mas vou expor a minha duvida.

Comprei casa em 2005 mas em 2021 mudei de banco e a casa também foi para esse banco.

A minha questão: Posso por a casa no anexo H para os juros, visto a mesma ser de 2005, ou o facto de ter mudado de banco a casa passa a ter data de 2021 e á não posso por no IRS.

Obrigada

De acordo com o estabelecido no artigo 78.º-E do Código do IRS, à coleta do IRS é dedutível um montante correspondente a 15% do valor suportado por qualquer membro do agregado familiar, designadamente, com juros de dívidas, por contratos celebrados até 31 de dezembro de 2011, contraídas com a aquisição, construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente ou para arrendamento para habitação permanente do arrendatário, até ao limite de € 296;

Ao verificar-se, uma transferência do crédito à habitação, para uma outra entidade bancária, houve uma celebração de um novo contrato de crédito, não beneficiando dessa dedução, uma vez que o mesmo ocorrendo em 2021 é posterior ao legalmente estabelecido para o efeito. 😉

IMPOSTOS4U